quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Nem o papa está acima da lei dos homens: a Justiça


O Papa é Culpado?, do jurista britânico Geoffrey Robertson, foi lançado em 2011. Para quem não leu, a obra já anunciava o que poderia vir a acontecer: a omissão nos casos de abusos e a posterior renúncia de Bento 16.
Pode parecer pretensioso dizer isso, mas a obra, escrita por um jurista, expunha algo que poucos pensavam: nem mesmo o mais alto representante da Igreja Católica – no caso o papa – está acima da lei.
Agora, após a renúncia de Bento 16, a obra de Robertson volta como grande referência de leitura. Com a saída do papa da liderança máxima da Igreja Católica, os casos de violações de direitos humanos, acobertados pelo Vaticano durante décadas (ou séculos), ressurgem como assunto recorrente na mídia.
No último fim de semana, o jornal Observer revelou que três sacerdotes e um ex-padre - da diocese de St. Andrews, em Edimburgo – fizeram queixas ao Vaticano alegando que, quando eram seminaristas, foram molestados pelo cardeal Keith O’Brien – homem mais importante da Igreja Católica na Grã-Bretanha. Os quatro dizem que O’Brien teve relações “inapropriadas” com eles quando era responsável por uma diocese há cerca de 30 anos.
Na Páscoa de 2010 – no momento em que era esperado que o papa Bento 16 comentasse (embora não o tenha feito) a crise na Igreja Católica causada pelas revelações no mundo todo sobre abusos sexuais cometidos por padres - Robertson escreveu um texto não muito longo que foi publicado nos jornais The Guardian e Daily Beast.
O jurista  argumentou que os casos de estupro e assédio sexual cometidos por padres contra crianças, de forma ampla e sistemática, poderiam ser configurados como crimes contra a humanidade, e que o líder de qualquer organização que proteja seus membros criminosos da justiça poderia ser responsabilizado em um júri internacional.
Antes da publicação do artigo, o próprio Robertson dizia acreditar que suas palavras passariam despercebidas e que logo cairiam no esquecimento. Mas um ousado subeditor decidiu publicar seu texto com a manchete Colocando o Papa na Mira. Foi uma ideia corajosa que transformou imediatamente o artigo em notícia internacional. E de notícia internacional, ele acabou virando este livro.
Outra dica de leitura: Livro Revela Cartas Secretas de Bento 16
(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)
o papa e culpado a responsabilidade do vaticano por violacoes de direitos humanos geoffrey robertson 450 Nem o papa está acima da lei dos homens: a Justiça
O Papa é Culpado – A Responsabilidade do Vaticano por violações de Direitos Humanos

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro