Problemas com celulares e computadores lideram reclamações no Procon-SP
A média de solução dos problemas envolvendo produtos de informática foi de 70%. A marca que mais apresentou reclamações, a Lenovo, respondeu a 61% das demandas dos consumidores
Problemas com produtos de informática e celulares são a maior causa das
reclamações recebidas pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor
de São Paulo (Procon-SP). Levantamento divulgado hoje (4) indica que, de
janeiro a junho, o órgão foi acionado 1,98 mil vezes por questões
envolvendo microcomputadores e outros produtos de informática. Os
aparelhos de celular vêm em seguida, com 1,87 mil reclamações no
período. Eletrodomésticos da linha branca geraram 1,37 mil registros e
televisores 762.
A média de solução dos problemas envolvendo produtos de informática foi
de 70%. A marca que mais apresentou reclamações, a Lenovo, respondeu a
61% das demandas dos consumidores. Os produtos da empresa geraram 829
reclamações.
Em relação aos aparelhos celulares, 84% dos problemas foram
solucionados. A Samsung liderou as reclamações, com 571 registros.
Porém, a empresa resolveu 95% das queixas. Em quinto lugar nas
reclamações sobre aparelhos de telefonia móvel, com 128 casos, a Lenovo
deu resposta satisfatória a 67% dos problemas.
Os aparelhos de celular registraram 1,87 mil reclamações (Foto: Divulgação)
Foram resolvidos 81% dos registros envolvendo eletrodomésticos da linha
branca. Com 335 casos, a Eletrolux liderou o ranking das reclamações. A
empresa solucionou satisfatoriamente 88% dos problemas apresentados por
seus produtos. Em quarto lugar, com 24 casos, a Esmaltec solucionou
apenas 35% das demandas.
A Lenovo também liderou as notificações sobre televisores (165 casos),
com solução para 60% dos pedidos. Em média, as empresas deram respostas
satisfatórias para 76% dos problemas envolvendo aparelhos de TV.
Por meio de nota, a empresa informou que está aumentando os
investimentos na área de atendimento ao consumidor. Entre as melhorias
implementadas, cita um moderno centro de reparos, localizado na fábrica
de Itu, no interior paulista. A instalação oferece uma avançada
estrutura de atendimento pós-venda das marcas Lenovo e CCE no Brasil.
Contactada pela reportagem, a Esmaltec não se posicionou sobre o levantamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário