quinta-feira, 10 de abril de 2014

Berlusconi entre a domiciliária e o serviço social

Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro italiano

Berlusconi entre a domiciliária e o serviço social

por France Press, publicado por Luís Manuel Cabral
Silvio Berlusconi, ex-primeiro ministro italiano Fotografia © Alessandro Bianchi - Reuters
O ex-primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, está a viver os seus últimos dias de liberdade, aguardando que o tribunal de Milão responda hoje ao seu pedido para fazer serviço comunitário em vez de cumprir pena de prisão.
Condenado em agosto a quatro anos de prisão por fraude fiscal no caso Mediaset, Silvio Berlusconi viu a sua pena reduzida para um ano de prisão após ter sido amnistiado em três anos. Devido à sua idade (77 anos) e com o cadastro limpo, Berlusconi não é considerado perigoso em virtude do delito pelo qual foi condenado por isso, o ex-primeiro-ministro não deverá cumprir pena de prisão. A justiça deve decidir entre a prisão domiciliária e o serviço comunitário solicitado pelos advogados de defesa de Berlusconi.
A opinião geral dos midia italianos é que Silvio Berlusconi deverá prestar apenas serviço comunitário. No entanto, ninguém sabe ainda qual a forma encontrada pelo tribunal para a prestação desse serviço: uma entrevista semanal ou mensal com uma assistente social ou serviços numa associação ou ONG são algumas das hipóteses avançadas.
 
 
"Se Berlusconi for condenado a prisão domiciliária a pena será aplicada imediatamente, logo no dia seguinte, mas se receber ordem para prestar serviço social irá levar mais tempo, podendo demorar um ou dois meses a preparar a documentação necessária e a decidir onde será prestado o respetivo serviço", disse à France Press uma fonte próxima da Defesa do ex-primeiro-ministro.
Segundo a imprensa italiana, poderá ser atribuído a Berlusconi o serviço num centro de idosos com deficiência, em Milão, onde teria de ir uma vez por semana.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro