quarta-feira, 15 de junho de 2011

Coisas da Política

 
Cinco milhões de reais. É o valor previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os gastos com o plebiscito que vai definir a opinião dos eleitores sobre a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. A previsão do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski é que o plebiscito aconteça na primeira quinzena de dezembro de 2011.

Prêmio
O prefeito Maurino Magalhães estará em Brasília hoje (14) para receber mais um prêmio. Desta vez, a comenda será outorgada pelo Congresso Nacional. Segundo Maurino, ele recebe o prêmio porque Marabá está na seleta lista dos 100 municípios mais organizados do País.
Reforma
O governador Simão Jatene (PSDB) decidiu reorganizar a estrutura administrativa do Estado, com o objetivo de dar mais agilidade e eficiência ao governo. Na pauta, a criação de cinco secretarias especiais, nos moldes do que funcionava no primeiro governo de Jatene e na gestão do ex-governador Almir Gabriel (sem partido).
Especiais
As secretarias especiais previstas são: Gestão; Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção; Infra-Estrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável; Proteção Social; e Promoção Social. As cinco vão comandar as secretarias executivas do governo. Duas das atuais secretarias (Governo e Projetos Estratégicos) serão extintas.
Maratona
O deputado João Salame (PPS) visitou vários municípios da região no último fim de semana, cumprindo agenda partidária e também da causa pró-Carajás. No sábado (11) pela manhã, esteve em Eldorado do Carajás, onde participou de evento pela criação do Estado de Carajás, promovido pela Amat e prefeitura local, com apoio da sociedade civil organizada.
Partido
Ainda no sábado, Salame comandou noite de filiações de seu partido no município de Dom Eliseu, a 240 quilômetros de Marabá. No domingo (12) pela manhã, o parlamentar foi a Piçarra também para atividade pró-Estado de Carajás. O mesmo ocorreu ontem (13) à noite em Nova Ipixuna.
CPI
Em São Domingos do Araguaia, vereadores do PMDB ameaçam entrar com pedido de CPI para investigar supostas irregularidades na folha de pagamento da prefeitura. Segundo fonte da Coluna no município, os proponentes da CPI, Gilmar Rodrigues e Edson Setúbal, eram da base de apoio do prefeito Jaime Modesto da Silva (PDT), mas hoje estão na oposição.
Cassado
Nesta segunda-feira, o prefeito de Eldorado do Carajás, Genival Diniz Gonçalves (PT) teve o mandato cassado pelo juiz da 58ª Zona Eleitoral, Claytoney Passos Ferreira. A acusação é de abuso de poder econômico na eleição de 2008 e o vice-prefeito Euclides Souza também foi afastado.
Interino
Até o fechamento da Coluna estava prevista a posse do presidente da Câmara, Valmir Gomes Solidade (PP), no cargo de prefeito de Eldorado, o que deve ocorrer até as primeiras horas desta terça-feira (14). Mas os advogados de Genival Diniz estão confiantes que em poucas horas o prefeito pode ser reconduzido ao cargo.

O ex-deputado Paulo Rocha (PT) perdeu o mandato, mas continua com vigor para a política. Derrotado para o Senado, em 2010, Rocha tem percorrido o interior em contatos com políticos e empresários. Esta semana, esteve em Canaã e já assumiu compromisso de participar da Feira Agropecuária de Xinguara (FAX), em setembro.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro