sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ex-tatuadora de 240 kg precisa perder 30 kg para fazer cirurgia bariátrica

Ex-tatuadora de 240 kg precisa perder 30 kg para fazer cirurgia bariátrica

Moradora de Feira de Santana engordou 140 quilos em menos de um ano.
Nova consulta será marcada para a realização do pré-operatório.

Do G1 BA, com informações da TV Subaé
Ex-tatuadora realizou a primeira consulta em Salvador nesta sexta (Foto: Reprodução/TV Subaé)Ex-tatuadora realizou a primeira consulta em Salvador nesta sexta (Foto: Reprodução/TV Subaé)
A ex-tatuadora de Feira de Santana, que engordou 140 kg em menos de um ano, fez a primeira consulta com a equipe multidisciplinar do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do Hospital da Bahia, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (18).
De acordo com aassessoria do hospital, Adizaite Gomes, que tem 30 anos e pesa 240 kg, foi avaliada pelo nutricionista, psicólogo e cirurgião bariátrico. Ela recebeu as recomendações dos médicos e irá marcar uma nova consulta para os procedimentos do pré-operatório. Ainda segundo informações da assessoria do hospital, Adizaite terá que perder, antes da cirurgia, cerca de 30 quilos.
Segundo Marcelo Zollinger, diretor do Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do hospital, o caso da mulher requer cuidado. "Adizaite é super obesa. Vamos iniciar um pré-operatório com ela, com dieta e acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e outros profissionais especializados", explica.
Por causa do excesso de peso, a mulher tem dificuldades para andar e dormir, além de ter hipertensão e diabetes.
Adizaite ficou muito emocionada ao chegar em um hospital de Feira de Santana para colher o sangue, em 3 de setembro. Como tem problemas para andar, a ex-tatuadora não saiu do carro e uma técnica de enfermagem foi até o veículo. Foram poucos minutos para o início de uma nova fase da vida. “Estou emocionada. Estou feliz”, relatou Adizaite Gomes.
A ex-tatuadora é de Fortaleza, mas há uma ano mora em Feira de Santana. Ela mudou de cidade para trabalhar como tatuadora e deixou dois filhos no Ceará. Durante esse tempo, ela sentiu falta das crianças e começou a engordar. Desempregada, atualmente Adizaite Gomes mora de favor no bairro Pedra do Descanso. Há meses ela não sai de casa.
À esquerda, Adizaite com 100 kg; à direita, com 240 kg (Foto: Reprodução/TV Bahia)À esquerda, Adizaite com 100 kg; à direita,
com 240 kg (Foto: Reprodução/TV Bahia)
A amiga e vizinha da ex-tatuadora, Ana Lúcia Batista, já conseguiu marcar todos os exames por meio da secretaria municipal de Saúde, para início do tratamento contra obesidade mórbida. “O que eu posso eu tenho feito. Ela estava passando muita necessidade financeira. Eu corri atrás, consegui cesta básica para ela”, revela Ana Lúcia Batista.
De acordo com a secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, os exames podem ser feitos no município, mas os procedimentos cirúrgicos só são realizados em Salvador. “Ela vai retirar uma ficha e vai levar para o endocrinologista preencher. Depois de preenchida, ela tem que ir ao Cedeba (Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia), em Salvador, que é onde tem o núcleo de obesidade”, conta.
Adizaite Gomes está confiante que vai conseguir emagrecer e voltar a fazer atividades simples do dia a dia. “Caminhar, chegar na minha igreja a pé e agradecer a Deus de joelhos”, conta emocionada.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro