sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Fechamento de Coliseu e Fórum Romano causa indignação em Roma

Fechamento de Coliseu e Fórum Romano causa indignação em Roma

Pontos turísticos foram fechados por quatro horas para reunião sindical.
Primeiro-ministro anunciou lei que torna locais serviços públicos essenciais.

Da France Presse
Turistas fazem fila em frente ao Coliseu, em Roma, que ficou quase quatro horas fechado para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP)Turistas fazem fila em frente ao Coliseu, em Roma, que ficou quase quatro horas fechado para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: Massimo Percossi/ANSA via AP)
As autoridades italianas reagiram com indignação nesta sexta-feira (18) ao fechamento inesperado por quase quatro horas do Coliseu e do Fórum Romano para uma reunião sindical, e anunciaram medidas para evitar danos ao turismo.
"A cultura não pode ser sequestrada. Hoje aprovaremos um decreto especial", ameaçou o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, ao anunciar uma lei que estabelece que os museus e sítios arqueológicos sejam considerados "serviços públicos essenciais", com uma regulamentação do direito de greve específico.
"Feriram a cidade", lamentou o prefeito de Roma, Ignazio Marino, comprometido em uma campanha de medidas para melhorar os serviços da capital após duras críticas recebidas tanto a nível nacional como internacional.
"O copo está cheio", escreveu em tom indignado o ministro da Cultura e Turismo, Dario Franceschini, que apoia a medida de Renzi.
A assembleia sindical dos funcionários do Coliseu - um dos monumentos mais visitados da Itália, que recebe 6 milhões de pessoas ao ano - provocou inúmeros protestos dos turistas, que não haviam sido informados sobre o fechamento.
Nota informa aos turistas sobre o fechamento temporário do Coliseu, em Roma, para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)Nota informa aos turistas sobre o fechamento temporário do Coliseu, em Roma, para uma reunião sindical na sexta (18) (Foto: AP Photo/Gregorio Borgia)
Esta não é a primeira vez que empregados dos principais monumentos e sítios arqueológicos da Itália, como o de Pompeia, perto de Nápoles, decidem fechar as portas por razões sindicais, impedindo a entrada dos visitantes.
"Já houve outras ocasiões em que sítios arqueológicos muito visitados de nosso país foram fechados para os visitantes de todo o mundo sem que nada fosse feito. Devemos respeitar nossos turistas", lamentou Bernabò Bocca, presidente da Associação Italiana de Hotéis e Turismo.
"Ninguém nos avisou antes. Este é meu último dia em Roma, e comprei as entradas para visitar o Coliseu esta manhã porque viajo à tarde. E agora isso, está fechado", reclamou a francesa Paule, procedente de Paris.
Além do Coliseu, estavam fechados os monumentos vizinhos a ele: o Fórum Romano, o Palatino e as termas de Diocleciano, o que gerou o caos no coração de Roma.
"Era uma assembleia legítima", rebateu Susanna Camusso, secretária-geral do maior sindicato do país, CGIL, que criticou a tendência atual de impedir qualquer protesto e "limitar a democracia".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro