sábado, 14 de maio de 2011

Governo da Noruega oferece recursos para Dom Eliseu e Ulianópolis

Fonte: O Liberal
Os municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis terão concluído até dezembro deste ano o Cadastro Ambiental Rural (CAR) completo. Essa ação será possível por causa de um recurso disponibilizado pelo Governo da Noruega. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está coordenando o projeto em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e das prefeituras de Ulianópolis e Dom Eliseu.
Representantes das instituições envolvidas estiveram reunidos na Sema para definir a agenda de entrega dos produtos da empresa contratada, que incluem Plano de Trabalho (Planejamento e Metodologia), relatório de resultado de cada reunião realizada e relatório de resultados da realização do CAR, dentre outros.
Até 17 de dezembro, a empresa deverá entregar o diagnóstico ambiental dos municípios. A diretora substituta do Departamento de Combate do Desmatamento do MMA, Nazaré Soares, explica que esse trabalho, cujo projeto passou por uma concorrência nacional para contratar a empresa executora, passou por um longo processo, por se tratar de um serviço complexo, que é fazer o CAR completo de dois municípios em apenas dez meses. "Queremos mostrar que o Poder Público trabalha com meta, prazo e responsabilidade. Meta de regularizar ambientalmente as propriedades rurais. Queremos mostrar também que é possível trazer as atividades rurais do Estado para a legalidade", afirma.
Na reunião, o secretário de Meio Ambiente de Ulianópolis, Paulo César Fachetti, se antecipou dizendo que as pessoas do município o cobram nas ruas sobre a efetivação do CAR na localidade, e que para a realização desse trabalho, ele disponibiliza salas e técnicos que conhecem a região. "Já temos as salas, os técnicos, as pessoas já estão conscientes, então, vamos nos organizar para começar o trabalho", disse.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro