Desde o último fim de semana moradores de quase todos os bairros de Parauapebas sentem na pele o descaso da concessionária de energia elétrica responsável pelo serviço no Pará, a CELPA. Constantes interrupções vêm sistematicamente ocorrendo em Parauapebas, o que acarreta uma avalanche de outros problemas, tais como a falta de internet e água, levando o parauapebense de volta à idade da pedra.
O Psol deu entrada no mês passado em um pedido de cancelamento da concessão outorgada à Celpa pelo governo do estado, justamente em virtude deste descaso e da teima em não investir para a melhoria dos serviços.
Em Parauapebas o Ministério Público entrou com ação na justiça cobrando da concessionária tais investimentos. O processo está tramitando na 4ª Vara da Comarca de Parauapebas sob o olhar atento do juiz Alexandre Hiroshi Arakaki. A Celpa foi intimada e compareceu as audiências preliminares onde obteve um prazo para cumprir cronograma de operações que vão, desde a simples troca de equipamentos até a construção de sub-estação. Audiências estão sendo marcadas periodicamente pelo juízo para que a Celpa apresente as ações cumpridas em cima do cronograma proposto. Dr. Arakaki já se manifestou no processo intimando a concessionária a pagar multa milionária caso esse cronograma não seja cumprido.
Tais ações, creio, devem trazer uma melhora significante nos serviços prestados pela Celpa em Parauapebas, ou, no mínimo, custar a ela alguns milhões de reais em multa, caso a qualidade do serviço não melhore. Vamos aguardar!