Joaquim Barbosa critica sistema prisional do Amazonas
O ministro Joaquim Barbosa, que veio a Manaus para acompanhar o
terceiro mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça, disse que a
realidade do sistema prisional no Estado demanda “medidas urgentes”.
Segundo Barbosa, o Amazonas apresenta um percentual de 76% dos presos no sistema carcerário cujos casos ainda não foram julgados, sendo que a média nacional é de 42%. “Temos pontos em comum em quase todas as unidades. Quase sempre estão superlotadas, com a falta de assistência, principalmente na capital. Preocupa-nos a manutenção de presos nas delegacias de polícia do interior, com investigadores trabalhando como carcereiros”, disse.
Por outro lado, o ministro elogiou os trabalhos feitos no Projeto Reeducar, iniciativa de ressocialização de egressos do sistema prisional promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), mas voltou a falar da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, que funciona no Centro de Manaus.
O ministro Joaquim Barbosa ouviu do governador Omar Aziz que até o fim deste ano será entregue uma unidade prisional para mulheres e, no fim de 2014, um outro prédio para abrigar presos provisórios será construído, para que ocorra a desativação da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário