sábado, 16 de novembro de 2013

Balanço de pelo menos 4460 mortos da ONU desmentido por autoridades filipinas



Balanço de pelo menos 4460 mortos da ONU desmentido por autoridades filipinas As Nações Unidas indicaram, esta sexta-feira, que o tufão nas Filipinas causou, pelo menos, 4460 mortos, citando dados das autoridades regionais, mas o Conselho Nacional para a Gestão e Redução de Desastres mantém o balanço em 2360.
 
foto PHILIPPE LOPEZ/AFP

 
O Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informou que esse número - 4460 - foi facultado, esta quarta-feira, pela "taskforce" regional do Conselho Nacional.
Porém, o porta-voz do Conselho Nacional para a Gestão e Redução de Desastres das Filipinas (NDRMMC, na sigla em inglês), Reynaldo Balido, insistiu que o número oficial de vítimas mortais, causadas pelo tufão que devastou o centro das Filipinas, se mantém em 2360.
"A 13 de novembro [quarta-feira], o governo reportou que 4460 pessoas tinham morrido", indicou o OCHA, em comunicado citado pela agência AFP.
Questionada sobre a fonte dos números aventados, a porta-voz da OCHA em Manila, Orla Fagan, afirmou: "Estamos a recolhê-los a partir das operações do centro da 'taskforce' regional montada pelo NDRMMC".
"Não é verdade", respondeu Reynaldo Balido, ao ser questionado sobre o comunicado da ONU, repetindo o número publicado pelo NDRMMC - ou seja, 2360.
FICHA DE PAÍS
Filipinas
 
 

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro