quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Explosões deixam mortos e feridos na cidade de Tianjin, na China


Explosões deixam mortos e feridos na cidade de Tianjin, na China

Materiais inflamáveis em terminal de contêineres teriam sido causadores.
Jornal local diz que 17 pessoas morreram; há centenas de feridos.

Do G1, em São Paulo
Uma série de explosões atingiu uma área industrial nesta quarta-feira (12) na cidade de Tianjin, no nordeste da China. Segundo a agência estatal Xinhua, há cerca de 400 feridos no acidente. O site do jornal "People´s Daily" noticia que 17 pessoas morreram.
De acordo com a Xinhua, as explosões teriam sido causadas por materiais inflamáveis e explosivos em um terminal de contêineres.
A onda de choque pelo deslocamento de ar foi sentida por quilômetros, diz a Xinhua em sua conta no Twitter. Moradores de distritos próximos disseram também que o impacto quebrou janelas, e as colunas de fumaça e chamas foram vistas a dezenas de metros.
Segundo a Reuters, a Xinhua revelou que a primeira explosão ocorreu às 23h30 (13h30 em Brasília), quando foi ouvido um barulho ensurdecedor, seguido de labaredas de dezenas de metros em meio à poeira produzida pela deflagração.
O Centro Chinês de Vigilância de Terremotos informou que o poder da segunda explosão, a mais violenta, foi equivalente a 21 toneladas de TNT.
De acordo com o canal CCTV, o presidente chinês, Xi Jinping, determinou o emprego de "todos os recursos possíveis para socorrer as vítimas e extinguir o incêndio" provocado pelas explosões.
De acordo com a rede CNN, a divisão de bombeiros do Ministério de Segurança Pública da China informou que os bombeiros foram chamados para o local para apagar um incêndio. As explosões aconteceram depois que eles chegaram lá. Quatro bombeiros ficaram feridos e dois perderam contato com sua equipe, informou o ministério.
Tianjin, situada 140 km a sudeste de Pequim, é uma das maiores cidades do país, com quase 15 milhões de habitantes. Polo industrial e um dos principais portos do norte da China, Tianjin é uma das quatro cidades do país com status de província, ao lado de Pequim, Xangai e Chongqing.
Vídeo publicado na rede social Weibo mostra a explosão em Tianjin (Foto: Reprodução/Weibo/郑远)Vídeo publicado na rede social Weibo mostra a explosão em Tianjin (Foto: Reprodução/Weibo/郑远)
Explosão na China causou onda de choque que destruiu veículos próximos ao local (Foto: REUTERS/Stringer)Explosão na China causou onda de choque que destruiu veículos próximos ao local (Foto: REUTERS/Stringer)
Veículos pegaram fogo próximo ao local da explosão em Taijian, na China  (Foto: REUTERS/Stringer)Veículos pegaram fogo próximo ao local da explosão em Taijian, na China (Foto: REUTERS/Stringer)
Fumaça e fogo são vistos após explosão na cidade chinesa Tianjin (Foto: Yue Yuewei/Xinhua via AP)Fumaça e fogo são vistos após explosão na cidade chinesa Tianjin (Foto: Yue Yuewei/Xinhua via AP)
Pessoas na cidade chinesa Tianjin choram em rua próxima à explosão (Foto: REUTERS/Stringer)Pessoas na cidade chinesa Tianjin choram em rua próxima à explosão (Foto: REUTERS/Stringer)
Tianjin, China

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro