terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Nigéria: Novo atentado suicida provoca 11 mortos

Nigéria: Novo atentado suicida provoca 11 mortos

Nigéria: Novo atentado suicida provoca 11 mortos

Onze pessoas morreram hoje à tarde num novo atentado suicida perto de Biu, no nordeste do Nigéria, cinco dias depois de um ataque semelhante, indicaram testemunhas citadas pela agência de notícias francesa, AFP.

Segundo um elemento de uma milícia de autodefesa local, o atentado foi cometido por "três homens que seguiam num riquexó", por volta das 13:00 locais (12:00 TMG e de Lisboa), na aldeia de Yamarkumi, a quatro quilómetros de Biu, no Estado de Borno.
Os três homens fizeram-se explodir e "mataram 11 pessoas, membros de milícias de autodefesa e crianças que vendiam na rua", declarou a testemunha, cujo relato foi confirmado por um habitante da aldeia.
"Apercebemo-nos depois de que os atacantes tinham chegado de riquexó. Três homens estavam no primeiro e fizeram-se explodir", explicou a testemunha.
"O segundo riquexó entrou em fuga, mas foi perseguido por soldados e milicianos", acrescentou.
Tijjani Kanta, um habitante que se encontrava no hospital central de Biu, contou 14 corpos, incluindo os três dos atacantes.
"Os outros 11 são os dos membros da milícia e das crianças que vendem artigos aos motards naquele 'check-point'", precisou.
Este atentado surge depois de um outro atentado suicida ocorrido na quinta-feira passada no sobrelotado mercado de Biu. Uma jovem fez-se explodir, matando 11 pessoas, sem contar com ela.
O grupo extremista armado Boko Haram tentou várias vezes apoderar-se de Biu, situada a 180 quilómetros da capital do Estado de Borno, Maiduguri, mas foi sempre repelido pelo exército e pelas milícias de autodefesa.
Diário Digital com Lusa

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro