terça-feira, 30 de abril de 2013

Papa apela "um rápido reinício das negociações entre israelitas e palestinianos"

 

O Vaticano e o papa Francisco esperam "um rápido reinício das negociações entre israelitas e palestinianos", graças às "decisões corajosas" e à "disponibilidade das duas partes", indicou hoje um comunicado do Vaticano.

O comunicado foi emitido no final de um encontro entre o papa e o Presidente  de Israel, Shimon Peres. 
Este reinício das negociações deve poder resultar "num acordo respeitoso das legítimas aspirações dos dois povos e contribuir assim, de maneira decisiva,  para a paz e estabilidade na região", acrescentou o comunicado, que sublinhou  que as duas partes manifestaram o desejo de uma "solução política na Síria".
O Presidente Peres reuniu-se também com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone.
"A questão importante da cidade de Jerusalém" também foi abordada, tal como "algumas questões relativamente às relações entre o Estado de Israel e o Vaticano" e entre "as autoridades e as comunidades católicas locais", numa alusão ao conflito que preocupa as comunidades palestinianas e as congregações católicas sobre o projeto de muro para separar Jerusalém e Belém. 
Os católicos desta zona enviaram uma carta aberta do papa na segunda-feira,  pedindo-lhe que interviesse. 
"Progressos notórios" nos trabalhos da comissão mista Israel-Vaticano, para chegar a um acordo sobre questões de interesse comum" relativamente  aos bens da Igreja e das congregações na Terra Santa, foram saudados. 
O comunicado acrescentou que as duas partes desejam "uma rápida conclusão" destas negociações.
Com lusa

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro