sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TSE já soma 147 notificações por propaganda eleitoral irregular

TSE já soma 147 notificações por propaganda eleitoral irregular

Número corresponde aos casos registrados apenas em São Luís. TRE-MA já retirou 133 peças publicitárias de avenidas da capital.

Foram expedidas 147 notificações de propaganda eleitoral irregular expostas em locais proibidos ou fora dos padrões estabelecidos no Maranhão desde o dia 6 de julho, quando iniciaram as campanhas para as eleições deste ano, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi publicada pelo jornal "O Estado do Maranhão".


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA), a Comissão de Poder de Polícia na Propaganda Eleitoral já retirou 133 peças publicitárias irregulares nas avenidas dos Africanos, dos Franceses, Estrada da Maioba, dos Holandeses e Carlos Cunha, com notificações dos candidatos. O material recolhido está armazenado no Fórum Eleitoral de São Luís.

Regras
São proibidas propagandas em bens particulares sem autorização do proprietário ou em locais públicos sem a permissão do poder público, como postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, pontes, paradas de ônibus, por exemplo. O candidato que cometer a infração será notificado e deve retirar, no prazo de 48 horas a contar do recebimento da notificação, retirar a propaganda e restaurar o bem, sob pena de multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Há ainda a possibilidade de recurso.

É permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas desde que sejam móveis e que não dificultem o tráfego de pessoas ou veículos.

Ainda de acordo com a resolução, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano.

Do G1 MA

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro