terça-feira, 29 de abril de 2014

Possível objeto do espaço atrai curiosos em Salinas

Possível objeto do espaço atrai curiosos em Salinas

Um objeto não identificado foi encontrado próximo ao município de Salinópolis, no nordeste paraense, e está atraindo a curiosidade de diversos moradores da região. A suspeita é de que o objeto tenha vindo do espaço.

Segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de uma placa de metal encontrada por pescadores da região e que possui uma inscrição indicando que pertence ao programa espacial do Reino Unido.

“Não temos a competência para periciar e descobrir a verdadeira origem do objeto, mas acionamos a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Centro de Investigação e Previsão de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) para fazer a perícia e descobrir o que é realmente este objeto”, afirmou o tenente Ferrera, do Corpo de Bombeiros.


Ainda segundo o tenente, o achado está atraindo a atenção de muitos moradores da região, o que preocupa as autoridades. “A Polícia Civil estava analisando a possibilidade de recolher o objeto ontem, terça-feira dia 29 para a delegacia, como forma de evitar que ele seja roubado, já que muitas pessoas estão chegando ao local para ver a placa com grande curiosidade”, contou.( Gustavo Dutra)

Peça achada em Salinas Pará é lixo espacial que caiu no Atlântico, diz agência

Imagem da decolagem do Ariane 5 ECA, em 25 de julho de 2013 (Foto: Reprodução/Agência Espacial Europeia)Moradores da cidade de Salinópolis, a 293 km de Belém (PA), encontraram nesta Terça-feira (29) um pedaço de fuselagem que caiu de um veículo espacial lançado do Centro de Kourou, na Guiana Francesa. De lá, decolam diversos foguetes que integram missões da Agência Espacial Europeia, a ESA.Segundo a Agência Espacial Britânica (UK Space Agency), trata-se de um pedaço do foguete Ariana 5 ECA, que levou ao espaço, em julho de 2013, o satélite Alphasat – o maior e mais sofisticado equipamento de telecomunicações da Europa  Veja video momento da decolagem:

As imagens mostram moradores e bombeiros retirando o lixo espacial de dentro da água. É possível observar diversos logotipos de organizações nas peças, entre eles o da UK Space Agency.Ainda segundo a agência, a peça teria caído no Atlântico e, em seguida, "flutuado para o interior".

Em outra foto, há uma placa de identificação com a descrição “propriedade da Arianespace”, consórcio ligado ao Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), nome oficial da agência espacial francesa.
Descrição encontrada em parte de peça encontrada por pescadores no Pará (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)Pedaço de material que pode ser de fuselagem de foguete espacial foi encontrado em localidade do Pará (Foto: Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo)

Essa companhia, que tem dez países como acionistas, produz, opera e comercializa os foguetes espaciais “Ariane”, cargueiros com diversas funções, entre elas, a de levar suprimentos para astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Fonte Globo.com Veja video da decolagem:


Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro