terça-feira, 18 de outubro de 2011

País faz pouco caso à educação e professores continuam em greve território afora

Professores em greve e alunos ocupam reitoria do Ifes, em Vitória

Greve dos professores já dura mais de 70 dias.
Alunos e professores dormiram na reitoria na noite de segunda (17).

Do G1 ES
Ocupação em reitoria do Ifes, Vitória (Foto: Miguel Carvalho / VC NO ESTV )Ocupação em reitoria do Ifes, Vitória
(Foto: Miguel Carvalho / VC NO ESTV )
Cerca de 40 estudantes e professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) ocupam o prédio da reitoria do colégio, em Santa Lúcia, Vitória, desde a noite desta segunda-feira (17). O protesto começou na noite desta segunda-feira (17) e alguns professores e alunos dormiram em barracas no local. O Ifes informou que houve depredação do patrimônio público durante a ocupação. O corpo docente da instituição está em greve há mais de 70 dias.
Segundo o coordenador do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Reginaldo Flecha Nunes, a ocupação não tem data definida para acabar.
"Estamos seguindo uma orientação nacional do sindicato para pressionar o governo a atender as nossas reivindicações. Nesta noite, seis professores dormiram na sede da reitoria em barracas, junto com os alunos. Ao longo do protesto, vamos fazer uma avaliação para ver se a estratégia de ocupação vai dar resultado", diz o coordenador.
Além dos seis professores que passaram a noite na reitoria, mais sete alunos, que apóiam as reivindicações dos professores também dormiram no local. "Sete alunos dormiram na reitoria esta noite, e muitos outros chegaram ao longo do dia. A intenção é da ocupação durar até sexta-feira ou até o reitor nos atender", conta o representante estudantil e organizador do evento nas redes sociais, Miguel Carvalho, estudante de Eletrotécnica.
Protesto de professores e alunos do Ifes em Vitória (Foto: Divulgação / Instituto Federal do Espírito Santo)

Outro lado
Por meio de nota, o Ifes informou que, na ocupação do prédio, houve depredação do patrimônio público, como a danificação de veículos oficiais que estavam no estacionamento da reitoria, e a obstrução da porta de entrada, com cadeados e correntes, impedindo a entrada e saída de servidores que optaram por não aderir ao movimento.
Protesto de professores e alunos do Ifes em Vitória (Foto: Divulgação / Instituto Federal do Espírito Santo)
O Ifes informou que vai buscar as providências cabíveis para a reintegração da posse e verificação dos danos causados ao patrimônio público. Quanto às negociações de greve com o governo, o Ifes comunicou que acompanha diariamente a situação com o Ministério da Educação.
Greve
Os servidores querem reajuste de 14,67%, adequação da carreira de servidores e melhores condições de trabalho. A greve do Ifes começou no dia 5 de agosto, no estado existem 17 campus, mas a maioria das atividades está paralisada.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro