terça-feira, 31 de maio de 2011

Caravanas de todo o Brasil vão à Brasília em protesto contra a PEC-300

Ontem, segunda feira, dia 30 de maio, caravanas de vários estados começam a dirigir-se para Brasília afim de realizar protesto pela aprovação da PEC 300, além de acompanhar a instalação da comissão em defesa da PEC 300 e audiência pública sobre o tema. Este é o primeiro encontro de 2011 na capital federal.

Após inúmeras manifestações durante o primeiro semestre de 2010, a PEC 300 foi aprovada por unanimidade. Entretanto o governo procrastinou a matéria até a eleição com diversas desculpas esfarrapadas, indo desde cálculos fantasiosos e diga-se, mentirosos, de impacto financeiro, até a desculpa da eleição.

O fato é que a PEC foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. Pelas mãos do então presidente Michel Temer, hoje vice-presidente, e agora pelas mãos do atual presidente Marco Maia, rasgou-se o regimento interno que determina que uma matéria votada e aprovada deve imediatamente ser conduzia a segundo turno. Temer e Maia provaram para o Brasil inteiro que a tese dos poderes independentes só existe numa constituição utópica como a brasileira. A Câmara dos Deputados, infelizmente, faz a vontade do Planalto, descaradamente e sem pudor.

Sabemos que o impacto pela aprovação da PEC 300 não será tão grande como o governo sempre alardeou. Se não há uma definição de piso, como haverá cálculos confiávies de valores? Mais estranha é a posição da maioria dos governadores. Que infelizmente não dão a importância devida as suas forças policiais. Será que estes senhores não se deram conta de que sem polícia não há estado? E por que ir contra a PEC 300, já que será criado um fundo nacional para ajudar no custeio da mesma?

Hoje quase 3 anos após o início de nossa luta, muitos procuram inúmeras desculpas pela não aprovação da PEC 300. Mas tenho a nítida impressão é que nós mesmos fomos os culpados. Se tivéssemos endurecido o discurso com esse governo que não nos respeita, e decretado uma ampla paralisação em nível nacional já estaríamos recebendo a PEC 300. A greve de um, dois ou três, dá cadeia. A greve de todos, o governo não tem como punir. (quando vamos entender isso?).

Muitos ainda caem no discurso do governo, alegando que seria uma irresponsabilidade uma paralisação, a sociedade iria sofrer, a Constituição seria desrespeitada.

Amigos, irresponsabilidade é o salário de um policial hoje no Brasil. O que se espera da segurança pública, tendo seus agentes recebem 950 reais por mês? A sociedade sempre foi e está se lixando para os nossos problemas.

A sociedade foi doutrinada a odiar a polícia. Não esperemos dela nenhuma retribuição. O governo sistematicamente rasga a Constituição Federal todos os dias na cara do povo brasileiro para atender seus interesses, na maioria nefastos.

E ainda vem cobrar de nós responsabilidade, respeito a Constituição? Isso é hipocrisia.

Novamente policiais, bombeiros, aposentados e pensionistas se deslocam de vários estados rumo a Brasília em mais uma esperança de fazer o Congresso Nacional, que já foi palco de tantas decisões importantes para este país, fazer jus a sua história e convencer-se de que a PEC 300 será o início da implantação de uma nova segurança pública.

O Brasil está sofrendo com uma justiça lenta, uma lei que beneficia criminosos, uma polícia desmotivada e o governo simplesmente fecha os olhos pra isso. E isso tudo prestes a realização de eventos mundiais que exigirão da força policial (segurança) talvez a maior responsabilidade de que qualquer outro órgão do governo nestes eventos. E mesmo assim somos tratados desta forma. Relegados a salários humilhantes diante de tão importante atividade de segurança pública e defesa social.

O Brasil está correndo sério risco de uma convulsão nas forças policiais, um apagão como bem disse o jornalista da Revista Veja, Ricardo Setti.

Só para se ter uma idéia, este início de ano tivemos mais de 4 estados com paralisações e greves policiais. Isso tende a espalhar por todos os estados, já que o governo federal está barranda a aprovação da PEC 300. Os militares estão mudando o foco para reivindicações estaduais. Os governadores terão que segurar esse abacaxi.

Amigos, não há outro caminho. A aprovação da PEC 300 só depende de mim e você. De nosso trabalho no convencimento e na cobrança de cada deputado e sobretudo na nossa mobilização. Se soubermos pressionar dentro do jogo democrático, sairemos vitoriosos. E nossa vitória representará a vitória de um pais com uma polícia mais motivada, preparada, consequentemente um país com mais segurança.

Almança
30-05-2011

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro