sábado, 31 de outubro de 2015

Avião de passageiros russo despenha-se no Monte Sinai. Não há sobreviventes

Avião de passageiros russo despenha-se no Monte Sinai. Não há sobreviventes

O Airbus A-321 da companhia russa Kogalymavia levava 224 pessoas a bordo. Avião ficou destruído.
Um Airbus A-321 da companhia russa Kogalymavia (também conhecida como Metrojet) despenhou-se este sábado numa zona montanhosa do Monte Sinai, com 224 pessoas a bordo, 217 passageiros e 7 membros da tripulação. As autoridades egípcias confirmaram que não foram encontrados sobreviventes nas operações de busca. A bordo seguiam 17 crianças. De acordo com a embaixada russa no Egipto, todos o que seguiam a bordo tinham nacionalidade russa.
O avião, que opera há 18 anos, transportava turistas da estância turística de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, para a cidade de São Petersburgo, na Rússia, informou a agência de notícias russa RIA. O ministério egípcio da aviação civil diz que é ainda cedo para determinar as causas do acidente, tendo a hipótese de atentado sido descartada desde cedo, com as autoridades a negarem que o aparelho tenha sido abatido por grupos ligados ao Estado Islâmico. O Comité de Investigação Russo está a averiguar a suspeita de "violação de regras de segurança do voo" por parte da companhia aérea Kogalymavia e avançou com um processo crime.  A companhia russa Kogalimavia foi fundada em 1993, tem base no aeroporto moscovita de Domodedovo, e realiza habitualmente voos 'charter' (fretados).Em comunicado, a autoridade de aviação russa Rosaviatsiya informou que o voo 7K9268 saiu de Sharm el-Sheikh às 6h51, hora de Moscovo (3h51em Lisboa) e estava previsto aterrar no aeroporto Pulkovo em São Petersburgo às 12h10.

Airspace over Sinai Peninsula when #7K9268 disappeared from Flightradar24 at 04:13 UTC pic.twitter.com/H7kJk9qL6r

À chegada ao local, as autoridades egípcias avançaram que o avião de passageiros tinha ficado completamente destruído, o que tornaria quase impossível encontrar sobreviventes. Com o decorrer das operações de salvamento, uma fonte anónima das autoridades chegou a dizer à Reuters que foram escutadas vozes de passageiros presos dentro de umas das secções do avião. Mais tarde, declarou: “Vejo um cenário trágico. Inúmeros mortos no chão e muitos ainda presos aos assentos”.
O aparelho terá ficado partido em dois: “Há uma outra secção do avião com passageiros que é preciso resgatar e as equipas de socorro estão a tentar entrar e esperam encontrar sobreviventes", disse a mesma fonte. Os destroços foram localizados ao sul da cidade egípcia de Al-Arish, capital da província do Norte do Sinai. As más condições meteorológicas naquela zona central do Monte Sinai dificultam o acesso das equipas de salvamento. Quarenta e cinco ambulâncias foram enviadas para a zona do acidente.
O Presidente russo, Vladimir Putin, expressou as condolências aos familiares das vítimas que se reuniram no aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo. "Estou à espera dos meus pais, falei com eles quando já estavam dentro do avião e depois ouvi as notícias", diz Ella Smirnova, uma jovem de 25 anos que de deslocou até ao aeroporto. "Vou continuar à espera até ao fim que eles cheguem vivos, mas pode ser que nunca mais os volte a ver". Putin ordenou ainda que os aviões do Ministério da Emergência russo fossem destacados para o local e as forças militares israelitas também já ofereceram apoio.
A confirmação da queda do avião russo chegou depois de informações contraditórias que davam conta de que a aeronave teria entrado em contacto o espaço aéreo turco e estaria a salvo. Sabe-se agora que o avião da companhia aérea russa falhou o contacto com as autoridades do espaço aéreo do Chipre apenas 23 minutos após a descolagem, tendo desaparecido do radar.
O chefe do centro de tráfego aéreo egípcio confirmou que as autoridades russas perderam o contacto com a aeronave, segundo a Reuters, ainda no espaço aéreo egípcio.O primeiro-ministro do Egipto Sherif Ismail já convocou um gabinete de crise para lidar com as consequências do desastre.
Futebol russo cumpre um minuto de silêncio 
Os jogos do campeonato de futebol da Rússia vão cumprir um minuto de silêncio em memória das vítimas. "É uma tragédia terrível. Crianças, adultos... Não há palavras", lamentou Serguéi Chebán, director executivo da divisão de honra do futebol russo.
A jornada de hoje já arrancou - o líder CSKA Moscovo recebe o Ufa e, mais tarde, o Zenit de André Villas-Boas recebe o Mordovia Saransk - e termina apenas na segunda-feira, com o Rostov a receber o Dínamo de Moscovo.

Supremo tira processo da Eletronuclear das mãos de Sergio Moro

Supremo tira processo da Eletronuclear das mãos de Sergio Moro

Relator da Operação Lava Jato no Superior Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki determinou que o inquérito que apura fraudes e corrupção na Eletronuclear seja separado do processo da Petrobras. A medida tira do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Justiça no Paraná, o poder de julgar a ação.
O argumento é que Moro não tem competência territorial, tendo em vista que a Eletronuclear está situada no Rio de Janeiro. Sendo assim, os autos do processo sobre a estatal do setor elétrico serão encaminhados à Justiça Federal do Rio.
Decisão do relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki, remete processo ao Rio de Janeiro
Decisão do relator da Lava Jato no STF, ministro Teori Zavascki, remete processo ao Rio de Janeiro
Em setembro, o plenário do STF já havia aprovado em voto decisão de Zavascki pelo desmembramento de processos da Lava Jato. Assim, o julgamento do processo sobre a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o ex-ministro Paulo Bernardo também saiu da alçada de Moro, sob a justificativa de que o suposto esquema de fraude em contratos do Ministério do Planejamento com uma empresa de São Paulo, para onde o processo foi encaminhado.
A mudança nos rumos da investigação fez também com que Teori Zavascki concordasse com o a tese de que essas investigações não têm relação com a Lava Jato. O que ocasionou a redistribuição do processo, que acabou ficando sob a responsabilidade do ministro Dias Toffoli. O resultado foi que as investigações em primeira instância deixassem de ser comandadas por Serio Moro.
Na época da decisão, o STF sofreu críticas, já que Moro vem sendo visto como um juiz enérgico no julgamento do caso. Já Toffoli questionou a preferência do Ministério Público por Moro, como se ele fosse o único juiz no Brasil com capacidade para conduzir um processo desse tipo.

Justin Bieber abandona show logo no início.

Justin Bieber abandona show logo no início.

É a segunda vez que o cantor teen Justin Bieber perde a calma e se irrita com a plateia. Ele estava se apresentando em Oslo, na Noruega. O astro simplesmente se retirou do palco. "Não vou fazer o show." 

Olha que confusão! De acordo com informações divulgadas pela imprensa, algumas pessoas jogaram água no palco, enquanto o artista tentava se secar com a toalha. Em seguida, alguns tentaram puxar da mão dele. Justin Bieber tentou conversar com as garotas pedindo para que parassem e o ouvissem, mas a confusão continuou. Então, Bieber perdeu a paciência e deixou o palco, encerrando o show. ASSISTA AO VÍDEO.
Dias antes, na Espanha, durante uma entrevista ao programa Los 40 principales, o cantor abandonou o estúdio. O motivo? A insistência do apresentador em proferir uma série de perguntas pessoais e tentar gravar um vídeo que "quebraria a internet". No mundo do entretenimento, paciência também é uma virtude, Bieber.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS SOBRE OS FAMOSOS.
(Com informações do Diário de Pernambuco)

Petroleiros da bacia de Campos, RJ, tentaram levar maconha para plataforma.

Petroleiros da bacia de Campos, RJ, tentaram levar maconha para plataforma.

Petroleiros são flagrados com maconha em Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro. 

Na última sexta-feira (30), três funcionários tentaram embarcar para plataformas da Petrobras, no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, com maconha nas bagagens. A informação tem como fonte o jornal 'Campos 24 Horas'.
De acordo com a publicação, a descoberta das drogas ocorreu durante a inspeção das bagagens, que é feita com com raios-X e detectores de metais. Segundo a polícia,  foram pequenas quantidades, em torno de 30 gramas. Na 146ª DP/Guarus, os acusados foram autuados por porte de drogas, e liberados após pagamento de fiança.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Americano vira hit ao fazer ‘beatbox’ com canudo e copo de refrigerante

Americano vira hit ao fazer ‘beatbox’ com canudo e copo de refrigerante

Cena foi protagonizada pelo auxiliar de enfermagem Parker Kane.
Gravação recebeu mais de 1,7 milhão de visualizações no YouTube.

Do G1, em São Paulo
O americano Parker Kane, que trabalha como auxiliar de enfermagem no estado de Idaho (EUA), virou hit ao fazer "beatbox" (reproduzir sons de bateria) com um canudo e copo de refrigerante em um restaurante da rede McDonald's. Publicado no YouTube no dia 18 de outubro, a gravação recebeu mais de 1,7 milhão de visualizações. Assista ao vídeo.
Americano virou hit ao fazer ‘beatbox’ com canudo e copo de refrigerante (Foto: Reprodução/YouTube/Parker Kane)Americano virou hit ao fazer ‘beatbox’ com canudo e copo de refrigerante (Foto: Reprodução/YouTube/Parker Kane)

Atriz se finge de embriagada e sofre assédio ostensivo em plena luz do dia

Atriz se finge de embriagada e sofre assédio ostensivo em plena luz do dia

Um experimento levado a cabo por um centro de tratamento para dependentes químicos em Madri teve resultados assustadores ao expor o comportamento agressivo masculino.
Em um vídeo de 10 minutos, filmado no cento da capital espanhola, em um dia de semana e em plena luz do dia, uma atriz fingindo estar bêbada é assediada, não raramente de forma acintosa, por homens que não hesitam em tentar se aproveitar da vulnerabilidade causada pelo álcool.
Coordenado pelo psiquiatra José Miguel Gaona, o experimento do Centro Europeu Neurosaulus teve que ser interrompido depois de o assédio crescer de intensidade a ponto de a equipe de filmagem temer pela segurança da atriz.

Reações

"Ficamos assustados com a atitude das pessoas. Esperávamos insinuações e comentários, mas nunca que os homens fossem tentar abusar fisicamente da mulher em plena luz do dia em Madri. Sinceramente, isso foi uma surpresa", afirmou Gaona à BBC Brasil.
Leia também: #PrimeiroAssédio: Maioria de participantes de campanha sofreu 1º abuso entre 9 e 10 anos
Curtiu? Siga a BBC Brasil no Facebook e no Twitter
Image caption Um homem tentou beijar a atriz à força
O psicólogo contou que a ideia do vídeo foi inspirada por um projeto semelhante feito em Los Angeles. Com a diferença de que, ao contrário da iniciativa americana, o experimento em Madri foi conduzido de forma a testar a espontaneidade das agressões.
A atriz usada, por exemplo, foi instruída a só interagir com homens em resposta a um contato inicial. Sua história era simples: "embriagada", ela dizia ter passado a manhã bebendo e se perdido das amigas, que não podia contactar por estar "sem bateria no celular".
"Não se trata de algum tipo de hoax, nem de algum tipo de edição tendenciosa. Tudo o que mostramos no vídeo aconteceu de verdade, e isso é o que o torna mais assustador. Ninguém tentou ajudá-la", acrescentou Gaona.
BBCAlém de ouvir "cantadas", a atriz por vezes é levada para locais mais discretos, em que homens tentam beijá-la à força ou apalpá-la. E, em pelo menos uma ocasião, apesar de a mulher mencionar a intoxicação com o álcool, tentam lhe dar mais bebida.
Image caption Psicólogo quer que experimento provoque reflexão
"Isso foi algo que me deixou ainda mais chocado. Um homem tentar se aproveitar de uma mulher em estado de embriaguez avançada é a mesma coisa que tentar abusar de alguém com uma deficiência mental", disse o psicólogo.
Leia também: Por que a política do filho único virou uma bomba demográfica na China
Leia também: 'Narcos' em debate: Produções sobre Pablo Escobar criam polêmica na Espanha
Mas a equipe do Neurosaulus ficou mais chocada com as reações de usuários da internet que fizeram comentários sobre o vídeo, tanto no canal de YouTube do centro (em que o experimento teve mais de 680 mil visualizações) quanto nos sites de notícias.
"Os comentários simplesmente diziam que a maneira como a mulher estava vestida ou o fato de estar 'embriagada' tornava aceitável o fato de ela ser assediada da maneira que foi. Isso em vários idiomas diferentes, o que mostra como não estamos falando de um problema que acontece apenas na Espanha".
Para o psicólogo, porém, a viralização do vídeo ao menos vai provocar debate. Pai de duas filhas, Gaona espera ver público e autoridades refletindo sobre o experimento.
"Se homens tomaram essa liberdade toda com uma mulher adulta, imagine com adolescentes. Acho que nosso trabalho serve também como advertência. Não vivemos em um mundo em que todo mundo é bom. É preciso cuidado. Mas gostaria de ver a sociedade pensando bem no que está assistindo".

Onda supera proteção e provoca correria nas margens de rio na China

Onda supera proteção e provoca correria nas margens de rio na China

Ondas são causadas pela maré alta e 'viajam' rio acima.
Muitos se arriscam e ficam perto da barreira de proteção para ver fenômeno.

Do G1, em São Paulo
Moradores e turistas foram surpreendidos nesta quarta-feira (28) por uma forte onda às margens do rio Qiantang em Hangzhou, na província de Zhejiang, na China. As ondas são causadas pela maré alta e "viajam" rio acima.
Muitas pessoas se arriscam e ficam perto da barreira de proteção para ver o fenômeno. O problema é que, às vezes, a onda vem muito forte e ultrapassa a barreira, provocando uma correria, com direito a vários tombos.
Grupo é atingido onda às margens do rio Qiantang, em Hangzhou (Foto: China Daily/Reuters)Grupo é atingido onda às margens do rio Qiantang, em Hangzhou (Foto: China Daily/Reuters)
  •  
Muitas pessoas se arriscam e ficam perto da barreira de proteção para ver o fenômeno (Foto: China Daily/Reuters)Muitas pessoas se arriscam e ficam perto da barreira de proteção para ver o fenômeno (Foto: China Daily/Reuters)

Quadrilha de estelionatários é presa em Santa Maria do Pará

Quadrilha de estelionatários é presa em Santa Maria do Pará




Três pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de estelionatários foram presas em flagrante na quarta-feira dia 28, em Santa Maria do Pará, no nordeste paraense.
O trio será apresentado pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na sede da Polícia Federal, na avenida Almirante Barroso.
Com a quadrilha foram encontrados diversos cartões de banco em nome de outras pessoas, aproximadamente R$ 1.500 em espécie, um cheque no valor de R$ 18.500 e vários celulares.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal desconfiaram da movimentação suspeita do veículo no retorno da Operação Otenarco, e decidiu abordá-lo, quando flagraram os cartões.
O crime é conhecimento como “Golpe do Paco”, em que são utilizados uma mulher bonita e um senhor de idade para enganar as vítimas. Os criminosos são  de outros estados e já estão na região há mais de duas semanas aplicando o golpe.
Os agentes também encontraram fotos dos suspeitos em Mosqueiro, mostrando altas quantias em dinheiro.
Os cartões são de agências localizadas no município de Santa Isabel do Pará. O suspeito de ser o líder da quadrilha chegou a apresentar identidade falsa do estado do Pará e dois nomes, que não o identificam.
Já a mulher tem várias passagens pela polícia por diversos crimes deste tipo e estava cumprindo prisão domiciliar no Distrito Federal.
Fonte: Do G1 PA

Rodovias do Pará terão fiscalização reforçada pela no feriadão

Rodovias do Pará terão fiscalização reforçada pela no feriadão




A Polícia Rodoviária Federal iniciou nesta quinta-feira dia 29, a “Operação Finados”, que irá concentrar a fiscalização nas rodovias federais de todo o Pará.

O reforço nas atividades de policiamento e fiscalização irá se estender até a meia-noite do próximo dia 2 de Novembro, feriado de Dia de Finados.

Os policiais rodoviários irão atuar em diversos pontos da rodovia para coibir os excessos e evitar o desrespeito às leis de trânsito.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o trabalho ostensivo irá se concentrar principalmente nos primeiros 20 quilômetros da rodovia BR-316, que abrange municípios da região metropolitana de Belém.


Fonte: Do G1 PA

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Águia de Marabá faz 12 x 1 no Tiradentes e avança na liderança para a semifinal

Águia de Marabá faz 12 x 1 no Tiradentes e avança na liderança para a semifinal

Time de Marabá termina invicto e vai enfrentar a Desportiva na próxima fase.
O Águia de Marabá massacrou o Tiradentes por incríveis 12 a 1 no último domingo (25), pela quinta e última rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paraense de Futebol, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá.
águiaOs gols do Azulão foram marcados por Charles (2), Joãozinho (3), Chaveirinho (3), Flamel (2), Danúbio e Fred. Rodolfo descontou para o Tigre.
Assim, o Águia garantiu a liderança invicta do Grupo A1, com 11 pontos ganhos, e na semifinal vai enfrentar a Desportiva de Marituba, em jogo único programado para o próximo domingo (1), às 15h30, também no Zinho de Oliveira. Já o Tiradentes se despediu sem ter conseguido pontuar.
A outra semifinal será disputada entre Castanhal e São Raimundo, também em jogo único a ser realizado domingo (1), às 15h30, em Castanhal.
Os dois vencedores dos jogos semifinais, além de fazerem a final da “Segundinha Paraense”, estarão habilitados a disputar a Primeira Divisão do Paraense, que tem previsão de começar no início do ano que vem.

Suspeito de mandar assassinar filho de empresário de Castanhal é preso

Suspeito de mandar assassinar filho de empresário de Castanhal é preso




Um foragido da justiça, considerado de alta periculosidade, com várias passagens pela polícia, por crimes de receptação, furto, roubo e também acusado de ter sido o mandante do assassinato do filho de um empresário na cidade de Castanhal, ocorrido em junho deste ano, foi preso por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na segunda-feira dia 26, na fronteira do estado do Pará com o Maranhão.
Os agentes da Polícia Rodoviária Federal realizaram a abordagem do veículo, no quilômetro 272 da BR 316, município de Cachoeira do Piriá, no nordeste paraense, o qual era conduzido por José Marcelo Lima Xavier, de 36 anos, o qual se encontrava na companhia de sua esposa, seus dois filhos e cunhada.
Após consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça, foi verificado que havia em aberto a expedição de um Mandado de Prisão Preventiva decretado pelo Juízo da comarca de Castanhal, também no nordeste paraense, no dia 28/09/2015, em virtude da suposta prática do crime de Homicídio Qualificado.
Durante a fiscalização, Jose Marcelo informou que estava se deslocando em direção ao estado do Maranhão, no município de Santa Helena, tentando assim, sair do estado do Pará.
Em cumprimento a ordem emanada pela autoridade judiciária competente, Magistrada Flávia Oliveira do Rosário Carneiro, o foragido foi encaminhado à Seccional da Polícia Civil de Cachoeira do Piriá para as providências legais cabíveis.
Fonte: DOL com informações da PRF

Pesquisa: 85% dos brasileiros são contra regulamentação do WhatsApp

Pesquisa: 85% dos brasileiros são contra regulamentação do WhatsApp



    Share        

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira, 27, a maioria dos usuários de telefones celulares do Brasil é contra a regulamentação do WhatsApp.
Emtre 20 e 24 de outubro, foram entrevistados 2.002 pessoas de 136 municípios das cinco regiões do Brasil, respeitando a proporção da amostragem por região, município, porte do município, zonas rurais e urbanas, sexo, idade e renda familiar dos cidadãos.
84,9% dos brasileiros ouvidos se posicionaram contrários à regulamentação, com a cobrança de impostos do aplicativo de mensagens. 6,4% dos entrevistados se declararam favoráveis à medida e 8,7% não souberam ou não quiseram opinar.

Apesar de 8 em cada 10 pessoas rechaçarem a regulamentação do WhatsApp, 40% dos que têm aparelhos celulares dizem não utilizar o serviço. Ou seja, até quem não se comunica pelo aplicativo é contra o recolhimento de impostos.

Entenda a polêmica

As operadoras brasileiras de telefonia têm reclamado que o WhatsApp opera de forma irregular no país. Por outro lado, o aplicativo já está se preparando para enfrentar a ofensiva das operadoras.
Confira a pesquisa completa aqui.

Apresentadora sofre assédio sexual ao vivo na TV mexicana

Apresentadora sofre assédio sexual ao vivo na TV mexicana

Reprodução Image copyright Reproducao
Image caption Vídeo do momento em que Tania Reza é assediada viralizou nas redes sociais mexicanas
A cena vem causando indignação no México: durante um programa ao vivo, o apresentador toca o seio de sua colega de trabalho depois de assediá-la abertamente por vários minutos.
A mulher se queixa da agressão, mas o apresentador Enrique Tovar responde que "não foi nada". Então, a apresentadora Tania Reza deixa o palco. "Não posso trabalhar assim", disse ela.
Olhando para a câmera, Tovar diz: "Desculpa, gente, acho que minha companheira está com os hormônios à flor da pele".
O programa A Toda Máquina é produzido por uma afiliada da emissora Televisa em Ciudad Juárez, no Estado de Chihuahua, no extremo norte do país, uma das localidades com o maior índice de violência contra mulheres em toda a América Latina.
O vídeo do assédio tornou-se um dos mais vistos nas redes sociais pelos mexicanos. Por meio da hashtag #AssédioComHenriqueTovar, centenas de pessoas publicaram críticas à atitude do apresentador.
Leia também: Vítima na infância estimula milhares de denúncias de #PrimeiroAssédio após polêmica do MasterChef

Demissão

Image caption Apresentadores chegaram a gravar vídeo dizendo que tudo não passou de uma piada entre amigos; Tania depois disse ter sido forçada a dar esse depoimento
A Televisa demitiu os dois apresentadores do programa, sob o argumento de que eles teriam encenado a situação de assédio sexual, e divulgou no portal YouTube um vídeo em que a apresentadora diz que "a verdade é que não tínhamos noção de até que ponto isso ia chegar, não houve assédio". Enquanto isso, seu colega Enrique Tovar solta uma gargalhada no vídeo. "A verdade é que somos amigos, e não houve qualquer assédio."
No entanto, horas depois, Tania Reza publicou um segundo depoimento em sua página no Facebook em que diz ter sido pressionada a isentar o colega.
"Lamentavelmente, existe nestas situações uma pressão por parte das empresas e uma obrigação de dizer (ou inclusive gravar) que sou a culpada, com outras pessoas lavando as mãos", afirmou ela na rede social.
"Que seja dita a verdade. Se me obrigarem a tirar isto do ar, ao menos, já o pus em minhas redes sociais."
Leia também: A larva que come plástico e pode ter papel-chave em reciclagem

'Conduta imprópria'

Image caption Em seu perfil no Facebook, apresentadora desmentiu vídeo gravado com colega
Em um comunicado, a Televisa disse que reprova qualquer tipo de assédio e reconheceu que Tovar "se comportou de forma imprópria em uma transmissão da televisão aberta".
"Se o que aconteceu no programa difere da primeira declaração de Tania Reza perante nosso departamento de recursos humanos, a exortamos a nos relatar para que possamos apoiá-la no processo de denúncia."
O Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação (Conapred, na sigla em espanhol) disse que iniciará uma investigação.
A Secretaria de Governo disse que apoiará a apresentadora se ela quiser apresentar uma denúncia no Ministério Público de Chihuahua, que tem a obrigação de fiscalizar meios de comunicação que "fomentem a violência contras as mulheres".
Na página da apresentadora no Facebook, multiplicam-se os comentários com críticas e mensagens de apoio. Algumas pessoas dizem que tudo faz parte de uma "novela", enquanto outros pedem que mantenha sua denúncia, considerando o caso um exemplo do que acontece nas grandes emissoras do país.
"São muitos os que te apoiariam em denunciar algo assim", escreveu em mensagem a jornalista Katia D'Artigues. "Você fez bem em deixar o programa. Foi indigna a forma como te trataram, como ocorre com mulheres todos os dias. Mas, agora, denuncie que foi forçada a gravar (o depoimento desmentindo o assédio), se quiser ser consistente com este post."

Frente de Prefeitos anuncia acordo sobre alíquota de CPMF em 0,38%

Frente de Prefeitos anuncia acordo sobre alíquota de CPMF em 0,38%

Prefeitos e governo federal ainda não chegaram a consenso em relação à aplicação dos recursos arrecadados
por Andreia Verdélio e Yara Aquino, da Agência Brasil publicado 27/10/2015 16:33, última modificação 27/10/2015 16:34
memória/ebc
Márcio Lacerda,  presidente  da FNP.
Lacerda: para a FNP, recursos devem beneficiar o SUS e as equipes de saúde da família
Brasília – O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, disse hoje (27) que ainda não há acordo entre municípios e governo federal sobre a aplicação dos recursos arrecadados se for recriada a Contribuição sobre Movimentação Financeira (CPMF). Segundo Lacerda, que participou de reunião no Palácio do Planalto, nesta manhã, há entendimento sobre uma alíquota de 0,38%, sendo 0,20% para a União, 0,09% para estados e 0,09% para municípios.

A reunião, comandada pelo ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, teve também a participação de governadores e representantes de outras entidades municipalistas.
“A União não abre mão dos 0,20%. Ficou consensuado que seriam 0,20%, 0,09% e 0,09%", informou Lacerda, que é prefeito de Belo Horizonte. Ele disse que também participaram da reunião os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, além de representantes da  Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM). A FNP, a ABM e a CNM vão continuar discutindo a questão a próxima semana, quando deve haver nova reunião para fechar um acordo, acrescentou  Lacerda.
Para a FNP, a distribuição dos recursos que forem arrecadados deve beneficiar a população dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) e as equipes de saúde da família. “Continuamos entendendo que teríamos um apoio maior da própria população e dos parlamentares se houvesse uma destinação específica para os municípios. O governo e a CNM defendem que seja o critério da seguridade social, que prevê aposentadorias, educação, saúde e a própria assistência social”, disse Lacerda. Ele ressaltou, porém, que é preciso chegar a um acordo antes de buscar apoio para aprovação de CPMF no Congresso Nacional.
De acordo com Lacerda, a mudança deve ser estrutural, no modelo de financiamento da gestão pública do país e dos governos. “A não ser que haja um crescimento econômico bastante razoável e sustentável, a médio prazo, em cinco ou 10 anos, todo os governos estarão falidos, porque as despesas estão crescendo acima da capacidade dos impostos de gerar receita. (…) É necessário fazer mudanças na Previdência, no sistema de carreiras do funcionalismo público, e isso precisa ser pensado com o país sob uma liderança política, com os Três Poderes se entendendo, porque, do jeito que estamos, não podemos continuar”, afirmou o presidente da FNP.

domingo, 25 de outubro de 2015

PGR tem provas para pedir afastamento de Eduardo Cunha

PGR tem provas para pedir afastamento de Eduardo Cunha

<p>Eduardo Cunha, em declarações à CPI da Petrobras, nega as acusações de que tem conta no exterior e diz que não deixará o cargo.</p>
A Procuradoria Geral da República reúne indícios de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), utilizou o cargo para atrapalhar desdobramentos da Lava Jato. O procurador-geral, Rodrigo Janot, deverá formalizar o pedido de afastamento do deputado, se isso for comprovado.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (22), o deputado Sílvio Costa (PSC-PE), vice-líder do governo na Câmara, entrou com uma representação formal na Procuradoria pedindo o afastamento de Eduardo Cunha. 
O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, disse ser justificada "a necessidade da medida requerida, pois efetivamente demonstrada a existência de indícios suficientes de que os valores eram provenientes de atividades criminosas diante da farta documentação apresentada pelo Ministério Público".
Investigação
O Ministério Público da Suíça associou quatro contas ao deputado, com cópia de passaporte diplomático, endereço de sua casa e assinatura, o que deu base à Procuradoria na abertura de um novo inquérito para apurar suspeita de envolvimento de Cunha com os desvios na Petrobras.
Eduardo Cunha, em declarações à CPI da Petrobras, nega as acusações de que tem conta no exterior e diz que não deixará o cargo.
O presidente da Câmara é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro e suspeito de esconder contas na Suíça.

Greve dos bancários pode terminar na noite de segunda-feira

Greve dos bancários pode terminar na noite de segunda-feira


 
Assembleias marcadas para segunda-feira podem decidir o fim da greve dos bancários, segundo orientação do Comando Nacional da Paralisação que foi procurado neste sábado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir nova proposta global do dissídio da categoria. A proposta apresentada foi considerada aceitável e, com isso, os bancos voltariam a funcionar na terça-feira.
 
Durante o encontro, além dos reajustes de 10% para os salários, para a PLR e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação, já ofrecidos na sexta-feira, os banqueiros concordaram em abonar 63% das horas dos trabalhadores que cumprem jornada de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os que cumprem 8 horas, de um total de 112. 
 
Com isso, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro. A nova proposta apresentada no 19º dia da greve, implica na manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados. 
 
Na oferta inicial, que levou os bancários à greve, o setor patronal se negava até mesmo a repor a inflação do período e tentou, segundo o comando do movimento, reconstruir “um modelo ultrapassado de abono salarial”. Em Sorocaba, a reunião para discutir o novo quadro deve acontecer por volta das 18h na sede do Sindicato dos trabalhadores.
 
Como ficará
 
A proposta da Fenaban prevê reajuste salarial de 10%; piso para pessoal de portaria de R$ 1,3 mil; de R$ 1,9 mil para escriturários, e de R$ 2,6 mil para caixas. A entrega da minuta de reivindicações dos bancários aconteceu em 11 de agosto. A partir daí foram realizada cinco rodadas de negociações. 
 
Em 19 de agosto, foi debatido emprego. Nos dias 2 e 3 os temas foram saúde, condições de trabalho e segurança. Em 9 de setembro, Igualdade de oportunidades. A rodada extra do dia 15 de setembro discutiu adoecimento da categoria. E, no dia 16 de setembro, remuneração.

Veículo atinge multidão em desfile nos EUA e deixa quatro mortos

Veículo atinge multidão em desfile nos EUA e deixa quatro mortos

Quatro pessoas foram mortas e várias ficaram feridas no acidente.
Carro estava em alta velocidade e identidade do condutor era desconhecida.

Do G1 em São Paulo, com agências
Pessoas socorrem vítimas de acidente em desfile universitário na cidade de Stillwater, em Okahoma, neste sábado (24) (Foto: REUTERS/David Bitton/Stillwater News Press)Pessoas socorrem vítimas de acidente em desfile universitário na cidade de Stillwater, em Okahoma, neste sábado (24) (Foto: REUTERS/David Bitton/Stillwater News Press)
Pelo menos quatro pessoas foram mortas e várias ficaram feridas neste sábado (24), depois que um veículo atingiu uma multidão no popular desfile de boas-vindas da Universidade de Oklahoma, na cidade norte-americana de Stillwater, de acordo com a Reuters, citando a imprensa local.
"A Universidade de Oklahoma está entristecida pelo trágico acidente no desfile nesta manhã. Nossos pensamentos e orações estão com os afetados", escreveu o centro em sua página no Twitter.
O veículo estava em alta velocidade quando atingiu o público do desfile deixando três mortos, 27 feridos, além de dois em estado grave, segundo informou o canal local "News On 6" citando fontes da prefeitura da cidade.
Ainda não se sabe o nome do condutor do veículo no momento do acidente e as possíveis razões que o levaram a provocar a tragédia, segundo a Reuters. As celebrações de boas-vindas da Universidade de Oklahoma estão entre maiores do país e um dos eventos mais populares é o desfile de inauguração do sábado.
tópicos:

Equipe do governo federal vai ajudar cidades afetadas pelas fortes chuvas no Sul

Equipe do governo federal vai ajudar cidades afetadas pelas fortes chuvas no Sul

Por Agência Brasil

O anúncio foi feito ontem (24), quando Dilma esteve no estado e sobrevoou áreas atingidas com as fortes chuvas no estado

Agência Brasil
A presidenta Dilma Rousseff anunciou que vai enviar uma equipe do governo federal para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A equipe trabalhará em conjunto com o governo do estado para auxiliar as prefeituras de cidades gaúchas atingidas pela chuva e que ainda não conseguiram reunir documentos para obter recursos da União. O anúncio foi feito ontem (24), quando Dilma esteve no estado e sobrevoou áreas atingidas com as fortes chuvas no estado.
 Estragos provocados pela chuva em Santa Catarina
Divulgação/Defesa Civil
Estragos provocados pela chuva em Santa Catarina
“Além dos 66 municípios que nós já reconhecemos como estado de emergência, nós vamos vir com uma equipe do governo federal, junto com o governo do estado e os prefeitos, para tomar as providências necessárias para que se cumpram os requisitos, para que [as cidades] possam ser enquadradas em estado de emergência”, disse a presidenta após se reunir com o governador do estado, José Ivo Sartori, e com prefeitos de cidades afetadas.
Para que a situação de emergência seja homologada e as verbas autorizadas, os municípios precisam cumprir requisitos previstos em Lei, como descrever a intensidade dos danos humanos, materiais e ambientais e a ponderação dos prejuízos sociais e econômicos, assim como informar o comprometimento da capacidade de resposta do poder público. “Vamos fazer uma ofensiva no sentido de assegurar que os prefeitos tenham condições disso”, completou.
Dilma também informou que o governo abriu uma exceção e reconheceu o decreto de situação de emergência de Porto Alegre, Pelotas e Gravataí, cujo levantamento dos estragos causados pelo mau tempo não tinha atingido o mínimo exigido por lei para pleitear a condição.
Presidente Dilma Rousseff durante sobrevoo às regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
Roberto Stuckert Filho/PR - 24.10.15
Presidente Dilma Rousseff durante sobrevoo às regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul
A presidenta disse ainda que os moradores que tiveram prejuízos em cidades com situação de emergência decretada poderão ter acesso a recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Essas pessoas que perderam suas casas em situação de extremo risco, elas precisam ter acesso ao Fundo de Garantia. Então nós enquadramos essas pessoas, ou seja, cidadãos e cidadãs de Porto Alegre, Gravataí e de Pelotas passam a ter os mesmos direitos dos municípios que têm, eu diria até pelo seu tamanho menor, mais facilidade de atingir o patamar de risco” disse.
Após visitar as cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, a presidenta foi a Santa Catarina. Dilma chegou no estado às 16h30 e do aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, seguiria de helicóptero para Rio do Sul, no Vale do Itajaí, onde faria um sobrevoo, cancelado em razão do mau tempo.
Na sexta-feira (23), o município decretou situação de emergência pelas fortes chuvas e a cidade teve o Enem adiado pelo Ministério da Educação. Ao todo, 18 municípios catarinenses estão em situação de emergência.

Candidatos a presidente na Argentina votam cedo para ver jogo de rugby

Candidatos a presidente na Argentina votam cedo para ver jogo de rugby

Seleção nacional enfrenta hoje Austrália na semifinal de copa do mundo.
Governista Scioli e seu rival Macri evocam espírito do esporte em entrevistas.

Da France Presse
Eleitor aparece para votar em Buenos Aires com a camisa da seleção de Rugby (Foto: Gustavo Amarelle/Telam/AFP)Eleitor aparece para votar em Buenos Aires com a camisa da seleção de Rugby (Foto: Gustavo Amarelle/Telam/AFP)
Os três principais candidatos a presidente da Argentina, o governista Daniel Scioli e seus rivais Mauricio Macri e Sergio Massa, votaram neste domingo de manhã, antes de os "Pumas", seleção nacional de rugby, enfrentarem a Austrália na semifinal do campeonato mundial.
Scioli, 58, campão mundial de motonáutica nos anos 1990, fez alusão ao espírito dos jogadores quando apareceu para votar em Villa La Ñata, sua base eleitoral na província de Buenos Aires, que governa desde 2007.
Daniel Scioli, líder nas pesquisas das eleições argentinas de 2015, aparece para votar (Foto: Eitan Abramovich/AFP)Daniel Scioli, líder nas pesquisas das eleições argentinas de 2015, aparece para votar (Foto: Eitan Abramovich/AFP)
"Contagiemo-nos pelo espírito dos Pumas", afirmou. "Eles são em minha opinião o que deve ser a Argentina, com essa garra, esse orgulho, essa força para levar a camisa argentina."
Seu principal adversário, o prefeito conservador de Buenos Aires, Mauricio Macri, 56, também se referiu à seleção e a sua surpreendente chegada à semifinal do mundial na Inglaterra.
"Vou almoçar com meus filhos no rancho e obviamente vou ver os Pumas, que são um exemplo da Argentina que queremos", afirmou o político, que se disse esperançoso com o resultado da eleição e da copa de rugby.
Cercado de jornalistas que atrapalhavam sua entrada no local de votação, disse: "Não sei se eu estou pior com vocês do que os Pumas com os australianos".
Mauricio Macri, vice-líder nas pesquisas, aparece para votar nas eleições presidenciais da Argentina (Foto: Juan Mabromata/AFP)Mauricio Macri, vice-líder nas pesquisas, aparece para votar nas eleições presidenciais da Argentina (Foto: Juan Mabromata/AFP)
O terceiro candidato mais bem colocado nas pesquisas, Sergio Massa, 43, contou no sábado que foi jogar futebol com amigos para controlar a ansiedade pré-eleições. O esporte é o preferido não só dele, mas também dos outros dois candidatos.
"Volto a repetir: hoje, o mais importante, se queremos construir um país novo, é que respeitemos a lei", afirmou. "Acreditamos que hoje nasce uma nova Argentina; encerra-se uma etapa e se inicia outra."
Fim da era Kirchner
Mais de 32 milhões de argentinos devem comparecer hoje às urnas para votar para presidente em uma eleição que, pela primeira vez em 12 anos, não há candidatos com o sobrenome Kirchner.

Além de presidente e vice-presidente, os argentinos elegerão parlamentares e representantes do Mercosul. Em 11 províncias também serão eleitos governadores e outras autoridades, tudo em uma única cédula.
Conforme manda a lei eleitoras, neste domingo impera a lei seca e a proibição de manifestações em lugares públicos, o que atrapalhou planos daqueles que pretendiam ver o jogo de rugby em festas públicas.
O jogo começou às 13h (hora de Brasília) e está sendo transmitido na TV aberta, o que não é comum. Menos popular que o futebol, o rugby costuma ficar relegado à TV a cabo no país.

Deputados querem CPI para apurar demora em testes com a fosfoetanolamina.

Deputados querem CPI para apurar demora em testes com a fosfoetanolamina.

Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu e protocolou na última quinta-feira, dia 22, um requerimento com a assinatura de 42 deputados, dez a mais que o número necessário, solicitando a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando a apurar a demora do Estado em realizar testes com a fosfoetanolamina - substância produzida pela Universidade de São Paulo (USP) no campus de São Carlos, que supostamente teria eficácia contra o câncer.
Pacientes estão recorrendo a liminares na Justiça para obter as "pílulas do câncer" desde que a USP deixou de distribuir a substância a quem procurava. De acordo com o deputado Rafael Silva (PDT), autor da proposta, os últimos dias têm sido marcados pelo embate entre quem afirma que o composto não surte efeito e dezenas de famílias que asseguram que a ingestão da substância é uma grande arma contra a doença. "O professor aposentado da USP Gilberto Orivaldo Chierice, responsável por trabalhar por quase duas décadas com a produção dessa substância, afirma que órgãos estaduais e federais não tiveram interesse em apoiar a continuidade dos estudos para a regulamentação do composto pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", afirma o parlamentar.
Segundo Silva, além de buscar entender as razões pelas quais os estudos e análises clínicas não aconteceram até hoje, a CPI pretende levar os órgãos do governo a uma ação imediata para avançar com as pesquisas e liberar o uso do produto. O deputado já conversou com lideranças de bancadas e acredita que pode haver consenso para que a instalação da CPI seja antecipada, em virtude da relevância do assunto. "Nesse caso, estamos tratando de vidas que podem ser salvas, ou não", disse.
Para o deputado Cauê Macriz (PSDB), líder do governo Geraldo Alckmin na Assembleia, embora o tema seja relevante, a Casa tem um regimento interno que não permite a quebra na ordem das propostas de CPI. Atualmente, existem cerca de 14 propostas na fila. Segundo ele, nada impede que, em vez de uma CPI, o assunto seja discutido na Comissão de Saúde ou por uma frente parlamentar.
Fonte: AE.

Evangélicos criticam a forma como Eduardo Cunha mistura política e religião.

Evangélicos criticam a forma como Eduardo Cunha mistura política e religião.

Evangélicos criticam a forma como Eduardo Cunha mistura política e religião, informa uma reportagem do jornal 'O Dia', publicada neste domingo, dia 25. "O povo merece respeito. Este é o discurso de campanha e de vida do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No entanto, como diz o próprio povo, na teoria a prática é outra. Réu em uma fila de processos, acusado em uma série de escândalos, a ficha suja de Eduardo Cunha parece não ter fim".
A publicação informa que na semana passada, o procurador-geral da República em exercício, Eugênio Aragão, revelou que o deputado tem uma frota de carrões em nome de Jesus. No caso, Jesus.com, uma de suas empresas. Na internet, são de propriedade de Cunha mais de 200 endereços com o nome de Jesus ou usando a religião em benefício próprio. Resumindo: Cunha praticavelmente privatizou Cristo na internet. Em seu nome.
Este tipo de comportamento tem indignado aqueles que seguem, de fato, os ensinamentos da Bíblia. O pastor presbiteriano Edson Fernandes, mestre e doutor em Teologia pela PUC, é um dos que ficam perplexos ao ler as peripécias do deputado que, no Parlamento, prega contra a corrupção e fala em nome de Deus, mas ao descer da tribuna pratica tudo o que condena. “Esse negócio de ter o domínio de Jesus na internet é muito simbólico. É uma heresia. Quem tem domínio de Jesus ou da fé? Esta lógica do poder e de riqueza é o contrário de tudo o que Cristo pregava. Mas Cunha não é o único. São vários como ele. É preciso fazermos uma reflexão profunda sobre isso”, disse Edson Fernandes.
O pastor luterano Mozart Noronha, conhecido por ter feito o funeral de políticos tão distintos e distantes como o ditador Ernesto Geisel e o ex-governador Leonel Brizola, também é crítico da postura de Eduardo Cunha.“Estas igrejas neopentecostais são frequentadas por gente decente, humilde, mas ingênuas. São dominadas por lideranças contrárias ao Evangelho. Igrejas que viraram currais eleitorais e foram acopladas por partidos inescrupulosos. Isto nunca foi cristianismo. Este é o mundo do Eduardo Cunha”, diz Mozart.
Também mestre em Teologia pela PUC e professor de Filosofia na Universidade Cândido Mendes, ele se constrange ao ver tanta gente oposta ao cristianismo em eventos como a Marcha para Jesus, que, segundo ele, deturpam por completo o que diz a Bíblia. “São pessoas nocivas à vida pública. Moralistas na igreja e corruptos na prática cotidiana. Essa gente serve apenas ao poder. Quando vivemos sob ditadura, foi com o apoio deles. Cristo morreu ao fazer a opção por denunciar os corruptos que estavam no poder, em seu tempo. É o oposto do que fazem”, explicou.
Segundo os pastores, Eduardo Cunha seria denunciado por Jesus Cristo se este vivesse entre nós. “Cristo viveu para fazer o bem e denunciava hipocrisia. Obviamente faria isso com Cunha”, disse Mozart.
Leia a íntegra da reportagem, aqui.

Rede Record mostra “políticos, empresários, ricos e poderosos” envolvidos na Máfia da Turmalina Paraíba

Rede Record mostra “políticos, empresários, ricos e poderosos” envolvidos na Máfia da Turmalina Paraíba

O programa vai revelar como uma organização criminosa roubou milhões em pedras preciosas, maltratou famílias nordestinas e enganou autoridades brasileiras
Reprodução/Internet
Programa será exibido
nesta segunda-feira (26)
No sertão da Paraíba, brota da terra uma das pedras preciosas mais cobiçadas do planeta. Uma riqueza extraída às custas da exploração da mão de obra barata do sertanejo.


Nesta segunda-feira 26, o Repórter Record Investigação mostra a região de onde sai uma das pedras mais caras do mundo, a Turmalina Paraíba. Só que, ao mesmo tempo, esse é também um dos lugares mais pobres do Brasil.

O programa vai revelar como uma organização criminosa roubou milhões em pedras preciosas, maltratou famílias nordestinas e enganou autoridades brasileiras. No comando do esquema, políticos, empresários, ricos e poderosos.

Em busca de outro minério, o caulim, que é muito menos valioso que a Turmalina Paraíba, garimpeiros trabalham em condições desumanas. Eles abrem túneis improvisados embaixo da terra e são conhecidos como os “homens-tatu”. 
A equipe também vai atrás dos acusados de explorar ilegalmente a Turmalina Paraíba.

Com produção de Daniel Motta, edição de Guilherme Zwetsch, reportagem de Wendell Rodrigues, Cíntia Godoy (correspondente na Ásia), e Aguiar júnior, participação de uma grande equipe de produção de imagens, edição, sonorização e arte; e apoio da TV Correio e da TV Leste de Minas Gerais.

O Repórter Record Investigação tem apresentação do jornalista Domingos Meirelles e vai ao ar nesta segunda-feira, às 0h15, na Rede Record de televisão.

Carlos Magno

Fornecido Por Cotação do Euro