Mortos por tremor em Taiwan chegam a 23; há mais de cem soterrados
Tremor de magnitude 6,4 ocorreu na madrugada de sábado (6).
Há muitas pessoas presas em prédio de 17 andares que desabou.
O tremor ocorreu na metade da noite em Tainan, sul do país. O prédio de 17 andares que ruiu recebia muitas famílias que festejariam o Ano Novo chinês.
Segundo o Centro Nacional de Respostas aos Desastres, ainda não há notícias sobre 132 pessoas em Taiwan e em outros distritos da região. Os socorristas continuavam resgatando sobreviventes dos escombros na noite deste sábado.
No complexo residencial Wei-kuan, morreram 12 pessoas, entre elas um bebê de dez dias, informaram os bombeiros.
Quando tremeu a terra, "fiquei preso entre a minha cama e o armário", contou à AFP Su Yi-ming, de 48 anos. "Bati forte no armário para chamar a atenção dos socorristas, que quebraram a janela para me resgatar", acrecentou. "Quando começou o terremoto fiquei em choque. Sacudiu violentamente, e a casa simplesmente veio abaixo. Não tive reação", contou.
Socorristas retiram vítima de escombros em Taiwan (Foto: Ap)
Su conseguiu sair ileso, junto com sua mulher e os dois filhos, que
tiveram ferimentos leves. "Ficamos encostados na cama, esperando os
socorristas, porque achamos que fosse mais seguro", disse à AFP Wang
Chih-peng, 38, que conseguiu se salvar, junto com a esposa e a filha de
três anos. "Ouvi o barulho dos socorristas se aproximando, pedi ajuda
aos gritos, e eles retiraram a janela para nos resgatar. Vi que o
edifício havia caído e, por sorte, estávamos vivos", completou.Imagens feitas pelos socorristas mostravam o resgate de uma mulher de 36 anos, que permaneceu soterrada por 16 horas.
O uso de um guindaste permitiu resgatar uma outra mulher, com vida, dos escombros.
O ministro do Interior, Chen Wei-jen, disse temer que haveria no prédio mais gente do que o habitual, já que muitas famílias se reuniam para a celebração do Ano Novo lunar chinês.
No edifício, há 26 moradores distribuídos em nove apartamentos. Com a ajuda de soldados, as equipes resgataram 250 residentes - 40 deles foram hospitalizados - e continuavam buscando possíveis sobreviventes sob os escombros.
Cerca de 100 pessoas se abrigaram nos oito centros de emergência em Tainan, e restaurantes e hotéis ofereciam comida grátis e quartos aos residentes.
Equipes
de resgate trabalham em escombros de prédio que desabou após terremoto
nesta sexta-feira (5) em Tainan, em Taiwan (Foto: REUTERS/Stringer)
Prédio na cidade de Tainan ficou inclinado nesta sexta-feira (5) após terremoto em Taiwan (Foto: REUTERS/Stringer )
O trem de alta velocidade que liga o sul ao norte da ilha interrompeu
seus serviços devido ao terremoto, num dia em que muitos taiwaneses que
vivem na parte setentrional do arquipélago vão para o sul para festejar o
Ano Novo Lunar, na segunda-feira (8), com seus familiares.Muitos moradores do centro e do sul de Taiwan disseram que os tremores lembraram o terremoto de magnitude 7,3 de 1999, que causou mais de 2,4 mil mortes. O país está situado em uma região de intensa atividade tectônica, com tremores frequentes.
O terremoto foi registrado por volta das 18h (Brasília) de sexta (5), a 25 km ao sul da cidade de Yujing e a 10 km de profundidade, descreveu o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que estimou a potência do tremor em 6,4.
A China ofereceu ajuda, se o governo local considerar necessária, informou a agência oficial de notícias Xinhua.
Taiwan está perto do ponto de contato de duas placas tectônicas e costuma registrar terremotos com frequência. Em junho de 2013, um tremor de magnitude 6,3 no centro da ilha deixou quatro mortos e provocou deslizamentos de terra. Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu Taiwan em setembro de 1999, deixando cerca de 2.400 mortos.
Yujing, Taiwan
Nenhum comentário:
Postar um comentário