sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 DE SETEMBRO TAMBÉM É O "GRITO DOS EXCLUÍDOS"!


O que é o "GRITO DOS EXCLUÍDOS"?
O "Grito dos Excluídos" é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
* Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
* Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
* Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O "Grito" se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira.
 Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por todo o território nacional.
Por que o "GRITO" em 7 de setembro?
Desde 1995 foi escolhido o dia 7 de setembro para as manifestações do Grito dos Excluídos. A idéia era aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. 
A verdadeira independência passa pela soberania da nação.
 Um país soberano costura laços internacionais e implementa políticas públicas de forma autônoma e livre, não sob o constrangimento da dívida externa, por exemplo. 
Relações economicamente solidárias e justiça social são dois requisitos indispensáveis para uma verdadeira independência.
Nada melhor que o dia 7 de setembro para refletir sobre a soberania nacional. É esse o eixo central das mobilizações em torno do Grito. 
A proposta é trazer o povo das arquibancadas para a rua. Ao invés de um patriotismo passivo, que se limita a assistir o desfile de armas, soldados e escolares, o Grito propõe um patriotismo ativo, disposto a pôr a nu os problemas do país e debater seriamente seu destino. 
É um momento oportuno para o exercício da verdadeira cidadania.
O "GRITO DOS EXCLUIDOS" de 2012 
Neste ano o "Grito" coloca o Estado na questão central: "Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população!”.
 O tema implica em dizer que a relação entre estado e população deve ser mais saudável e deve haver também mais crítica.
A iniciativa deu origem a um processo que envolve o antes, o durante e o depois do dia da Independência, quando acontecem diversas manifestações.
Outro fato relevante este ano é que o tema do Grito se conjuga igualmente com o tema da 5ª Semana Social Brasileira, prevista para acontecer em maio de 2013, mas que já mobiliza ações em vários estados do país, com o tema "Estado para quê e para quem?”. 
(Açailândia, em Dias da Pátria passados, teve seus "Grito dos Excluídos"...)
(Com informações 'União pela Moradia Popular" e "www.unmp.org.br" )

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro