domingo, 15 de maio de 2011

Afinidade política

Reprodução da Folha de São Paulo on line.

Interessado naquela garota? Esqueça o "qual é o seu signo?" e "qual a sua banda favorita?" e descubra logo se ela é petista ou tucana. Se ela der a resposta errada, pule fora porque não vai dar certo.

Num estudo publicado na edição de abril do "Journal of Politics", pesquisadores avaliaram os traços comuns entre marido e mulher de mais de 5.000 casais nos Estados Unidos. Descobriram que as pessoas escolhem instintivamente parceiros com os quais têm maior identificação política.

John Alford, da Universidade Rice, e John Hibbing, da Universidade de Nebraska-Lincoln, avaliaram as semelhanças entre cônjuges em características sociais, físicas e de personalidade.

Numa escala de 0 a 1, na qual o 1 significa identificação total e o 0 nenhuma identificação, a ideologia política obteve 0,6, perdendo apenas para o item frequência à igreja, que ficou com 0,7.

Traços físicos como altura, peso e silhueta apresentaram índices entre 0,1 e 0,2, enquanto características de personalidade como extroversão e impulsividade registraram valores entre 0 e 0,2.

A ideologia foi medida através da identificação partidária e de perguntas sobre temas carregados como aborto, pena de morte, imigração, direitos de gays.

Embora pessoas que vivam juntas tendam a desenvolver hábitos e pensamentos convergentes, seja por acomodação, seja por persuasão, a análise dos microdados sugere que os cônjuges procuram as semelhanças desde o início da relação: não há diferenças significativas entre casamentos mais antigos e mais recentes.

Segundo os autores do estudo, esses achados têm implicações para os filhos do casal, que se tornam ainda mais contundentes com as recentes evidências de que orientações políticas são em parte hereditárias.

"Quando liberais se casam com liberais, e conservadores, com conservadores e quando os filhos tendem a refletir a dupla dose de orientação política empacotada no DNA dos pais, a densidade e a distância entre os extremos da distribuição ideológica deve aumentar."

Alford e Hibbing acreditam que essa pode ser a receita para novos e mais cruentos episódios de polarização política. Pensando melhor, talvez seja melhor perguntar só qual é o signo dela.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro