quarta-feira, 6 de maio de 2015

TCU libera o primeiro leilão em portos públicos

TCU libera o primeiro leilão em portos públicos

Licitações de 29 áreas nos portos de Santos e do estado do Pará deverão gerar R$ 4,7 bilhões de investimentos

O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a realização do primeiro leilão de arrendamento de terminais em portos públicos. A decisão foi anunciada na noite desta quarta-feira (6) após um ano e meio de tramitação. Com a liberação do leilão, poderão ser arrendadas 29 áreas nos portos de Santos e do estado do Pará. 
Considerada uma das prioridades do Governo Federal desde a promulgação da nova Lei dos Portos, a licitação deverá gerar R$ 4,7 bilhões de investimentos. De acordo com a Secretaria de Portos (SEP), quando os 29 terminais portuários previstos para esta fase estiverem em operações pelos novos arrendatários, eles poderão movimentar cerca de 47 milhões de toneladas de cargas por ano. 
O ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, comemorou a decisão do TCU. Ele apontou que os investimentos nos terminais de Santos e do Pará são “prioritários e inadiáveis” e que a preocupação dos lotes para licitação será feita no “menor prazo possível”. 
Lei dos Portos 
O novo marco regulatório dos portos foi lançado pelo governo em dezembro de 2012. A Medida Provisória foi aprovada em maio de 2013, horas antes de perder validade, depois de sessões turbulentas e que avançaram a madrugada na Câmara. Desde então, nenhuma área foi licitada.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro