sexta-feira, 22 de maio de 2015

Empresas do Paraná fecham 2 mil vagas de emprego em abril, diz Caged

Empresas do Paraná fecham 2 mil vagas de emprego em abril, diz Caged

Dados do Caged apontam redução no número de contratações.
Resultado foi o pior para o mês nos últimos 13 anos no estado.

Samuel Nunes Do G1 PR
Setor da agricultura abriu vagas e impediu
resultados piores em abril (Foto: Divulgação/AEn)
Produtores de milho aguardam para saber se clima vai influenciar nos lucros (Foto: Divulgação/AEn)
As empresas do Paraná fecharam 2.002 vagas de emprego com carteira assinada no mês de abril, conforme os números divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sobre o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De acordo com os dados, publicados nesta sexta-feira (13), a queda foi pressionada justamente pelas indústrias que fecharam mais de 2,8 mil postos de trabalho.
O resultado de abril representou uma queda de 0,07% em relação ao mês de fevereiro. Foi a primeira vez, em 13 anos, que os números ficaram negativos no estado. Além da indústria, o setor da construção civil também apresentou fechamento de vagas. Foram 632 ao todo.
Os resultados para o estado só não foram piores porque houve a abertura de pouco mais de 1 mil vagas no setor da agropecuária e de outras 224 no comércio. A administração pública também fechou abril com a abertura de 188 vagas com carteira assinada. No setor de serviços, houve o fechamento de 38 postos de trabalho, mas o número é considerado estável, em relação ao mês de março.
Resultados regionais
O Caged apontou que a Região Metropolitana de Curitiba teve uma redução de 3.223 vagas formais, o que representa uma queda de 0,2% em relação a março. Entre as cidades que tiveram melhor desempenho, quem ficou no topo da lista foi o município de Telêmaco Borba, onde houve a abertura de 306 vagas. Já o pior resultado ficou na capital, com o fechamento de 2.224 postos de trabalho.
Melhor do Sul
Embora os resultados apontem uma desaceleração da economia em abril, o resultado no Paraná teve um desempenho melhor que os demais estados da Região Sul. Em Santa Catarina, foram fechadas 4.209 vagas de trabalho. No Rio Grande do Sul, as empresas cortaram outras 7.278 vagas.
Os resultados na Região Sul acompanharam a tendência nacional. Dentre os 26 estados e o Distrito Federal, apenas em cinco lugares houve aumento no número de empregados com carteira assinada. O melhor resultado foi o de Goiás, onde foram abertas apenas 2,2 mil vagas. Em todo o Brasil foram fechados 97.828 postos de trabalho formal. Assim como no Paraná, o resultado ruim foi puxado sobretudo pela indústria.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro