Avião de passageiros cai e mata dezenas de pessoas na Rússia
Bombeiros cuidam dos escombros do 737
Reprodução/Ministério de Situações Emergenciais da Rússia
A aeronave, um Boeing 737, partiu do aeroporto de Domodedovo, em Moscou, com destino a Kazan, capital da república de Tataristão.
Após duas tentativas de pouso, o avião acabou explodindo ao se chocar contra o solo, por volta das 19h25 (hora local, 13h25 em Brasília). As razões do acidente não foram esclarecidas.
Veja as imagens do dia
"Segundo informações preliminares, todas as pessoas a bordo do avião — 44 passageiros e seis tripulantes — morreram", disse Irina Rossiou, porta-voz do Ministério russo das Situações de Emergência.
— Não havia crianças entre os passageiros.
Sobe para cerca de 3.700 número de mortos pelo tufão nas Filipinas
O primeiro registro, divulgado pelo escritório local do ministério, citava 44 mortos. Segundo a imprensa local, a aeronave era operada pela companhia local Tartastan.
Após estupro, menina se mata no Marrocos
Bombeiros já apagaram o incêndio no local. O aeroporto de Kazan foi fechado, segundo relatos.
O que acontece no mundo passa por aqui
Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia
O voo da companhia aérea do Tartaristão vindo de Moscou estava tentando abortar o pouso com o objetivo de fazer uma segunda abordagem, mas explodiu ao atingir a pista, matando todos os 44 passageiros e seis tripulantes a bordo, disseram autoridades de emergência.
A única imagem do acidente apresentada por emissoras de TV locais era uma fotografia borrada da fuselagem do avião com os bombeiros em primeiro plano, aparentemente depois de terem apagado um incêndio no local.
O voo U363 decolou do aeroporto Domodedovo de Moscou às 18h25 locais (12h25 de Brasília) e caiu pouco mais de uma hora depois, disseram autoridades de emergência.
O avião tinha 23 anos. De acordo com relatos de testemunhas, o Boeing perdeu altitude rapidamente e seu tanque de combustível explodiu com o impacto. Havia ventos fortes e o céu estava nublado no aeroporto. As temperaturas estavam abaixo de zero.
Executivos da Boeing presentes no Dubai Airshow recusaram-se a comentar o acidente. Um porta-voz da agência de supervisão da aviação disse que as autoridades buscariam gravações do voo. "O avião tocou o solo e explodiu em chamas", disse Sergei Izvolsky. "A causa do acidente por enquanto é desconhecida."
A Rússia e as antigas repúblicas soviéticas combinados tiveram um dos piores registros de segurança de tráfego aéreo do mundo em 2011, com uma taxa de acidentes total de quase três vezes a média mundial, de acordo com a International Air Transport Association (Iata).
Putin fala da tragédia
O presidente russo, Vladimir Putin, "expressou suas condolências aos familiares das vítimas desta terrível catástrofe" e ordenou a formação de uma comissão governamental para investigar suas causas, declarou seu porta-voz, Dmitri Peskov, citado pela agência Interfax.
As análises devem determinar se houve "violação das regras de segurança aérea", informou o comitê de investigação. Vários investigadores foram mobilizados para o local do acidente, acrescentou o comitê. Segundo as agências de notícias russas, o avião de uma companhia aérea do Tartaristão tentou pousar três vezes, antes do acidente.
De acordo com as mesmas fontes, as autoridades fecharam o aeroporto de Kazan temporariamente após o acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário