terça-feira, 5 de maio de 2015

Dez mil professores voltam às ruas de Curitiba em novo ato

Dez mil professores voltam às ruas de Curitiba em novo ato
Na manhã desta terça-feira, os professores da rede pública estadual do Paraná voltaram às ruas de Curitiba em protesto contra a violência policial.
Publicado Terça-Feira, 5 de Maio de 2015, às 16:44 | Fonte O Globo - DANIEL BIASETTO E RENATO ONOFRE
Enviar notícia via Whatsapp - somente plataformas iOS e Android.
 
 
 


SÃO PAULO — O secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier Ferreira, e o comandante da Polícia Militar no estado, coronel César Kogut, serão exonerados. O anúncio deverá ser feito pelo governador Beto Richa nas próximas horas. Na semana passada, 213 pessoas ficaram feridas, segundo a prefeitura, durante confronto entre professores em greve e policiais militares, durante manifestação em frente à Assembleia Legislativa contra a mudança das regras para aposentadoria de servidores do Paraná. Um cachorro da polícia mordeu um cinegrafista da rede Bandeirantes e um deputado estadual que tentava impedir a truculência dos policiais. O Ministério Público Estadual abriu inquérito para apurar a ação de policiais. O secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini, deve ser mantido no cargo.
 
Na manhã desta terça-feira, os professores da rede pública estadual do Paraná voltaram às ruas de Curitiba em protesto contra a violência policial. Segundo a PM, cerca de dez mil pessoas participaram da caminhada que começou na Praça 19 de Dezembro e terminou no Centro Cívico. Os professores decidiram, em assembleia à tarde, pela manutenção da greve que já dura onze dias.
 
Cerca de um milhão de alunos estão sem aula no estado. A Justiça chegou a determinar o retorno imediato dos professores às salas de aula, mas APP-Sindicato entrou com recurso e derrubou a decisão.
 
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), o governo estadual depositou, na segunda-feira, através de folha complementar, os adicionais atrasados (quinquênios) desde janeiro e o terço de férias devido a parte dos educadores. Segundo nota da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o governo desembolsou R$ 6,7 milhões para saldar os débitos.
 
 
Na segunda-feira da semana passada, os professores da rede pública do Paraná entraram em greve em protesto ao projeto do governo estadual que mudava a forma de custear a previdência social dos servidores do estado. Na quarta-feira, durante a sessão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que aprovou o projeto, policiais usaram balas de borrachas, cães e bombas para dispersar um grupo de professores que tentava entrar na Alep para acompanhar a votação.
 
Quatro dias depois, na segunda-feira, o secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, lamentou o episódio:
 
— Nós lamentamos. As imagens são terríveis. Nunca se imaginava que um confronto como esse terminasse de maneira tão lastimável, com as imagens que nós vimos. Nada justifica lesões, vítimas, de ambos os lados — afirmou.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro