quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ATENÇÃO: FUGIR DO LOCAL DO ACIDENTE É CRIME!

ATENÇÃO: FUGIR DO LOCAL DO ACIDENTE É CRIME!


Provocar um acidente de trânsito e fugir do local sem prestar socorro à vítima é uma prática comum que pode acarretar em abertura de inquérito policial por homicídio culposo, em caso de acidente com vítima fatal. Dados de 2011 do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) apontam que encabeçando a lista de fujões, estão os motoristas de automóveis, responsáveis por 984 das 2.171 evasões registradas em 2011. Em segundo lugar estão os motociclistas, com 561 fugas, seguidos pelos condutores de ônibus, com 116 debandadas. Em casos de acidentes de trânsito, a recomendação é acionar o Serviço de Levantamento de Acidentes de Trânsito (Selatran), por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop- 190).

ACIDENTE DE TRÂNSITO
O ideal é que os dois condutores envolvidos estejam presentes. “É feito um laudo de caráter informativo, que é levado em consideração pelo juiz e que é utilizado pelas partes para requerer os direitos”, informou Rodolfo Ferreira, coordenador de operações do Detran- PA. Para requerer o laudo, o motorista tem que desembolsar R$ 98,75. O documento é expedido em até 15 dias. Na impossibilidade da presença das partes, a evasão do condutor tem que ser relatada no Boletim de Ocorrência Policial. Em casos envolvendo vítima fatal, o delegado de polícia inicia os trâmites legais, como abrir inquérito para investigar o acusado, requerer o laudo do Selatran e do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves – Instituto Médico Legal (IML). “O condutor sofre as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, por deixar de prestar socorro à vítima quando possível.

A infração é considerada grave e acarreta multa de R$ 127 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, explica Ferreira. O inquérito policial por homicídio culposo é agravado pelo não socorro à vítima. “A penalidade por homicídio culposo é de dois a quatro anos, podendo ser acrescida em 1/3 ou metade pela omissão de socorro”, afirma o delegado Guilherme Tavares, diretor da Seccional Urbana de São Brás. A professora Tamy Sara Oliveira sabe bem o que é passar por uma situação assim. Ela que já foi por quatro vezes vítima de acidente envolvendo carros. “Eu vinha na minha preferencial na Doca quando um ônibus avançou o sinal. Ele pegou em cheio a lateral do meu carro e me arrastou por alguns metros e logo depois fugiu sem ao menos olhar para trás. Por conta disso, um outro ônibus acabou colidindo com o meu carro. Foi esse segundo motorista que me ajudou”, disse.

Tamy que estava grávida de quatro meses tomou um grande susto. “Ele estava errado. Tomei o maior susto. Me acidentou e fugiu do lugar. Eu só tive danos materiais, mas a irresponsabilidade dele foi muito grande em não ter me ajudado. Na hora eu não consegui fazer nada. Apesar de ter registrado um boletim de ocorrência, acabei deixando a situação de lado”, relatou ela. Entre as causas mais comuns de fuga estão o medo de sofrer represálias; tentativa de escapar da responsabilidade e a ausência de CNH ou documentação do veículo. Com informações do portal DOL.

MAIS DOIS CORPOS ENCONTRADOS ‘DESOVADOS’ NUMA VICINAL DE PARAGOMINAS

MAIS DOIS CORPOS ENCONTRADOS ‘DESOVADOS’ NUMA VICINAL DE PARAGOMINAS


 Os corpos de dois homens identificados por Lucas Mendes Mesquita, 17 anos de idade, e Alindomar de Sousa Neves, 24 anos de idade, foram encontrados juntos, provavelmente assassinados em outro local e desovados na região da “Nascente do Uraim”, distante cerca de 50 km da área urbana de Paragominas.
Alindomar Neves era tido como homem perigoso e já tinha várias passagens pela 13ª Seccional e cumprido pena no Centro de Recuperação Regional de Paragominas. Era envolvido com o tráfico de drogas e outros crimes como furto e assalto.
Lucas Mendes Mesquita, segundo informações que estão sendo checadas havia sido apreendido há algum tempo na localidade de Esperança do Piriá.
Os dois corpos foram encontrados com marcas de tiro, facadas e pancadas. Havia, inclusive, mascas de corrente no corpo de um deles. A polícia trabalhja em várias frentes no sentido de elucidar mais este duplo homicídio.
Há pouco mais de um mês, dois corpos haviam sido encontrados numa vicinal próximo ao bairro Nagibão nas mesmas circunstâncias. É provável que estes assassinatos sejam oriundos de acerto de contas entre pessoas que estejam ligadas ao tráfico de drogas. Um dos mortos era morador do bairro Jardim Atlântico.

JUSTIÇA NEGA PEDIDO DE LIBERDADE DE SÓCIO DA BOATE


A Justiça negou o pedido de revogação da prisão temporária de Elissandro Spohr, um dos sócios da boate Kiss, em Santa Maria, onde um incêndio durante uma festa universária deixou 235 mortos. Kiko, como é chamado, está internado sob custódia em um hospital de Cruz Alta.
Durante a manhã, o Ministério Público já havia se manifestado contra a soltura. Em seu parecer, o promotor André Fernando Rigo frisou que a investigação policial ainda está começando e não vê motivo para a liberação. A prisão temporária dele, do sócio Mauro Hoffman e de dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira termina na sexta-feira (1).

SINDICATO X ESTADO


Rede Estadual: negociações seguem sem avanços

A
 frase que deu o tom na 2ª rodada da mesa de negociação entre a Direção Estadual do SINTEPP e Governo do Estado, realizada na tarde dia 29, no Prédio da SEAD foi proferida pela Secretária de Administração, Alice Viana, “Estamos andando em círculos”. A audiência que começou com informes gerais, seguiu para a discursão dos temas específicos da pauta da Campanha Salarial 2013 apresentada pelo sindicato ao Governo, porém não trouxe as respostas esperadas pela categoria.
Sobre jornada de trabalho e regulamentação das aulas suplementares, nossa Coordenação mostrou-se novamente a favor da regulamentação pela forma da lei. Já o Governo insiste em alegar que não há recursos orçamentários para acatar a reivindicação da categoria, mas se comprometeu em debater e até junho apresentar uma proposta sobre a lotação por jornada e a regulamentação em forma de lei das aulas suplementares.
O debate sobre lotação por jornada foi mais uma vez um dos eixos prioritários, pelo histórico estabelecido em nosso Estado. “Somos a única categoria do país em que o servidor é lotado em forma de hora. Por isso entendemos que a lotação por jornada vem a suprir o problema de redução da carga horária”, ponderou Mateus Ferreira, coordenador geral do SINTEPP.
O estabelecimento da jornada sem redução é o posicionamento da categoria e da Coordenação do SINTEPP, que entendem a hora atividade como parte da jornada do professor. Diante das cobranças, o Governo propôs formulação de calendário para aprofundar e profissionalizar o caso, a fim de garantir uma organização para implantação da jornada em 2014.
É bom lembrar que o Governo pede prazos desde o inicio do ano passado, mas os avanços são mínimos, para não dizer inexistentes. “O fato é que a SEDUC não faz formação continuada e desde o ano passado se aguarda que o tema entre pauta”, lembra Williams Silva, coordenador geral do SINTEPP. A paciência dos educadores é que vem sendo testada neste período. “A gente precisa ter um cronograma de ações para passar para os educadores e para a comunidade. Já esperamos muito, mesmo sabendo que a educação deveria ser a prioridade de todas as instancias de governo”, cobra Alacid da Silva, coordenador estadual do SINTEPP.
A Direção do SINTEPP cobrou esclarecimentos quanto a validade da vantagem pecuniária progressiva, que pela interpretação do SINTEPP chegaria aos 40% no ano de 2013. Uma vez que o percentual deve ser aplicado a partir da criação da lei e não de sua implementação como quer o Governo. A única resposta dada foi a solicitação um período para reavaliar o mérito. Haja paciência para nossa categoria!
Sobre o SOME os problemas apresentados são de cunho estrutural e sobre a licença sem redução de salário. No entendimento do Governo não há como manter a gratificação se os/as professores/as não estiverem nas localidades. As questões de infraestrutura foram recebidas pelo Governo, agora é esperar pela resolução, o que, aliás, mais os/as educadores/as e a população tem feito neste Governo. Porém quanto a regulamentação da Lei do SOME, uma história de lutas e conquistas na educação paraense, o Governo informa que a mesma deve ser encaminhada ainda este semestre para a aprovação na ALEPA.
As eleições diretas para direção de escola também estiveram em debate. O Governo não se mostrou contrário, pois existe uma portaria do Governo Federal que orienta a realização das mesmas, porém garante retomar a discussão acumulada entre SINTEPP e SEDUC, levando em consideração as ponderações do Secretário de Educação, Claudio Ribeiro e não alterar o debate realizado pela comissão que conta com o coordenador Antônio Neto como membro. Até a retomada, as escolas devem continuar realizando eleições conforme determina a portaria da gestão anterior.
O PCCR dos funcionários de escola, já previsto na legislação, mas ignorado pelo Governo, foi mais uma vez provocado por nossa diretoria. Como resposta, os representantes de Jatene afirmaram não reconhecer os cargos aprovados no PCCR e informam que farão um novo debate a respeito de um Plano de Carreira especifico, que inclua o conjunto dos servidores do Estado.
Sobre o auxilio alimentação a resposta pífia que os comissionados de Jatene apresentam é que em abril será realizada a proposta de reajuste, junto com os demais sindicatos do funcionalismo público estadual.
Para fechar, a temática de violência nas escolas volta à pauta. O SINTEPP encaminhará documento à SEDUC solicitando a instalação de Fórum permanente sobre o tema. Como há disposição da Secretaria em encaminhar a discussão, o SINTEPP estará encaminhando o documento para a próxima semana.
Em uma avaliação rápida deste segundo momento com o Governo e considerando que estes eixos serão apresentados em assembleia, nossa coordenação considera que a presente reunião denota como o Governo tem pouca disposição para resolução de temas de central importância para os/as educadores/as do Estado do Pará. O que nos resta é seguir organizando a categoria para um enfrentamento que se torna inevitável.

Jovem morre ao cair do 13º andar de prédio durante festa universitária

Estudante de 21 anos cursava o 3º ano de psicologia no Mackenzie, em SP. Síndica disse à polícia que viu Brian Gallo correndo sem roupas nos corredores antes do fato

iG São Paulo
Reprodução/Futurapress
O estudante Brian Gallo
Um estudante morreu após cair do 13º andar de um prédio durante uma festa univesitária, no centro de São Paulo, na noite de quarta-feira (30). Brian Gallo Silva, de 21 anos, cursava o terceiro ano de psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada no bairro da Consolação.
Veja mais notícias da capital paulista e região metropolitana no site iG São Paulo
Segundo relatos da síndica, o jovem foi visto correndo sem roupas nos corredores do edifício pouco antes do incidente. A festa, que acontecia ao ar livre, reuniu aproximadamente 2 mil pessoas. Amigos e a síndica foram levados para o 78º DP, dos Jardins, onde o caso foi resgistrado e será investigado.
Em suas redes socias, o jovem cita que realizava um estágio no Hospital Heliópolis desde fevereiro de 2009. Ele acompanhava pacientes com câncer e participava de grupos de aconselhamento em casos de pré e pós cirurgia bariatrica.

Tragédia da boate Kiss repercute em Portugal


Canais internacionais disponíveis em Portugal, inclusive de emissoras brasileiras, transmitiram as cenas do incêndio no RS


Por: Agência Brasil
LISBOA
Jornais portugueses desta manhã dão destaque ao incêndio ocorrido na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Agência Brasil
Jornais portugueses desta manhã dão destaque ao incêndio ocorrido na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul
Os jornais portugueses desta manhã dão destaque ao incêndio ocorrido na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O jornal mais popular de Portugal¸ Correio da Manh㸠informa na primeira página que “Fogo em discoteca matou 233 no Brasil”. O tradicional Diário de Noticias traz na manchete “O terror na discoteca que matou 233”. O jornal O Público (também de Lisboa) explica que “o uso de um engenho pirotécnico numa discoteca no Sul do Brasil causou um desastre que provocou a morte de 232 jovens e mais de cem feridos”.
Durante o último domingo (27), os portugueses viram pela TV e pela internet imagens feitas por amadores, que mostravam a tragédia¸ os resgates e a atuação do Corpo de Bombeiros em Santa Maria.
O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, participava junto com a presidente Dilma Rousseff da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos, Caribe e União Europeia em Santiago, no Chile; de onde ela embarcou para prestar solidariedade aos parentes das vítimas em Santa Maria.
O presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, chegou a enviar carta de condolências a Dilma Rousseff. Na mensagem que ficou em destaque no site da Presidência de Portugal, Cavaco Silva afirmou que, “com profunda consternação”, tomou conhecimento “das trágicas consequências provocadas pelo incêndio numa discoteca, em Santa Maria”. Ele transmitiu “profundo pesar” e “solidariedade” à presidente, às famílias das vítimas e ao povo brasileiro.
Os canais internacionais disponíveis em Portugal, inclusive de emissoras brasileiras, também transmitiram as cenas do incêndio no Rio Grande do Sul.
As notícias do Brasil causaram tanto impacto que dividiram a atenção do noticiário nacional com um grave acidente de ônibus com 11 mortos e 21 feridos. As pessoas participavam, na manhã de ontem, de uma excursão em Sertã na região central de Portugal; próxima a Coimbra.

Fotos mostram que pirotecnia na boate Kiss era comum

Portal Terra
Frequentadores que comemoravam aniversário na casa noturna ganhavam uma garrafa de espumante com um sinalizadorIntervenções com pirotecnia eram comuns dentro da Boate Kiss, onde um incêndio matou mais de 230 pessoas na madrugada do último domingo em Santa Maria (RS). Fotos de eventos na casa noturna mostram que sinalizadores eram usados por equipes de entretenimento e para homenagear frequentadores que  comemoravam aniversário no local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a boate não solicitou autorização para o uso de artefatos pirotécnicos. "Se tivesse havido solicitação para uso de fogos de artifício na boate Kiss, o Corpo de Bombeiros não teria autorizado. Os artefatos pirotécnicos utilizados na boate não têm amparo técnico para uso no local", informou a corporação em nota.
O estudante do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Guilherme Nascimento Monte, 20 anos, conta que o uso da pirotecnia era frequente na boate. Segundo ele, o artefato costumava ser preso em garrafas de bebidas alcoólicas. "Era bem comum. O pessoal que colocava lista de aniversário, se chegasse a 20 convidados, ganhava uma garrafa de espumante, e o sinalizador ia dentro. Depois, o pessoal saía caminhando com aquilo".
Frequentadores que comemoravam aniversário na casa noturna ganhavam uma garrafa de espumante com um sinalizador
Segundo Guilherme, que frequentava a casa noturna de duas a três vezes por mês, o aniversariante podia circular livremente pela boate com o artefato aceso. "Tu ficavas responsável por aqueles sinalizadores. Até quando fiquei sabendo do incêndio, pensei que tinha acontecido porque alguém havia derrubado uma dessas garrafas", diz.
"Quando eu via aquilo, eu saia de perto. Na festa de Ano-Novo, todo mundo que pedia espumante ganhava duas garrafas, ambas com sinalizador", conta ele, afirmando que amigos relataram que a prática também é comum em outras casas noturnas da cidade.
Guilherme perdeu oito amigos no incêndio da Boate Kiss. "E um deles, o Daniel Rosa, tinha um filhinho de três anos. Recém tinha se separado e saiu com um amigo de trabalho. Ele quase nunca saía", diz.
Para o estudante, os responsáveis pela tragédia estão tentando se esquivar da culpa. "Acho que está muito empurra-empurra, cada parte empurra para outra. Acho que não podiam ter usado fogos dentro da boate, acho que o dono da Kiss foi muito responsável, tem a prefeitura, dinheiro dos empresários para esconder essa questão do alvará, tem muito corrupção por trás disso."
Guilherme, no entanto, espera que a repercussão do caso aponte as causas e possíveis responsáveis pelo incêndio. "Também acredito muito em Justiça, porque está todo mundo mobilizado. Por mais que tentem esconder alguma coisa, não vão conseguir", diz.
Uso de fogos em apresentações
Uma das empresas de entretenimento que atuava na Boate Kiss com intervenções pirotécnicas comunicou nesta quarta-feira que não vai mais utilizar o artefato em suas apresentações. A Fuel Entretenimento disse que "repensou" o uso de fogos em lugares fechados. "Ainda que sempre tenha trabalhado com uma atenção especial à segurança, sentimos a necessidade de repensar as atividades realizadas", informou a empresa em nota.
"A Fuel, uma empresa nascida em Santa Maria, sente e lamenta a perda de diversos amigos, irmãos e de todos, muitos dos quais por vezes estiveram conosco, nos permitindo fazer parte de suas vidas.Apoiamos ainda às diversas empresas que estão tomando a correta atitude de por de lado estes materiais", disse a empresa no comunicado.

Advogado de dono de boate chama ação dos bombeiros de 'desastrosa'


Portal TerraDanniel Favero
Santa Maria - O advogado de Elissandro Spohr, um dos donos da Boate Kiss, disse nesta quarta-feira em entrevista coletiva que a operação de salvamento do Corpo de Bombeiros no dia do incêndio foi "desastrosa e despreparada". "O Corpo de Bombeiros usou uma mangueira de água contra as pessoas que estavam tentando sair da boate. O corpo de bombeiros pediu auxílio para civis expondo aquelas pessoas", afirmou o defensor Jader Marques.
De acordo com o advogado, a espuma utilizada no teto foi indicada por um engenheiro técnico responsável, porque o proprietário, mais conhecido como Kiko, não tinha capacidade. "Ele fez isso esperando a próxima vistoria que estava para ser feita", ressaltou. Além disso, Jader Marques rejeitou a possiblidade de dolo (quando o indivíduo age de má-fé) de seu cliente ou que tinha consciência do risco oferecido. “O Kiko e a esposa dele, que está grávida, estavam dentro do local”, argumentou.
O advogado disse também que não sabe quantas pessoas estavam no local porque o controle ainda está dentro da casa. 
Imagem da destruição no interior da boate Kiss
Imagem da destruição no interior da boate KissUm incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.
Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

Técnicos fazem análise estrutural na boate Kiss


Técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) farão uma análise estrutural do prédio onde funciona a boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, onde 235 pessoas morreram em um incêndio no último domingo (27).
Eles irão elaborar um parecer técnico sobre o prédio que possa apontar as causas do incêndio. O resultado será divulgado na segunda-feira (4).
E os técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) também voltarão ao local nesta quinta para nova inspeção. Eles já estiveram na boate na quarta-feira (30), acompanhados de funcionários e de frequentadores que escaparam sem ferimento. As cinco testemunhas afirmaram que o incêndio começou no teto do palco. Depois do trabalho de hoje, o local será lacrado.
Eles também foram unânimes em afirmar que o extintor de incêndio que estava do lado direito do palco foi acionado, mas não funcionou. Ainda segundo eles, a fumaça demorou entre 40 segundos e um minuto para tomar conta de toda a boate.
Um novo boletim sobre o número de feridos que seguem internados em hospitais do estado será divulgado a partir das 11h. De acordo com números divulgados pelo SUS na noite de quarta-feira (30), 134 pacientes estavam em atendimento em hospitais de cinco cidades do Rio Grande do Sul.

Empresa de bombeiros instalou barras em porta de boate incendiada


Portal TerraDaniel Favero
A empresa Hydramix Prestação de Serviços, que tem em seu quadro societário dois bombeiros, foi a responsável por instalar as barras anti-pânico da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), onde mais de 230 pessoas morreram em um incêndio no domingo.
De acordo com o responsável técnico da empresa, Edio Nabinger, a companhia apenas instalou um dos equipamentos previstos pelo Plano de Proteção Contra Incêndio (PPCI), mas não elaborou o projeto.
"A Hydramix, o único serviço que ela realizou na Boate Kiss foi a instalação das barras anti-pânico, que foi vendida nova e instalada por nós há quase um ano atrás nas portas de saída internas. Nas externas foi outra empresa que fez o serviço. Não realizamos plano de prevenção, só executamos a parte técnica dos planos elaborados por um engenheiro", disse o representante da empresa.
Os proprietários são Jairo Bittencourt Silva, que é bombeiro da reserva, Roberto da Silveira e Souza, que é sargento do Corpo de Bombeiros, e Giuceliane Castro Dias, que é mulher de Roberto. O sargento diz que possui uma cota mínima da empresa, o que não gera conflito de interesses no negócio. "Sou cotista, presto assessoria, não sou sócio majoritário, tenho apenas uma participação bem pequena", disse Souza, completando: "não tenho nenhum tipo de influência", afirmou.
Nabinger diz que a empresa, no máximo, indica um engenheiro para elaborar o plano, mas afirma que, no caso da Kiss, eles não chegaram a fazer essa indicação. "Apenas instalamos equipamentos", disse. Esse projeto, segundo ele, teria sido executado pela empresa Marca Engenharia de Incêndio. A engenheira responsável pela empresa não foi encontrada. Segundo sua filha, ela está viajando e só poderia ser encontrada no domingo.
O responsável técnico da Hydramix afirma que orçou ainda para Kiss a iluminação de emergência e sinalização, que foram rejeitadas pela boate porque o equipamento indicado pela empresa era mais caro que o especificado no projeto, apesar de estar dentro das normas.
"Eu achei um pouco falho a parte de iluminação de emergência, achei que tinham que ser colocados faroletes centrais, porque estava em desacordo com a realidade, mas não estava fora das normas técnicas. Esses faroletes que cortam melhor a fumaça e iluminam a saída, com a fumaça, forma um jato de luz em direção à saída", disse Nabinger, informando que este equipamento é duas vezes mais caro.

Técnicos fazem análise estrutural na boate Kiss

Técnicos fazem análise estrutural na boate Kiss

Técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) farão uma análise estrutural do prédio onde funciona a boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, onde 235 pessoas morreram em um incêndio no último domingo (27).
Eles irão elaborar um parecer técnico sobre o prédio que possa apontar as causas do incêndio. O resultado será divulgado na segunda-feira (4).
E os técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP) também voltarão ao local nesta quinta para nova inspeção. Eles já estiveram na boate na quarta-feira (30), acompanhados de funcionários e de frequentadores que escaparam sem ferimento. As cinco testemunhas afirmaram que o incêndio começou no teto do palco. Depois do trabalho de hoje, o local será lacrado.1 / 13
Eles também foram unânimes em afirmar que o extintor de incêndio que estava do lado direito do palco foi acionado, mas não funcionou. Ainda segundo eles, a fumaça demorou entre 40 segundos e um minuto para tomar conta de toda a boate.
Um novo boletim sobre o número de feridos que seguem internados em hospitais do estado será divulgado a partir das 11h. De acordo com números divulgados pelo SUS na noite de quarta-feira (30), 134 pacientes estavam em atendimento em hospitais de cinco cidades do Rio Grande do Sul.

EDU CHIC CHOPP NA BALADA DE CARRO OFICIAL.

Vice-prefeito de Águas de Lindoia, no interior de SP, participava de encontro nacional de municípios em Brasília.

O Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas reuniu gestores em busca de verba federal para recompor caixas esvaziados, mas que esbanjaram recursos públicos na noite de Brasília.
Após as palestras de ministros e da presidente Dilma Rousseff, boa parte dos 17 mil participantes aqueceu o mercado da diversões do Plano Piloto, não raro às custas do contribuinte. Com o espírito boêmio já expresso no nome de urna - "Du da Chic Chopp" -, o vice-prefeito de Águas de Lindoia (SP), João Eduardo de Morais (PSD), mais conhecido como Chopp, usou o carro oficial do município em incursão por bares e casas de strip-tease.
Com o objetivo de pleitear R$ 13 milhões para obras e equipamentos de saúde, o Gol preto do Executivo municipal, placa oficial 002, viajou quase mil quilômetros, transportando, além do vice, o prefeito recém-eleito, Toninho Nogueira (DEM). Após as 21h de terça-feira, o veículo circulava por clubes noturnos e choperias da Asa Sul.
Servidor concursado, o motorista da prefeitura foi convocado para jornada extra. No banco de passageiros, "Chic Chopp". O carro oficial passou pela entrada de pub no Hotel Bonaparte. Em seguida, estacionou para o vice conversar por cerca de meia hora com uma mulher, abordada em esquina próxima. A dupla seguiu para uma rodada de drinks e petiscos em tradicional bar da Asa Sul, encerrando a noite em uma boate.
As boates em Brasília "bombaram" entre a segunda-feira e ontem. Na do Hotel Nacional, na Asa Sul, alguns dos 3.500 prefeitos sequer tiraram da lapela o broche de identificação do distribuído pela União.
Com orçamento de R$ 50 milhões, Águas de Lindoia quer ser subsede da Copa e pleiteia R$ 10 milhões para a cobertura de um local de eventos.
Procurado pelo Estado, "Chic Chopp" disse ter usado o carro oficial por causa do mau tempo e por economia. "Como estava com muita chuva ontem, para a gente estar pegando táxi tinha pouca verba." Segundo ele, ao estacionar o carro oficial e falar por cerca de meia hora com uma mulher na rua buscava informações: "O motorista estava perguntando onde podia ter um lanche, alguma choperia. Não tem nada, complica para mim (sic) não". O vice disse ter passado na casa de striptease - após comer petiscos na Asa Sul - para perguntar sobre onde lanchar. "Na boate a gente não foi. A gente foi fazer um lanche do lado."

Fonte: Fábio Fabrini/O Estadão
Foto: Beto Barata/Agência Estado

Mais de 300 feridos em colisão de trens na África do Sul


JOANESBURGO — Mais de 300 pessoas, entre elas crianças, ficaram feridas - 20 em estado grave - depois que dois trens suburbanos colidiram na manhã desta quinta-feira perto de Pretoria, em plena hora do rush, segundo os serviços de resgate sul-africanos.
Médicos afirmaram que mais de 300 pessoas foram tratadas por lesões de diversos graus de gravidade.
A colisão ocorreu pouco depois das 7h00 (3h00 de Brasília) quando o trem que fazia sua entrada na estação se chocou, por razões ainda desconhecidas, por trás de um trem que estava parado.
Os dois trens se dirigiam a Pretoria e o acidente ocorreu em Atteridgeville, 10 km a oeste da capital.
"Há 20 feridos em estado grave, um deles em estado crítico, o condutor" do segundo trem, indicou um responsável pelos serviços de urgência, Johan Pieterse, contactado por telefone pela AFP.
"A maioria das vítimas são adultos, mas havia muitas crianças. Contamos ao menos 50 crianças", entre os feridos, disse.
"Os dois trens estavam cheios de pessoas que iam ao trabalho e havia crianças que iam à escola. A maioria das crianças foi transferida ao hospital para ficar em observação", explicou Pieterse à AFP.
O motorista do segundo trem ficou preso na cabine de sua locomotiva. "Acaba de ser libertado", disse o porta-voz pouco depois das 9h00 (5h00 de Brasília). "Permaneceu preso por cerca de duas horas. Encontra-se em estado crítico".
Pretoria e Johannesburgo estão a cerca de 60 km e são unidas por uma rede ferroviária antiga com trens suburbanos lotados nos horários de tráfego mais intenso.

Recomeça júri de PMs suspeitos de matar a juíza Patrícia Acioli

Folhapress


Reprodução 
Patrícia Acioli foi morta com 21 tiros em agosto de 2011
Recomeçou na manhã desta quarta-feira (30) o julgamento de três dos 11 policiais militares acusados de envolvimento no assassinato da juíza Patrícia Acioli, em agosto de 2011, em Niterói, na região metropolitana do Rio. Nesta terça-feira (29), 13 testemunhas e dois informantes foram ouvidos pelo juiz Peterson Barroso Simão.
Os acusados Junior Cezar de Medeiros, Jefferson de Araújo Miranda e Jovanis devem prestar depoimento até o fim da tarde, após as quatro testemunhas que ainda não foram ouvidas. O veredicto deve sair ainda na noite de hoje.
 
A principal testemunha, que prestou depoimento ontem, foi a advogada Ana Claudia Abreu Lourenço. Ela relatou que avisou aos réus, pouco antes do crime, que a juíza havia decretado a prisão dos três.
 
Lourenço também contou que incentivou o réu Jefferson de Araújo Miranda a fazer a delação premiada quando esteve com ele na Delegacia Antissequestro e acredita que ele tenha negado o depoimento anterior em função de ameaças. "O que eu posso dizer é que alguém, no meio do caminho, o fez voltar atrás da verdade", concluiu.
 
Crime
 
A magistrada foi morta com 21 tiros quando chegava em casa após o trabalho. Segundo investigações, a magistrada passou a incomodar o grupo de policiais quando foram iniciadas investigações sobre a corrupção no Batalhão de São Gonçalo.
 
A decisão de matá-la foi reforçada após dois integrantes do GAT (Grupo de Ações Táticas) serem presos sob suspeita do assassinato de Diego Beliene, 18 -os PMs eram investigados pela suspeita de terem forjado a morte de Beliene como sendo "auto de resistência", como são classificadas pela PM as mortes de suspeitos em confrontos.
 

Saúde – Interditados produtos usados em exames de ressonância magnética em Campinas

 
Ressonância Magnética
Os exames de ressonância magnética e de tomografia feitos com contraste voltaram a ser feitos hoje (30) em Campinas (SP). Os procedimentos haviam sido suspensos ontem (29), após a morte de três pessoas no hospital particular Vera Cruz. A Vigilância Sanitária Estadual, porém, interditou cautelarmente no estado os produtos que foram utilizados nos pacientes que morreram após os exames.
Todos os produtos (soro e solução injetável), tanto os lacrados como os já usados, foram recolhidos e serão analisados no Instituto Adolfo Lutz.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está acompanhando a investigação – foram enviados três técnicos para o município. A Vigilância Sanitária Estadual também enviou uma equipe da farmacovigilância e de radiação ionizante para auxiliar os trabalhos, que são de responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal. De acordo com a Anvisa, duas mortes ocorreram durante o exame de ressonância magnética e a outra após o exame.
Lista dos produtos interditados:
Magnevistan, solução injetável, Lote 11568D, com validade: 03/2015, fabricado por Bayer S.A, registro MS 1.7056.0065;
Dotarem, solução injetável, Lote 12GD324C, com validade: 10/2015; fabricado por Guerbet Produtos Radiológicos,com registro MS 1.4980.0016
Soro Fisiológico (NaCl) 250ml, fabricado por Eurofarma Laboratórios Ltda, Lote 252731, com validade:08/2014;
Soro Fisiológico 500ml, fabricado por Eurofarma Laboratórios Ltda, Lote 249031, com validade:08/2014;
Soro Fisiológico 250ml, fabricado por Eurofarma Laboratórios Ltda, Lote 245825, com validade:07/2014;
Soro Samtec 10ml, Lote SOG, validade: 02/2014;Lote SSN validade 05/2014;
Soro Equipex 10ml, Lote 1230970, validade: 07/2014.
Com informações da Agência Brasil

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estado de 75 vítimas do incêndio no RS é crítico


Min istro da Saúde afirmou que, dos 140 pacientes que seguem internados, em decorrência do incêndio na Boate Kiss, 75 estão em estado crítico.

Da Reportagem
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que 75 dos cerca de 140 pacientes que seguem internados, em decorrência do incêndio na boate Kiss, de Santa Maria, estão em estado crítico. Desses, 20 são pacientes com queimaduras graves, de acordo com o ministro.
Padilha aproveitou para agradecer o apoio dos ministérios da saúde de Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Cuba, que colocaram à disposição do Brasil seus bancos de pele para atender aos pacientes queimados nessa tragédia. "Nós temos três grandes bancos de pele no País, aqui no Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo. Trouxemos pele da Argentina, hoje chega pele do Chile e se for necessário vamos mobilizar pele de outros países", afirmou.
De acordo com o ministro, dos pacientes internados, 80 estão em Santa Maria e 60 em Porto Alegre e Região Metropolitana. Ele afirmou que neste momento não é mais necessário remover pacientes para a capital. Em Santa Maria, estão vagos 30 leitos de UTI, caso seja necessário internar mais pacientes que desenvolverem a pneumonia química, uma das consequências da inalação da fumaça tóxica do incêndio.
Padilha falou com a imprensa após encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para abordar a continuidade da estratégia de apoio às vítimas. O ministro retorna nesta quarta-feira a Brasília.
O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), aconteceu na madrugada de domingo (27) (Foto: Agência Brasil)
O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), aconteceu na madrugada de domingo (27) (Foto: Agência Brasil)

Atirador que fez um morto no Arizona anda a monteAtirador que fez um morto no Arizona anda a monte

foto JOSHUA LOTT/REUTERS

 
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas, esta quarta-feira, num tiroteio num complexo de escritórios em Phoenix, no Arizona, segundo um novo balanço da polícia norte-americana. O atirador anda a monte.
No local estiveram 50 carros da polícia e cerca de oito carros de bombeiros, uma vez que os edifícios se encontram próximos de uma estação de gás que foi, entretanto, desativada.
A polícia de Phoenix selou o acesso à zona onde aconteceu o tiroteio.
Este incidente acontece depois do apelo de Gabrielle Giffords, congressista do Arizona e vítima de tiroteio, exigindo ao Congresso "ações" para reduzir a violência relacionada com armas de fogo.
Gabrielle Giffords foi alvejada na cabeça em janeiro de 2011, quando se encontrava com eleitores em Tucson, no Arizona, num ataque que causou seis mortos e 14 feridos.
A legislação sobre armas de fogo tem estado na agenda política desde 14 de dezembro, dia em que um jovem armado atacou a escola primária de Newtown, no estado do Connecticut, causando a morte a vinte crianças e seis professores.
Ler Artigo Completo (Pág.1/3)

Homem mata motorista de autocarro escolar e rapta criança de seis anos

Polícia está em conversações com o homem (foto AP)
Por Redação
Um homem matou com vários tiros o motorista de um autocarro escolar na cidade de Midland, no Alabama, e raptou uma criança de seis anos, continuando a ser negociada uma rendição e o resgate da criança.

O homem atirou contra o motorista quando este não deixou a criança sair do autocarro. Não se conhece a relação entre o homem e a menina; este acabou por conduzir até um local perto de uma igreja, estando em negociações com a polícia, mas estará agora num abrigo subterrâneo que construiu na sua propriedade.

Na área estão já a polícia estadual do Alabama, uma equipa SWAT e agentes do FBI.

VIDEO COM VÍRUS ESPIÃO É ENVIADO AOS USUÁRIOS DO FACEBOOK


Delegado confirma tentativa de suicídio de sócio da Boate Kiss

Elissandro Spohr, conhecido como Kiko
O delegado Marcelo Arigony, que cuida das investigações do incêndio na Boate Kiss, confirmou hoje quarta-feira (30) que um dos sócios da casa noturna, Elissandro Spohr, conhecido como Kiko, tentou se matar na noite de ontem (29). Kiko está internado, sob custódia, em um hospital na cidade de Cruz Alta e teria usado a mangueira do chuveiro para tentar se enforcar. "Mas ele está bem e foi agora algemado na cama para evitar novas tentativas", disse o delegado.
Elissandro Spohr está preso temporariamente por cinco dias e deve ser posto em liberdade na sexta-feira (1º). Além dele, estão presos dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira e o outro sócio da boate, Mauro Hoffman. Hoje o delegado Arigony disse que está com dificuldades de conseguir prorrogar a prisão dos quatro por motivos legais.
"Pedimos a prisão temporária por 30 dias e só conseguimos cinco. Agora precisamos renovar essas prisões e estamos com dificuldade. Não é culpa do promotor, do juiz ou do delegado, é a legislação que exige requisitos muito específicos", explicou Arigony.
Segundo ele, há uma preocupação com a preservação de provas e que os suspeitos possam corromper testemunhas. "Um deles [sócio da boate], por exemplo, tem muita influência sobre os funcionários", explicou.
Apesar disso, o promotor criminal Joel Dutra também admitiu que será difícil manter os suspeitos presos. De acordo com ele, a legislação é feita para privilegiar a liberdade enquanto não houver julgamento. Questões como o clamor público não podem ser usadas para justificar as prisões temporárias. "É preciso comprovar requisitos muito específicos [de acordo com a jurisprudência], como a possibilidade de fuga ou a reincidência no crime, coisas que aparentemente não são prováveis de acontecer neste caso", explicou.
Segundo ele, o Código de Processo Penal Brasileiro prevê a substituição da prisão por medidas preventivas como proibir que os suspeitos deixem a cidade. Nem a preservação da integridade física dos próprios presos, diante do clima emotivo que se estabeleceu em Santa Maria, poderá ser usada como justificativa para manter a prisão deles. "Caberá ao Estado garantir a integridade dessas pessoas, não se pode mantê-las presas sob essa justificativa", completou o promotor.

O ORÇAMENTO DAS CÂMARAS DE VEREADORES



Dinheiro, dinheiro, dinheiro! Todos os anos a estória se repete e nunca se corrige.
As Câmaras de Vereadores no inicio de cada ano, recebe como transferência financeira, o duodécimo no mesmo valor do  ano passado, e via de regra o dinheiro não dá pra cobrir as despesas do legislativo.
Porque a falta de dinheiro não acontece na Assembléia  Legislativa do Estado e nem no Congresso Nacional?(Câmara dos Deputados e Senado federal)
Por que lá, eles sabem que os poderes Legislativo e Executivo são autônomos e independentes e quem faz as leis é o poder legislativo, e o orçamento que autoriza a transferência dos recursos financeiros, é uma lei, de iniciativa do executivo, mas votada, emendada e aprovada pelo poder legislativo do ente federativo.
O poder legislativo municipal, fica sempre dependendo dos cálculos da contabilidade do executivo ou da tabela publicada pelos Tribunais de Contas , para saber quanto vai receber por mês , para pagamento das suas despesas, desconsiderando o direito que lhe dá a Constituição Federal, regulamentada pela Lei Orgânica do Município e pela L.D.O. , que orienta a elaboração do orçamento do legislativo municipal.
Assim, se os vereadores exercessem as suas funções legislativas, não teria problemas com o dinheiro que lhes pertence, e que o executivo tem somente a função de transferir os recursos na data certa e na quantia estabelecida nas leis, sob pena de cometimento de crime de responsabilidade.
Via de regra os legislativos dizem que têm direito a sete, seis , cinco ou quatro por cento das receitas dos municípios, no entanto não regulamentam esses dispositivos constitucionais e ficam sempre à mercê do poder executivo, que lhes passa como duodécimos o que a sua contabilidade calcula ou o que o tribunal de contas publica em tabela.
Falta dinheiro para as Câmaras de Vereadores? Não, falta vontade de legislar!

Prefeitos cobram desoneração da folha e alteração na LRF



Os prefeitos aproveitaram o encerramento de seu encontro nacional, em Brasília, para cobrar ações do governo federal em favor dos municípios, sobretudo a desoneração da folha salarial das prefeituras e mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), informou O Valor.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti, respondeu a sugestão afirmando que o governo não tinha se atentado que as prefeituras são grandes empregadoras e precisam ter tratamento igual ao da construção civil e do comércio. 
Em relação à alteração da LRF, o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu reclamou que os municípios não são ouvidos quando o Congresso Nacional toma decisões que influenciam as prefeituras, como o piso nacional dos professores. 
Ideli e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, não se pronunciaram sobre alterações na LRF e na Lei de Licitações.

Diga não a Renan: campanha está na internet

Você pode dizer não a Renan Calheiros, o parlamentar alagoano do PMDB, ficha suja, que está prestes a voltar a presidir o Senado.
O site da Avazz, que se define como uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global, está fazendo campanha contra a candidatura do peemedebista.
O texto que estimula o recolhimento de assinaturas informa que a mobilização se trata de uma petição criada pela ONG Rio de Paz.
Se o movimento atingir 100.000 assinaturas, a petição erá lida no plenário do Senado por senadores que se opõem a Renan.
Confira o que está publicado no site:
O Senador Renan Calheiros, que acaba de ser denunciado criminalmente ao STF pelo Procurador-Geral da República, é o favorito para ser o próximo presidente do Senado. Somente uma mobilização gigantesca pode impedir esta vergonha.
A última vez que Renan Calheiros foi Presidente do Senado, em 2007, ele teve que renunciar após sérias denúncias de que um lobista pagava suas despesas pessoais, paralisando o Senado por meses.
A denúncia agora é que para se defender daquelas acusações ele apresentou notas falsas. Após a aprovação da lei da Ficha Limpa e do julgamento do Mensalão o país precisa deixar claro que não aceita mais que a moralidade pública fique em segundo plano.
Antes da denúncia ao STF, Renan era franco favorito, mas agora está surgindo uma forte articulação entre os Senadores contra sua candidatura e uma mobilização popular gigantesca nas próximas 48 horas — antes da eleição na sexta-feira — pode enterrar de vez os Planos de Renan.
Bom, se você concluiu que Renan deve ficar bem longe da presidência do Senado, acesse o link da Avazz e assine a petição: www.avaaz.org/po/

Estado de 75 vítimas do incêndio no RS é crítico

Min istro da Saúde afirmou que, dos 140 pacientes que seguem internados, em decorrência do incêndio na Boate Kiss, 75 estão em estado crítico.

Da Reportagem
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que 75 dos cerca de 140 pacientes que seguem internados, em decorrência do incêndio na boate Kiss, de Santa Maria, estão em estado crítico. Desses, 20 são pacientes com queimaduras graves, de acordo com o ministro.
Padilha aproveitou para agradecer o apoio dos ministérios da saúde de Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Cuba, que colocaram à disposição do Brasil seus bancos de pele para atender aos pacientes queimados nessa tragédia. "Nós temos três grandes bancos de pele no País, aqui no Rio Grande do Sul, Pernambuco e São Paulo. Trouxemos pele da Argentina, hoje chega pele do Chile e se for necessário vamos mobilizar pele de outros países", afirmou.
De acordo com o ministro, dos pacientes internados, 80 estão em Santa Maria e 60 em Porto Alegre e Região Metropolitana. Ele afirmou que neste momento não é mais necessário remover pacientes para a capital. Em Santa Maria, estão vagos 30 leitos de UTI, caso seja necessário internar mais pacientes que desenvolverem a pneumonia química, uma das consequências da inalação da fumaça tóxica do incêndio.
Padilha falou com a imprensa após encontro com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, para abordar a continuidade da estratégia de apoio às vítimas. O ministro retorna nesta quarta-feira a Brasília.
O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), aconteceu na madrugada de domingo (27) (Foto: Agência Brasil)
O incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), aconteceu na madrugada de domingo (27) (Foto: Agência Brasil)

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sobe para 235 o número de mortes do incêndio da boate Kiss de Santa Maria

Gustavo Marques Gonçalves tinha 21 anos estava internado vítima do incêndio em Santa Maria
Gustavo Marques Gonçalves tinha 21 anos estava internado vítima do incêndio em Santa MariaMorreu nesta terça-feira (29/01) um paciente vítima do incêndio na Boate Kiss de Santa Maria e que estava internado no Hospital de Pronto-Socorro (HPS) em Porto Alegre. Gustavo Marques Gonçalves tinha 21 anos e teve 70% do corpo queimado no acidente. Com Gustavo, 235 pessoas morreram na tragédia.
Gustavo tinha entrado em quadro de morte encefálica na tarde de hoje e teve a morte confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde esta noite.
Estão internados em Santa Maria ou em Porto Alegre 74 pacientes em estado critico, com risco de morte. Ao todo, 120 pessoas estão internadas nas duas cidades, sendo cerca de 80 em unidades de terapia intensiva (UTIs).
Além dos pacientes que estão em estado grave, há a preocupação com os que ainda pode desenvolver pneumonite química. Por isso, 30 leitos de UTI estão reservados em Santa Maria para aqueles que vierem a sentir cansaço, tosse e falta de ar.
(*) Com informações da Agência Brasil
Leia Também:
Perícia eleva para 234 o número de vítimas fatais do incêndio da boate Kiss em Santa Maria RS
Passeata com milhares de pessoas homenageia vítimas da boate Kiss em Santa Maria
75 vítimas da tragédia da boate Kiss de Santa Maria ainda correm risco de morte
Polícia cumpre mandado de prisão contra a quarta pessoa envolvida no incêndio de Santa Maria
Vítimas de Santa Maria estão sendo enterradas sob comoção
Polícia prende três em Santa Maria para facilitar investigações sobre o incêndio na Kiss
Polícia divulga lista com os nomes de 231 mortos da tragédia da boate de Santa Maria
Dilma Rousseff se encontra com parentes de vítimas e feridos de incêndio em Santa Maria (RS)
Número de mortos em tragédia de Santa Maria e revisado para 232 pelo Corpo de Bombeiros
Clique Aqui e saiba mais do BBB13
Clique Aqui e saiba mais sobre Notícias da TV
Clique aqui e Veja Resumo de Novelas
Leia Mais Notícias Clicando Aqui

PREFEITOS USAM "JEITINHO" PARA TENTAR CONSEGUIR MAIS VERBAS.

O relator-geral do Orçamento de 2013, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), apressou o passo ontem para sair da cerimônia de abertura do Encontro Nacional de Novos Prefeitos, em Brasília. Mas não conseguiu evitar que alguns prefeitos o parassem para pedir alterações em emendas parlamentares que tinham seus municípios como alvos. A reportagem do iG flagrou um desses momentos em que o relator, constrangido, afirmou a um prefeito que não tinha poder para fazer qualquer mudança nas emendas.
Cada um dos 513 deputados federais e dos 81 senadores pode utilizar até R$ 15 milhões do orçamento federal em até 25 emendas para sua base eleitoral, sendo R$ 2 bilhões para saúde. As emendas individuais somam R$ 8,9 bilhões. Mas sobe para R$ 18,4 bilhões com emendas coletivas de bancadas estaduais e as do relator. A verba é distribuída para várias cidades, o que nem sempre agrada aos prefeitos, que querem concentrar o máximo de recursos nas suas cidades.
O Congresso votará o orçamento de R$ 2,14 trilhões com atraso na próxima terça-feira (5). O Palácio do Planalto costurou um acordo para que o texto final passe pelo Senado e a Câmara.
A expectativa é de que não haja contratempos como no final do ano passado, quando o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que para os parlamentares derrubarem vetos da presidenta Dilma Rousseff na nova lei de distribuição dos royalties do petróleo era necessário apreciar 3.066 vetos presidenciais parados a mais de uma década no Congresso. Com a decisão, ficou definido que votações conjuntas por senadores e deputados só poderiam ocorrer após a avaliação cronológica de todos esses vetos.
No início deste ano, o presidente em exercício do STF, ministro Ricardo Lewandowski, alterou a decisão de Fux, abrindo espaço para o Congresso fazer sessão conjunta em favor do Orçamento. Agora já tem uma parte da base, contrária à derrubada dos vetos de Dilma, argumentando que a decisão de Fux, contraposta por Lewandowski, é “uma interferência de um homem só”. Isso pode levar a um pedido para que o colegiado de ministros do STF avaliem a questão.

Fonte: Poder Online

Joaquim Barbosa cobra dos tribunais a aplicação da ficha limpa no Judiciário


BRASÍLIA - A ficha limpa aprovada pelo CNJ deve ser aplicada em todos os tribunais, com exceção do STF, que não está sob a jurisdição do Conselho...

Agência Brasil
foto: Valter Campanato/ABr
Joaquim Barbosa cobra dos tribunais a aplicação da ficha limpa no Judiciário.
Joaquim Barbosa cobra dos tribunais a aplicação da ficha limpa no Judiciário.
BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, enviou nesta terça-feira (29) ofício aos presidentes dos tribunais brasileiros cobrando a aplicação da ficha limpa no Judiciário. O ministro encaminhou o documento na condição de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que retomou suas atividades nesta terça-feira (29), após o recesso de fim de ano.
A Lei da Ficha Limpa foi sancionada em 2010 com regras mais rígidas para participação de candidatos na disputa eleitoral. Seguindo a onda de moralização, o CNJ aprovou, em julho do ano passado, uma resolução exigindo ficha limpa para contratação de funcionários comissionados, ocupantes de funções de confiança e terceirizados no Judiciário.
O prazo para prestação de informações venceu em dezembro do ano passado. Vários tribunais que ainda não tinham cumprido todas as exigências pediram mais prazo para tomar as providências. Há necessidade de recadastramento dos comissionados e terceirizados e a exoneração daqueles que não se enquadram nos padrões da resolução.
No despacho de hoje, Barbosa concede prazo de até 30 dias para que os tribunais se adequem às regras e prestem informações. Também nega pedido de entidades representativas de servidores para que a resolução seja revista.
A ficha limpa aprovada pelo CNJ deve ser aplicada em todos os tribunais, com exceção do STF, que não está sob a jurisdição do Conselho.

Gasolina e óleo diesel mais caros a partir desta quarta


A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira (29) o aumento de 6,6% no preço da gasolina comum e de 5,4% no preço do óleo diesel nas refinarias da estatal em todo o país. O reajuste passa a valer já nesta quarta (30). Em nota enviada à imprensa, a petrolífera brasileira afirma que o incremento foi definido pela política de preços da empresa de buscar alinhar os valores dos derivados aos praticados no mercado internacional.

Prefeito de Primavera tem diplomação cancelada pelo TRE-PE


Galego do Gás havia sido empossado após liminar de desembargador.
Presidente da Câmara Municipal irá assumir a prefeitura provisoriamente.

Do G1 PE
 O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) cancelou, em sessão plenária no final da tarde desta terça-feira (29), a diplomação de prefeito de Jadeildo Gouveia da Silva, conhecido como Galego do Gás (PR), no município de Primavera, na Zona da Mata Norte. Por quatro votos a dois, a decisão é oposta a do desembargador eleitoral Roberto Morais, que havia concedido uma liminar dando posse a Galego no dia 21 de janeiro.
O TRE informou que o recurso não é de caráter definitivo e ainda será julgado. Se a decisão for mantida, o município deverá ter novas eleições. Por enquanto, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal.
Galego do Gás tinha sido o segundo colocado nas últimas eleições da cidade, e o primeiro lugar, Romildo César, o Pão com Ovo, não assumiu a candidatura por esta ter sido indeferida pelo TRE e cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de votos.

De acordo com ativistas, 65 foram executados com tiro na cabeça na Síria


Estadão

Foto: Reprodução
Dezenas de pessoas já morreram na Síria, vítimas da repressão militar contra opositores
Dezenas de pessoas já morreram na Síria, vítimas da repressão militar contra opositores
Pelo menos 65 pessoas foram encontradas mortas, aparentemente com tiros na cabeça, com suas mãos amarradas em um bairro da cidade de Aleppo, no norte da Síria, nesta terça-feira, disseram ativistas.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos, sediado na Grã-Bretanha e que diz que fornece informações objetivas sobre baixas em ambos os lados da guerra da Síria a partir de uma rede de monitores, informou que o número de mortos pode chegar a 80. Não estava claro quem havia cometido os assassinatos.
Ativistas da oposição postaram um vídeo de um homem filmando pelo menos 51 corpos masculinos enlameados ao lado do que eles disseram ser o Rio Queiq, na área controlada pelos rebeldes de Bustan al-Qasr, um bairro de Aleppo.
Os corpos tinham ferimentos de bala em suas cabeças e suas mãos estavam amarradas. Alguns pareciam ser jovens, possivelmente adolescentes, e estavam vestidos com calças jeans, camisetas e tênis.
"Eles foram mortos apenas porque são muçulmanos", disse um homem barbudo em outro vídeo que teria sido filmado em Bustan al-Qasr depois que os corpos foram retirados do rio.
É difícil para a Reuters verificar tais relatos de dentro da Síria por causa de restrições à mídia independente.
Forças do governo e rebeldes na Síria foram acusados por grupos de direitos humanos de realizar execuções sumárias no conflito de 22 meses, que já custou mais de 60.000 vidas. Mais de 700.000 pessoas fugiram, segundo a ONU. O conflito começou como protestos pacíficos contra o regime de mais de quatro décadas do presidente Bashar al-Assad e sua família.
Rebeldes avançaram para Aleppo, cidade mais populosa da Síria, durante o verão, mas estão travados em uma disputa com forças governamentais. A cidade é dividida ao meio entre os dois lados.
REBELDES ENFRENTAM CURDOS
Na cidade oriental de Deir al-Zor, insurgentes incluindo combatentes islâmicos ligados à al Qaeda capturaram uma agência de segurança, depois de dias de combates pesados, de acordo com um vídeo ativista divulgado nesta terça-feira. Os combatentes libertaram prisioneiros do edifício.
O vídeo, publicado online, mostrou homens armados com fuzis aplaudindo enquanto estavam do lado de fora de um edifício que, segundo eles, era uma filial local da agência de inteligência da Síria.
Alguns dos combatentes carregavam uma bandeira negra com a declaração de fé islâmica e o nome da Frente al-Nusra, que tem laços com a al Qaeda no vizinho Iraque. O vídeo também mostrou tanques, que pareciam estar danificados, e uma sala contendo armas.
A guerra tornou-se fortemente sectária, com os rebeldes, que vêm principalmente da maioria muçulmana sunita, lutando contra um Exército cujos principais generais são principalmente da seita alauíta minoritária de Assad, um desdobramento do Islã xiita. Assad classifica a revolta como uma conspiração apoiada pelo exterior e culpa o Ocidente e sunitas do Golfo Pérsico.
Também houve confronto no norte, na cidade de Ras al-Ain, na fronteira com a Turquia, entre rebeldes curdos e militantes, disse o Observatório. Os insurgentes têm lutado contra combatentes de Unidades de Defesa do Povo Curdo há cerca de duas semanas na área, e dezenas de pessoas morreram na violência.

Blog do Ricardo Gama

Deputado Federal Paulo Pimenta (PT) irá processar responsável pela postagem de que ele é o dono da boate Kiss, em Santa Maria, na comunidade do Facebook Revoltados on Line e outros blogs

Sou árduo defensor da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa.

Mas não há provas ou indícios de que o Deputado Federal Paulo Pimenta (PT) seja o dono da boate Kiss, em Santa Maria, estamos lidando com uma das maiores tragédias ocorridas no Brasil, centenas de mortes.

Associar alguém a essa tragédia sem um mínimo de lastro probatório não é correto.

O Deputado Federal Paulo Pimenta nega ser dono da referida boate,  é melhor deixar a grande imprensa fazer o trabalho dela agora.

Conversei com os assessores do Deputado Paulo Pimenta (PT), o que tudo indica, até o momento ele está com a razão, e já está buscando os meios legais, irá entrar com as devidas ações criminais e cíveis contra a comunidade do Facebook Revoltados on Line, e outros blogs que estão informando que ele seja o dono da boate Kiss.

Não tenho medo de processos e ameaças, mas isso quando estamos com o direito do nosso lado, e até o momento não é o caso.
Digo e repito, uma coisa é ser processado com o direito ao seu lado, e outra sem.
 
Quem postou sobre o assunto, é melhor refletir, e pensar.

Principalmente aguardar.

Apesar de ter saído da Comunidade Revoltados On Line quero o bem de todos por lá.


Fornecido Por Cotação do Euro