Telefônica Vivo promoverá a acessibilidade de pessoas com necessidades auditivas especiais em seu site
institucional, por meio da tradução e exibição de todo o conteúdo em
Língua Brasileira de Sinais (Libras). A facilidade será possível devido à
utilização do ProDeaf, software que permite que todas as informações
sejam adaptadas para Libras, desenvolvido pela Proativa Soluções em
Tecnologia, uma das startups apoiadas pela Wayra, aceleradora de
empresas da Telefônica.
A
iniciativa é fruto de uma parceria entre Telefônica e Proativa e
permitirá que, ao acessarem uma página do site, os usuários tenham a
opção de clicar em um botão que ativará uma nova janela, onde um avatar
comunicará na língua de sinais as informações. O processo de tradução do
site deve ter início ainda no primeiro semestre de 2013 e, com as
atividades prévias concluídas, qualquer pessoa com necessidade auditiva
especial poderá acessar o site www.telefonica.com.br – pelo computador ou celular – e encontrar conteúdo adaptado para sua compreensão.
Atualmente,
de acordo com a Federação Nacional para a Educação e Interação dos
Surdos – FENEIS –, existem cerca de 10 milhões de surdos no Brasil;
ainda segundo a Federação, cerca de 7% deles são alfabetizados em
português. “Acreditamos que a iniciativa da Telefônica pode desencadear
um movimento para que outras empresas e setores possam realizar ações
semelhantes de acessibilidade e promover as tecnologias assistivas”,
afirma Ediana Balleroni, diretora-executiva de Comunicação Corporativa
da Telefônica Vivo. A executiva explica que alinhar o uso da tecnologia a
ações que possam promover mudanças positivas na vida das pessoas é
parte da estratégia de sustentabilidade da companhia. “A implementação
do software ProDeaf no site representa a concretização disso por meio da
promoção de acessibilidade a pessoas com necessidades especiais auditivas”, frisa ela.
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