domingo, 25 de novembro de 2012

Incêndio em fábrica deixa mais de 100 mortos em Bangladesh Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/11/incendio-em-fabrica-deixa-mais-de-100-mortos-em-bangladesh/

Parentes tentam identificar corpos queimados após um incêndio devastador que em fábrica têxtil em Nischintapur, periferia Savar de Dhaka | Foto: EFERio -  Ao menos 112 pessoas foram mortas em um incêndio que atingiu uma fábrica de roupas próxima a Dhaka, em Bangladesh, informaram autoridades do país neste domingo.
Segundo o diretor dos bombeiros Mohammad Mahbub, o fogo teve início no sábado e, no domingo de manhã, foram encontrados 100 corpos. Ele informou também que outras 12 vítimas sofreram ferimentos ao tentar escapar do incêndio pulando pela janela do prédio e morreram depois, no hospital. O número de mortos pode aumentar, uma vez que a busca por corpos continua.

Parentes tentam identificar corpos queimados após um incêndio devastador que em fábrica têxtil em Nischintapur, periferia Savar de Dhaka | Foto: EFE
De acordo com a mídia local, o número de mortos soma 124. A causa do incêndio não foi imediatamente esclarecida, e autoridades já deram ordens para que se inicie uma investigação.
Bangladesh tem mais de 4 mil fábricas de roupas, muitas das quais não contam com segurança preventiva adequada. O país ganha, anualmente, cerca de US$ 20 bilhões em exportações de produtos de vestuário, principalmente para EUA e Europa.
Parentes de funcionários da fábrica estavam desesperados atrás de notícias nesta manhã. Sabina Yasmine disse que viu o corpo de sua nora, que morreu no incêndio, mas não teve notícias de seu filho, que também trabalhava na fábrica. “Oh, Alá, cadê minha alma? Cadê meu filho”, gritava Yasmine, que trabalha em uma outra fábrica na região. “Eu quero que o dono da fábrica seja enforcado. Por culpa dele, muitas morreram, muitos se foram.”
Mahbub disse que os bombeiros encontraram 69 corpos somente no segundo andar da fábrica. Ele afirmou que muitas das vítimas ficaram presas dentro da fábrica, que não tinha saídas de emergência.
Bombeiros trabalham incêndio em fábrica de Nischintapur, periferia de Dhaka, Bangladesh | Foto: EFE
Bombeiros trabalham incêndio em fábrica de Nischintapur, periferia de Dhaka, Bangladesh | Foto: EFE
Muitos dos funcionários que se abrigaram no topo do prédio foram resgatados, mas os bombeiros não conseguiram salvar aqueles que ficaram presos dentro do prédio. Mahbub afirmou que o incêndio teve início no térreo, que era usado como um armazém, e se espalhou rapidamente para os outros andares.
Paquistão: Incêndio em fábrica têxtil no sul do país mata centenas
“A fábrica tinha três escadas, todas elas em direção ao térreo”, disse. “Então, os trabalhadores não conseguiam sair quando o fogo tomou conta do prédio.”
“Se tivesse pelo menos uma saída de emergência que levasse as pessoas para fora do prédio, o número de mortos teria sido bem menor”, acrescentou.
Muitas das vítimas foram tão queimadas pelo incêndio que é impossível reconhecê-las. Os corpos estão mantidos em linhas em uma escola próxima à fábrica.
Soldados e guardas do Parlamento foram chamados para ajudar a polícia a manter a situação sob controle, uma vez que centenas de curiosos e parentes dos funcionários se reuníram no local. O diretor do corpo de bombeiros não informou o número de desaparecidos.
O premiê Sheikh Hasina expressou choque pelas perdas de tantas vidas no incêndio e pediu que as autoridades continuassem com as operações de busca e resgate.



As informações são do iG

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro