terça-feira, 20 de outubro de 2015

Brasil desiste de integrar equipe de observadores eleitorais após Venezuela barrar Nelson Jobim

Brasil desiste de integrar equipe de observadores eleitorais após Venezuela barrar Nelson Jobim

 
BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro desistiu de participar de uma missão internacional para observar as eleições parlamentares da Venezuela em dezembro porque o governo venezuelano rejeitou a escolha do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim para liderar a equipe.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou nesta terça-feira que a Venezuela recusou a escolha de Jobim, que já foi ministro da Justiça e da Defesa em governos diferentes, para dirigir a missão observadora da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), apesar de amplo apoio dos 12 países membros.
O anúncio é um duro golpe para o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que se beneficiou do apoio diplomático do Brasil em momentos delicados, incluindo a sua contestada eleição de 2013 e uma onda de protestos da oposição em 2014.
A eleição parlamentar de 6 de dezembro é vista como um dos pleitos mais difíceis para o Partido Socialista enquanto o país luta contra uma inflação descontrolada e uma economia em recessão.
O TSE afirmou que pretendia observar as condições antes da eleição para garantir a igualdade de condições, mas as autoridades da Venezuela impediram o acesso a uma auditoria do seu sistema eletrônico de votação.
"Em razão dos fatores acima referidos, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que não participará da missão da Unasul às eleições parlamentares venezuelanas", afirmou o órgão em comunicado.
A Venezuela tem reduzido nos últimos anos o papel dos observadores eleitorais estrangeiros. Em vez disso, tem recebido missões menores de "acompanhamento" que tiveram menos acesso aos dados eleitorais.
Autoridades consideram a decisão uma questão de soberania nacional, enquanto que os adversários insistem que se destina a reduzir a transparência das eleições.
Para o analista de questões venezuelanas David Smilde, Jobim teria dado credibilidade internacional à eleição.
"É uma notícia muito ruim", disse ele. "Jobim foi proposto pelos ministros das Relações Exteriores da Unasul. Agora (o governo venezuelano) não pode dizer que a sua soberania estava em jogo, ou que os Estados Unidos estavam impondo sua agenda."
(Reportagem de Anthony Boadle)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro