quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Morte de Jorge Selarón na Lapa causa comoção nas redes sociais


Rio -  A morte de Jorge Selarón agita as redes sociais na manhã desta quinta-feira e até entrou no "trending topics", a lista dos assuntos mais comentados do Twitter. O apresentador Marcelo Tas usou o microblog para lamentar a perda. "Selarón, artista chileno que ajudou a reinventar a Lapa, é assassinado. O Rio fica mais triste e injusto". Muitos internautas também se mostraram indignados. "Que tristeza, o grande artista da Lapa não merecia esse fim", escreveu @orfaodosindico no Twitter.
O pintor e ceramista Jorge Selarón, de 65 anos, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira na Lapa, na Região Central do Rio. De acordo com PMs, o corpo do artista chileno estava com marcas de queimaduras e foi achado na Escadaria do Convento de Santa Teresa, na Rua Manuel Carneiro. Segundo testemunhas, o corpo estava muito queimado e irreconhecível.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
A polícia isolou o local e a Divisão de Homicídios vai investigar o crime. Algumas velas foram acesas e colocadas por amigos próximas ao corpo. Ao lado da vítima foram encontrados uma lata de solvente de tinta e um isqueiro. O pintor estaria sendo ameaçado de morte por um ex-colaborador de seu atelier e chegou a registrar queixa contra o agressor na 7ª DP (Santa Teresa).
Vizinhos acreditam na possibilidade de suicídio. De acordo com eles, Selarón pediu, na noite de terça-feira, um remédio pois queria se matar por conta das ameaças que estaria sofrendo. Policiais disseram que não descartam nenhuma possibilidade.
Selarón é autor do mosaico de cores que transformou a Escadaria do Convento de Santa Teresa num grande ponto de visitação turística.
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
Cidadão honorário do Rio
O artista plástico chileno Jorge Selarón, radicado no Rio desde 1983, iniciou a restauração da escadaria em 1990. Com 215 degraus, todos revestidos com mosaicos de azulejos e cerâmicas coloridos, a escada é um dos principais pontos turísticos da cidade.
O local é frequentado por milhares de pessoas, principalmente nos fins de semana.
Em 2005, a Escadaria Selarón foi tombada pela prefeitura. No mesmo ano, Jorge Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio.
Selaron foi encontrado morto em seu atelier | Foto: Reprodução Internet
Selaron é encontrado morto na Lapa | Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro