sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ser professor é...


Ser professor é Ser humano, como outro qualquer, mas é ter a consciência de que se aprende e se ensina com os erros e acertos. O que remete aos versos de Fernando Pessoa: "Navegar é preciso. Viver, não".
Versos que muitos associam às vezes, equivocadamente, que é mais importante viajar do que viver, quando na verdade, o grande poeta português, em um criativo jogo de palavras, nos propõe é um desafio: "Devora-me, ou te decifro?"
Navegar é preciso, no sentido de precisão, por necessidade de instrumentos de orientação, como sextante, bússola, astrolábio, antigamente, e hoje, de sonar, GPS etc.
Por outro lado, viver não é preciso, no mesmo sentido, pois, mesmo que tenhamos toda a tecnologia a nosso favor, ela é incapaz de precisar com exatidão o que se passa em nossa alma e coração, quanto mais de nosso aluno. Por isso o diálogo é essencial.
Ser professor é unir a precisão dos equipamentos de orientação e suporte, como as TIC, mídias e redes sociais digitais, com o precisar, o necessitar de experiência de vida, conhecimento de causa, criatividade, originalidade, afeto, carinho, vocação, que nenhuma máquina, por mais precisa que seja, consegue superar a inventividade da alma humana.
Ser professor é ser humano, no sentido mais amplo, pois errar é humano, e aprender com o erro, mais ainda, se a "alma não for pequena", parafraseando novamente o Fernando, uma Pessoa singular, sempre falando no plural.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro