sábado, 23 de maio de 2015

Obama celebra beatificação de religioso assassinado em 1980

Obama celebra beatificação de religioso assassinado em 1980

Para o presidente dos Estados Unidos, o monsenhor Óscar Arnulfo Romero deve servir de inspiração para o trabalho pela justiça e pela paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, celebrou neste sábado (23) a beatificação do mártir salvadorenho monsenhor Óscar Arnulfo Romero e disse que sua figura deve servir de inspiração para o trabalho pela justiça e pela paz.
 Foto: AP
Monsenhor Romero foi assassinado a tiros em 24 de março de 1980
Foto: AP
Monsenhor Romero, assassinado a tiros em 24 de março de 1980 em plena missa quando era arcebispo de São Salvador, "foi uma figura inspiradora para as pessoas de El Salvador e de toda a América", destacou Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.
Segundo Obama, Romero foi um homem "inteligente e valente, que enfrentou os males que via sem temor, guiado pelas necessidades da população oprimida e pobre de seu país".
O presidente americano disse ter se emocionado "profundamente" quando teve a oportunidade de visitar o túmulo do arcebispo em março de 2011, durante uma viagem oficial ao país centro-americano.
"El Salvador avançou muito nos últimos 35 anos", ressaltou Obama, que acrescentou que o trabalho que os EUA realizam nesse país e em toda a América Central se guia pela visão de Romero e é orientado a "promover oportunidades econômicas, fortalecer o Estado de direito e criar vizinhanças mais seguras".
Obama agradeceu também ao papa Francisco por sua decisão de beatificar Romero e por sua "liderança, ao enfatizar a obrigação compartilhada de ajudar os que mais necessitam".
"Esperamos que a visão do arcebispo Romero inspire nós todos a respeitar a dignidade de todos os seres humanos e a trabalhar pela justiça e pela paz", concluiu.
Milhares de devotos do monsenhor Romero encheram hoje, desde as primeiras horas da madrugada, a praça do Salvador do Mundo na capital salvadorenha para assistir ao ato de beatificação.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro