quarta-feira, 15 de junho de 2011

Preto no Branco 15/06/11

Os da ditadura pode...
Presidente do Senado, José Sarney afirmou que sua restrição em relação ao projeto de acesso a informações do governo não se refere ao período de ditadura no Brasil. Segundo ele, os dados dessa época devem, sim, ser divulgados. "Quanto a esses aí, eu não tenho nenhuma restrição, acho que devem ser abertos, devem ser publicados", afirmou. 
Os da ditadura pode... 2
Sarney explicou que a sua preocupação envolve dados sobre a "construção" das fronteiras do País e eventuais conflitos que poderiam causar com os países vizinhos, como Bolívia e Peru. "Não podemos fazer o WikiLeaks da história do Brasil, da construção de nossas fronteiras. Falei em documentos históricos. Não falei em documentos atuais", alegou.
Mensagem a FHC
CLíderes do PSDB comemoraram a divulgação de uma carta na qual a presidente Dilma qualifica o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como político que "contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica" no Brasil. A mensagem foi enviada por Dilma por ocasião dos 80 anos de FHC. 
Com “um pé atrás”
As negociações da nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, com os deputados da base começaram sob muita desconfiança dos aliados quanto ao comando político montado pela presidente Dilma. Na noite de segunda, uma reunião entre Ideli e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza, estabeleceu os parâmetros para um entendimento. Entre os aliados, o clima é de insegurança, e a expectativa para começar a reverter esse sentimento é a velocidade que o governo imprimir na apresentação de resultados práticos. 
Tiririca estreia... no Congresso
Mais de quatro meses após tomar posse, o deputado federal mais votado do Brasil fez enfim sua estreia no Congresso. Na terça-feira passada, assessores do parlamentar entregaram ao plenário da Casa os primeiros projetos de lei de autoria do humorista. Uma das propostas prevê a criação de uma "bolsa alfabetização" para adultos que concluírem curso para aprender a ler e escrever. O projeto fixa o valor mínimo de R$ 545 para o benefício.
Prisão revogada
A defesa da primeira-dama de Campinas, Rosely Nassim Santos, conseguiu revogar no Tribunal de Justiça de São Paulo o pedido de prisão preventiva decretado pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Campinas, Nelson Augusto Bernardes. Nassim foi denunciada por promotores do Gaeco como mentora de um esquema de fraudes e desvios na prefeitura e estava foragida desde a semana passada.
Ultimato
A ex-senadora Marina Silva deu um ultimato à direção do PV e retomou a ameaça de deixar o partido caso o presidente José Luiz Penna não aceite abrir mão do cargo, que ocupa há 12 anos. Aliados voltaram a falar abertamente na criação de uma nova legenda para abrigá-la numa nova candidatura ao Planalto em 2014. Mais um camponês assassinadoA Comissão Pastoral da Terra divulgou que mais um trabalhador rural foi assassinado no Pará. Obede Loyla Souza, 31, foi morto no dia 9 com um tiro de espingarda, segundo a comissão. O corpo foi encontrado dois dias depois, e foi enterrado ontem. Ele morava no acampamento Esperança, em Pacajá, entre Marabá e Altamira.
Conciliação
A presidente Dilma e a nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reforçaram o discurso conciliador e a importância de um novo modelo de negociação do governo com o Congresso. Dilma reconheceu que “a continuidade das grandes transformações necessárias ao Brasil só pode nascer da negociação”

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro