terça-feira, 9 de abril de 2013

PSDB APRONTA MAIS UMA VEZ


Adeus Bolsa alimentação
D
epois de mais de dez anos recebendo a bolsa alimentação da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), de Santarém, os educadores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), já perderam a esperança de recebê-la na atual administração municipal.
Logo após as eleições, em reunião do corpo docente do SOME, realizada na manhã do dia 22 de outubro, no IESPES, o coordenador Luis José Rabelo de Lima informou aos presentes, que o prefeito eleito Alexandre Von (PSDB) continuaria com o pagamento da bolsa alimentação.
Cerca de um mês depois, em reportagem intitulada Alexandre Von vai pagar ou não a bolsa alimentação? publicada na edição no 35 do Modular Notícias, que foi lançada no dia 17 de novembro de 2012, a dúvida sobre o pagamento já  comovia os professores, porque a partir do dia 1o de janeiro de 2013, o prefeito eleito Alexandre Von assumiria a prefeitura de Santarém e já sinalizava, que em seu governo haveria contenção nas despesas com pessoal.
Preocupados com a situação, os educadores formaram uma comissão, para tratar da questão. Na quinta-feira, 14/2/2013, a comissão, formada pelos educadores Antônio Carlos Andrade de Lima, Fada-Isis da Costa Pinheiro, Hitacy Santos dos Santos, Hermes Bessa, Maria Ocy de Oliveira Martins, Joana Pastora e Manoel Domingos Oliveira Cunha, reuniu com a vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia, para tratar do assunto.
De acordo com Hitacy Santos, a vice-prefeita informou que se a bolsa alimentação estivesse incluída no orçamento 2013 ela seria paga. Caso contrário, a PMS não teria como fazer o pagamento e, nesse caso os educadores teriam que esperar o próximo ano, pois o orçamento de 2014 só será votado em outubro.
A vice-prefeita informou também que iria verificar se a verba estava incluída no orçamento municipal, para depois dar uma resposta ao coordenador do SOME, Luis José Rabelo de Lima, para ser repassada aos professores. Quanto ao valor a ser pago, Maria José Maia disse que juntamente o prefeito Alexandre Von iria estudar o caso.
Até o momento (quase encerrando o 1o módulo do ano letivo 2013), nenhuma resposta foi repassada e tudo indica, que o dinheiro não será pago.
Uso – Na região da várzea e dos rios Arapiuns e Tapajós, o dinheiro da bolsa é utilizado pelos docentes, principalmente para a compra de gelo, para armazenar os mantimentos e para pagar as passagens de deslocamento para a comunidade. O dinheiro é usado também para o pagamento de luz e água, nas comunidades onde tais serviços são disponíveis.
Dos quatro municípios que compõem o polo (Santarém, Belterra, Aveiro e Mojuí dos Campos) somente Santarém pagava a bolsa alimentação.
Em Belterra e Aveiro, apesar das inúmeras solicitações feitas pelos educadores aos prefeitos, não houve acordo e o pagamento não está sendo efetuado. Em relação a Mojuí dos Campos, somente ano passado é que o município foi adicionado ao polo.
Governo passado - Durante o governo de Maria do Carmo Martins Lima (PT), a bolsa alimentação foi regularmente paga pela SEMED, apesar de muitos atrasos, respaldando a promessa feita em 2008 pela prefeita aos educadores do SOME, em reunião realizada no colégio "Batista Sóstenes de Barros", de que em seu governo a bolsa alimentação seria paga. Contraponto: o pagamento referente aos dois últimos módulos de 2012, não foram efetivados pela secretaria. 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro