sábado, 15 de agosto de 2015

Lixão de Campo Grande deve ser totalmente desativado em 30 dias

Lixão de Campo Grande deve ser totalmente desativado em 30 dias

Estrutura da unidade de triagem começou a funcionar nesta sexta-feira (14).
Capital de Mato Grosso do Sul produz em média 800 t de lixo por dia.

Do G1 MS com informações da TV Morena
O lixão de Campo Grande deve ser totalmente desativado em 30 dias, segundo a concessionária do setor. A nova estrutura da unidade de triagem de resíduos, onde catadores fazem o trabalho de separação de materiais recicláveis, começou a funcionar nesta sexta-feira (14).
A capital de Mato Grosso do Sul produz atualmente 800 toneladas de lixo por dia. Ainda não há levantamento do quanto é reciclado. A coleta seletiva ainda é restrita a 100 mil casas de 40 bairros da cidade.
A usina de triagem tem capacidade para funcionar em três turnos com 400 catadores de materiais recicláveis. No momento, 60 já estão trabalhando na unidade. Apesar da estrutura pronta, ainda não existe uma estimativa do volume de material reciclável que a unidade vai processar.
A estrutura conta com quatro esteiras para fazer a triagem, além das máquinas usadas na prensa. A usina começou a ser construída há oito anos e custou R$ 5 milhões. Segundo o prefeito Gilmar Olarte (PP), está sendo pago pelo município mesmo com as contas da prefeitura no vermelho.
Olarte ainda prometeu, durante a inauguração da unidade de triagem, dar uma ajuda de custo de R$ 350 durante três meses para os catadores da usina.
A desativação está entre as exigências da política nacional de resíduos sólidos e evita que crianças e adultos coloquem a saúde em risco trabalhando sem qualquer proteção no lixão.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro