terça-feira, 13 de outubro de 2015

Temporal no Rio Grande do Sul afeta mais de 44 mil pessoas no estado

Temporal no Rio Grande do Sul afeta mais de 44 mil pessoas no estado

Nível do Rio Guaíba chegou a maior marca dos últimos 74 anos.
Porto Alegre já fechou comportas do sistema de proteção de cheias.

Nathália Fruet Porto Alegre, RS
Cerca de 44 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas em 56 cidades do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre o nível do Rio Guaíba chegou a maior marca dos últimos 74 anos e mais de 200 moradores estão desabrigados.
Dona Veridiana Figueiró, que é vendedora, e mais 224 pessoas vão passar a noite em um ginásio de esportes em Porto Alegre. Para acomodar melhor os moradores que estão fora de casa foram colocadas essas fitas, que separam as áreas de dormitórios e o critério para que as pessoas dividam o mesmo espaco é a proximidade. Alguns são vizinhos e outros são da mesma familia.
"Minha cunhada trouxe a televisão, eu trouxe microondas para fazer mamadeira e assim a gente vai indo, né? Agora meu microondas está lá para todo mundo usar, todo mundo que está aqui vai utilizar meu microondas que eles vão instalar hoje ali", conta a dona de casa Fabiane Soares.
Na segunda-feira (12), o nível do Rio Guaíba alcançou 2,94 metros acima do nível normal, uma marca histórica, abaixo apenas da enchente de 1941, quando chegou a quase cinco metros. A prefeitura da capital fechou todas as comportas do sistema de proteção de cheias na área portuária da cidade, o que não acontecia desde 1972.
No abrigo, as famílias contam com ajuda de outras pessoas. Durante toda a segunda (12), teve fila para a entrega de doações. Foram mais de 4 toneladas de alimentos, roupas e material de limpeza foram arrecadadas e toda a comida do jantar também foi doada e feita por voluntários.
Em todo o Rio Grande do Sul, 7,6 mil pessoas estão fora de casa ou em abrigos. Dez cidades decretaram situação de emergência.
Por causa das enchentes, a capitania dos portos suspendeu na noite de segunda-feira (12) toda a navegação no Rio Guaíba, em Porto Alegre, incluindo o serviço de catamarã, que faz o transporte de passageiros.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro