Ministro da Justiça diz que governo federal está à disposição do DF
Valter Campanato/ABr
Ele explicou que está em contato com o GDF (Governo do Distrito Federal) e que tropas da Força Nacional podem ser usadas se for necessário.
— Nós temos dialogado muito com o governo do Distrito Federal e se nos for feita uma solicitação de auxílio, dentro das nossas possibilidades, ela está, obviamente, deferida.
Leia mais notícias no R7 DF
Amigos e familiares de jovem assassinado marcam protesto contra a violência no DF
Dados da Secretaria de Segurança Pública do DF informam que, do dia 1º até o dia 30 de janeiro, foram registrados 68 homicídios - 19 a mais do que em janeiro do ano passado.
Na média, são mais de duas mortes violentas por dia. Houve um aumento de 38,7% de homicídios no mês de janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2013.
Operação Tartaruga
Policiais militares do DF iniciaram, em outubro de 2013, uma operação para pressionar o governo a dar reajuste salarial, reestruturação da carreira e pagamento de benefícios a PMs em atividade e reformados.
O movimento, chamado de “Operação Tartaruga”, consiste em diminuir a resposta a situações de crime e violência e tem sido apontado com o motivo para os números crescentes de crimes no DF.
Nesta sexta-feira, o MPDF (Ministério Público do Distrito Federal) ajuizou uma ação pedindo que os polícias retomem a regularidades das atividades imediatamente e solicitando que o movimento seja considerado ilegal.
Já o governador do DF, Agnelo Queiroz, prometeu garantir a segurança da população, alegando que se trata de um movimento político.
Nenhum comentário:
Postar um comentário