sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI transfere subsecretário de Estado do Vaticano

Papa Bento XVI transfere subsecretário de Estado do Vaticano

 
Redação Horizonte MS/Foto: Divulgação
O Papa Bento XVI transferiu o subsecretário de Estado do Vaticano, o monsenhor Ettore Balestrero, para a Colômbia. A transferência ocorre em meio a especulações envolvendo um dossiê do Vaticano, o qual seu nome é relacionado pela imprensa italiana por problemas financeiros da igreja.
 
De acordo com jornais italianos, que vem trazendo reportagens sobre o suposto conteúdo de um dossiê, Ballestrero é citado como braço direito do cardeal Tarciso Bertone e um dos responsáveis pela não transparência do banco Vaticano, o “Istituto per le Opere di Religione” (IOR), que foi alvo de investigação por lavagem de dinheiro, em 2010.
 
Em contra partida, o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, afirmou nesta sexta-feira (22) que essa transferência já vinha sendo estudada há meses, e que se trata de uma promoção, sem qualquer vinculo com o dossiê, que o Vaticano nega.
 
Segundo a imprensa internacional, o anuncio do afastamento de Ballestrero foi uma surpresa, porém não há como precisar se realmente houve influencia dos jornais.  O Papa Bento XVI o nomeou como embaixador, ou núncio apostólico, para a Colômbia.
 
Ettore Balestrero era subsecretário do Ministério de Relações Exteriores do Vaticano, desde 2009, e tinha como uma de suas funções, participar dos esforços para manter o Estado na lista dos países financeiramente transparentes.
 
A imprensa italiana especula sobre um suposto dossiê que teria sido preparado por três cardeais após investigações sobre as origens dos vazamentos de documentos secretos do Vaticano, que ficou conhecido como VatiLeaks. O Papa teria recebido o documento em dezembro, e seu conteúdo teria sido um fator na sua decisão de renunciar, anunciada em 11 de fevereiro pelo pontífice.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro