terça-feira, 27 de outubro de 2015

Apresentadora sofre assédio sexual ao vivo na TV mexicana

Apresentadora sofre assédio sexual ao vivo na TV mexicana

Reprodução Image copyright Reproducao
Image caption Vídeo do momento em que Tania Reza é assediada viralizou nas redes sociais mexicanas
A cena vem causando indignação no México: durante um programa ao vivo, o apresentador toca o seio de sua colega de trabalho depois de assediá-la abertamente por vários minutos.
A mulher se queixa da agressão, mas o apresentador Enrique Tovar responde que "não foi nada". Então, a apresentadora Tania Reza deixa o palco. "Não posso trabalhar assim", disse ela.
Olhando para a câmera, Tovar diz: "Desculpa, gente, acho que minha companheira está com os hormônios à flor da pele".
O programa A Toda Máquina é produzido por uma afiliada da emissora Televisa em Ciudad Juárez, no Estado de Chihuahua, no extremo norte do país, uma das localidades com o maior índice de violência contra mulheres em toda a América Latina.
O vídeo do assédio tornou-se um dos mais vistos nas redes sociais pelos mexicanos. Por meio da hashtag #AssédioComHenriqueTovar, centenas de pessoas publicaram críticas à atitude do apresentador.
Leia também: Vítima na infância estimula milhares de denúncias de #PrimeiroAssédio após polêmica do MasterChef

Demissão

Image caption Apresentadores chegaram a gravar vídeo dizendo que tudo não passou de uma piada entre amigos; Tania depois disse ter sido forçada a dar esse depoimento
A Televisa demitiu os dois apresentadores do programa, sob o argumento de que eles teriam encenado a situação de assédio sexual, e divulgou no portal YouTube um vídeo em que a apresentadora diz que "a verdade é que não tínhamos noção de até que ponto isso ia chegar, não houve assédio". Enquanto isso, seu colega Enrique Tovar solta uma gargalhada no vídeo. "A verdade é que somos amigos, e não houve qualquer assédio."
No entanto, horas depois, Tania Reza publicou um segundo depoimento em sua página no Facebook em que diz ter sido pressionada a isentar o colega.
"Lamentavelmente, existe nestas situações uma pressão por parte das empresas e uma obrigação de dizer (ou inclusive gravar) que sou a culpada, com outras pessoas lavando as mãos", afirmou ela na rede social.
"Que seja dita a verdade. Se me obrigarem a tirar isto do ar, ao menos, já o pus em minhas redes sociais."
Leia também: A larva que come plástico e pode ter papel-chave em reciclagem

'Conduta imprópria'

Image caption Em seu perfil no Facebook, apresentadora desmentiu vídeo gravado com colega
Em um comunicado, a Televisa disse que reprova qualquer tipo de assédio e reconheceu que Tovar "se comportou de forma imprópria em uma transmissão da televisão aberta".
"Se o que aconteceu no programa difere da primeira declaração de Tania Reza perante nosso departamento de recursos humanos, a exortamos a nos relatar para que possamos apoiá-la no processo de denúncia."
O Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação (Conapred, na sigla em espanhol) disse que iniciará uma investigação.
A Secretaria de Governo disse que apoiará a apresentadora se ela quiser apresentar uma denúncia no Ministério Público de Chihuahua, que tem a obrigação de fiscalizar meios de comunicação que "fomentem a violência contras as mulheres".
Na página da apresentadora no Facebook, multiplicam-se os comentários com críticas e mensagens de apoio. Algumas pessoas dizem que tudo faz parte de uma "novela", enquanto outros pedem que mantenha sua denúncia, considerando o caso um exemplo do que acontece nas grandes emissoras do país.
"São muitos os que te apoiariam em denunciar algo assim", escreveu em mensagem a jornalista Katia D'Artigues. "Você fez bem em deixar o programa. Foi indigna a forma como te trataram, como ocorre com mulheres todos os dias. Mas, agora, denuncie que foi forçada a gravar (o depoimento desmentindo o assédio), se quiser ser consistente com este post."

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro