DIA MUNDIAL DO RÁDIO: MOBILIDADE É VANTAGEM NO UNIVERSO DIGITAL, DIZEM ESPECIALISTAS.
Treze de fevereiro foi o dia escolhido
pela Unesco para celebrar em todo o mundo o rádio, um meio de
comunicação de custo relativamente baixo que permite levar informação,
educação, cultura e diversão a um público amplo. E que não exige do
ouvinte um equipamento caro ou habilidades específicas para decodificar
as mensagens enviadas.
Com a
rápida expansão da Internet, houve quem anunciasse a morte iminente
desse veículo mais do que centenário. A previsão foi desmentida pelos
números. O organismo que mede a audiência das rádios na França registrou
um recorde histórico no número de ouvintes no país em 2012: 44,5
milhões de pessoas, contra 43 milhões em 2011. Isso em um país que conta
quase 67 milhões de habitantes.
Diretor
de novas mídias na televisão estatal francesa e professor de jornalismo
no Instituto de Estudos Políticos de Paris, Eric Scherer aponta neste
programa que o rádio tem duas características perfeitamente adaptadas ao
universo digital: a mobilidade e o fato de deixar as pessoas livres
para fazerem outras atividades enquanto ouvem.
Já
Thierry Lefebvre, professor da Universidade Paris Diderot e pesquisador
da história do rádio, pondera que o modelo de fluxo ininterrupto de
informações já não funciona e afirma que as rádios devem apostar nas
transmissões ao vivo e na interatividade.
Fonte: Fato em Foco
Foto: Reuters
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