Declaração faz referência a decisão do juiz federal norte-americano Thomas Griesa que cobra o pagamento de US$ 1,3 bilhão para fundos abutres
Estado de Minas
Presidente da Argentina está no Brasil para a 6ª Reunião de Cúpula do Brics, em Brasília |
Em Brasília para a 6ª Reunião de Cúpula do Brics, a presidente da Argentina Cristina Kirchner pediu nesta quarta-feira o fim da pilhagem internacional das economias em desenvolvimentos. "Acreditamos em uma pátria grande e que é preciso acabar com esse tipo de pilhagem internacional em matéria financeira, que hoje estão querendo fazer contra a Argentina e também vão tentar levar adiante contra outros países”, alegou.
Saiba mais...
Reunião do Brics com Unasul marca um novo tempo, diz Nicolás Maduro
Brics não abrirão mão de instituições como FMI
Banco muda condições de financiamento do Brics
Países do Brics defendem mudanças no Fundo Monetário Internacional
Argentina tem nova reunião com mediador de negociação da dívida
Presidente argentina defenderá banco de desenvolvimento do Brics
Entenda o caso Argentina e os fundos especulativos
Kirchner participa nesta quarta-feira da reunião entre o países-membros do Brics e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).A presidente argentina comemorou a criação do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics e de um fundo de reservas criado para o bloco. "[É importante] que surjam cada vez mais instituições que questionem o funcionamento de organismos multilaterais que, em vez de dar soluções, não fazem mais do que complicar a vida dos povos”, destacou.
Embora a nova entidade não vá contemplar de imediato as demandas de empréstimos e investimentos nos demais países da Unasul, a decisão pode ter reflexos nos países vizinhos aos integrantes do Brics. O novo fundo também cria uma nova possibilidade de fonte de recursos para governos de países em crescimento, que estão muitas vezes submetidos a exigências de mudanças estruturais de suas economias, além de pressionar por mudanças no funcionamento do FMI e no Banco Mundial.
Com agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário