domingo, 9 de agosto de 2015

Dilma confirma indicação de Janot para novo mandato na PGR

Dilma confirma indicação de Janot para novo mandato na PGR

Dilma confirma indicação de Janot para novo mandato na PGR - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Dilma confirma indicação de Janot para novo mandato na PGR
 
A presidenta Dilma Rousseff confirmou ontem (8) a indicação do atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para um novo mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi informada ao próprio procurador-geral na manhã deste sábado, em reunião no Palácio do Alvorada, com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Após a reunião, Cardozo afirmou que a escolha da presidenta reflete respeito pela autonomia do MPF, que já havia aprovado a recondução do procurador-geral ao cargo.
Sobre as críticas de alguns investigados à atuação de Janot na condução da Operação Lava Jato, o ministro voltou a defender a autonomia do MPF e ressaltou que a Constituição garante liberdade investigatória aos que atuam nessa área.
“É evidente que nós não podemos jamais condenar pessoas sem que lhes seja assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa, também estabelecidos na Constituição. Mas as instituições do Brasil, na medida em que a Constituição estabelece essas prerrogativas, devem funcionar e funcionar com eficiência. E a autonomia é o que está assegurado na Constituição Federal", acrescentou Cardozo.
Na última quarta-feira (5), Rodrigo Janot foi eleito em primeiro lugar, com 799 votos, para elaboração de lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República.
A indicação deverá ser publicada no Diário Oficial da União.
O próximo passo é a aprovação da indicação pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e pelo plenário do Senado. Em seguida, haverá a nomeação, por decreto presidencial, para a recondução ao cargo por mais dois anos.
 
Edição: Graça Adjuto
Guarda costeira italiana resgata 240 imigrantes Duas embarcações socorridas. A Guarda Costeira de Itália socorreu este domingo duas embarcações em dificuldades ao largo da costa da Líbia e resgatou 240 imigrantes que viajavam nelas, informou aquela força. Uma das embarcações transportava 124 pessoas e a outra 116. A Itália é, com a Grécia, um dos principais pontos de chegada de milhares de imigrantes que tentam chegar à Europa através do Mediterrâneo. Segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, cerca de 224 mil migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo nos primeiros sete meses deste ano. Destes, 124 mil desembarcaram na Grécia e cerca de 90 mil em Itália.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/guarda_costeira_italiana_resgata_240_imigrantes.html

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro