Cerca de 200 manifestantes desafiaram o recolher obrigatório que hoje entrou em vigor em Ferguson, Missouri, depois de noites consecutivas de protestos, por causa de um adolescente negro desarmado que foi morto a tiro pela polícia.
O Governador do Missouri, Jay Nixon, declarou o estado de emergência e o recolher obrigatório a partir de meia-noite de sábado para o subúrbio de Ferguson St. Louis, onde Michael Brown, um jovem de 18 anos de idade, foi morto a tiro pela polícia no dia 9 de agosto.
Ferguson estava pacífica quando o recolher obrigatório começou, informou a imprensa local. Mas cerca de 200 manifestantes reuniram-se na área onde Brown foi baleado e desafiaram as ordens para dispersar.
Há uma semana Michael Brown, de 18 anos, foi morto com vários disparos de um agente da polícia, cuja identidade não foi divulgada.
A morte de Michael Brown está a ser investigada pelo FBI, a pedido de grupos de defesa dos direitos civis.
Testemunhas do incidente de sábado disseram à imprensa local que Brown e um amigo caminhavam pelo meio de uma rua quando a polícia os mandou parar. Segundo essas testemunhas, o jovem pôs os braços no ar para mostrar que não estava armado antes de ser alvejado com vários tiros.
A versão preliminar das autoridades é de que houve uma luta, durante a qual Brown empurrou o agente da polícia e tentou tirar-lhe a arma, o que fez o polícia disparar.
Desde então, a cidade de Ferguson tem sido palco de distúrbios violentos em protesto pela morte de Brown. O Presidente Barack Obama já pediu calma e contenção às forças de segurança.