O Conversa Afiada reproduz nota
oficial do Governo sobre mais uma “obra” do Gilberto Freire com “i”(*):
Nota à imprensa
Ferrovia Norte-Sul e Porto de Santos
Brasília, 22/04/2013 – A respeito da
matéria “Deficiência estrutural nas ferrovias e portos faz Brasil
desperdiçar bilhões”, exibida no programa Fantástico de 21/04/13, os
Ministérios do Planejamento e Transportes, Secretaria de Portos e Valec
Engenharia, Construções e Ferrovias SA esclarecem:
1. A ferrovia
Norte-Sul, com 2.255 quilômetros de extensão, se encontra em três diferentes
estágios:
a. Trecho Palmas/Açailândia: 719 quilômetros em
operaçãob. Trecho Palmas/Anápolis: 855 quilômetros em finalização de obras (90% de execução) c. Trecho Anápolis/Estrela d’Oeste: 681 em obras (35% de execução) b. De 2008 até junho de 2012 já foram transportados quase 9 milhões de toneladas de grãos, minério de ferro e areia na Ferrovia Norte-Sul. c. Em 2014, a Ferrovia Norte-Sul terá 2.255 quilômetro em operação: de Açailândia (MA) até Estrela D´Oeste (SP). d. Em complemento, serão leiloados no segundo semestre de 2013 a concessão para construção e operação dos segmentos entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA), fazendo a ligação da ferrovia ao norte para o Porto de Vila do Conde (PA); e entre Estrela D´Oeste (SP) – Panorama (SP) – Maracaju (MS) – Paranaguá (PR), complementando a ligação da ferrovia com portos do sul do país. e. O PAC marca a retomada do modal ferroviário no transporte de cargas no Brasil, que manteve sua malha estagnada até meados de 1996. f. O PAC representará uma ampliação da malha ferroviária de 5.050 quilômetros até 2016, muito superior aos 719 quilômetros de expansão da malha nos 20 anos que o antecederam. Além da Norte-Sul, destacam-se grandes obras como: 114 quilômetros em operação da Ferronorte, entre Alto Araguaia (MT) e Itiquira (MT). 146 quilômetros da Ferronorte, em fase final de obras: Itiquira (MT) e Rondonópolis (MT) Ferrovia Transnordestina – 1.728 km Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) – Ilhéus (BA) – Barreiras (BA) – 1.022 km g. Além disso, o Governo Federal lançou em agosto de 2012 o Plano de Investimentos em Logística (PIL), que prevê a ampliação da malha ferroviária nacional em mais de 10 mil km. Os leilões de concessão desses novos segmentos ferroviários estão previstos para o 2º semestre de 2013. h. O planejamento de expansão da malha ferroviária pelo Governo Federal, somando PAC e as concessões permitirão a sua ampliação em mais de 15 mil km, mais de 50% da malha hoje existente, 28.700. Ministério dos Transportes Secretaria de Portos Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA Em tempo: o Governo Federal de Cristina K entraria na Justiça para, com a mesma duração, desmentir, domingo que vem, o que Fantástico fez: http://g1.globo.com/fantastico/quadros/brasil-quem-paga-e-voce/noticia/2013/04/deficiencia-estrutural-nos-portos-e-ferrovias-faz-brasil-desperdicar-bilhoes.html Em tempo: o Governo Federal de Cristina K entraria na Justiça para, com a mesma duração, desmentir, domingo que vem, o que Fantástico fez: http://g1.globo.com/fantastico/quadros/brasil-quem-paga-e-voce/noticia/2013/04/deficiencia-estrutural-nos-portos-e-ferrovias-faz-brasil-desperdicar-bilhoes.html Em tempo4: o Farol de Alexandria cedeu a Ferrovia do Nordeste a Benjamin Steinbruch por um abatimento no Imposto de Renda. Viva o Brasil ! Até hoje, o grande empreendedor Steinbruch nao concluiu a obra e vive a pedir “aditivos”…
2. A reportagem se
concentrou no trecho entre as cidades de Palmas (TO) e Anápolis (GO) cujas
obras estão sendo finalizadas e, de fato, não estão concluídas.
3. Quatro novos contratos,
realizados pelo Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC), farão os
serviços necessários para colocar o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO),
em operação, tais como: taludes, brita para sustentação dos dormentes, desvios
e pátios de manobra. Esses contratos somam R$ 400 milhões: dois já estão com
contratos assinados e dois em fase final de licitação.
4. Os 10% restantes de obras,
entre o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), serão realizados até o final
de 2013 e o segmento entrará em operação em 2014.
5. Em relação ao trecho
Anápolis/Estrela d’Oeste, não é verdadeira a informação de que não há projeto
para pontes e passagens. Todos os projetos executivos das 69 pontes ou
passagens estão finalizados. 60 deles estão aprovados e os nove restantes, em
fase final de análise. A previsão de conclusão de obras nesse trecho é julho de
2014.
6. Não é verdadeira também a
informação sobre a dragagem do Porto de Santos. Ao contrário do que diz a
matéria, recentemente foi concluída a primeira fase da dragagem de
aprofundamento do canal de acesso e bacias de evolução do Porto. Essa dragagem
amplia o acesso de grandes navios e eleva a capacidade de transporte de carga.
Também foi concluída a implosão das pedras de Itapema e Teffé, além da retirada
do navio Ais Georgis, que contribui para melhorar a movimentação de grandes
embarcações.
7. No Porto de Santos, de 2002 a
2012, a movimentação de cargas aumentou em 97% e a quantidade de navios
atracados, em 40%.
8. A reportagem não aborda os
benefícios já gerados pelos trechos em operação da Ferrovia Norte-Sul e omite
parte de sua história:
a. De 1987 a 2002
foram realizados 215 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. A partir de 2003, foram
concluídos 504 quilômetros entre Aguiarnópolis (TO) e Palmas (TO).
Ministério do Planejamento, Orçamento
e Gestão
Em tempo2: sobre o tema “quem
paga é voce”, quem paga, em boa parte é o Governo Federal, que enche a pança da
Globo. A Petrobras, inclusive, patrocina a F-1, evento esportivo em que atletas
brasileiros não vencem. (Às vezes, por contrato …)
Em tempo3: quando a SECOM vai
buscar na Globo o BV das inserções do Governo e das estatais ? Por causa dele,
o BV, o Pizzolatto vai em cana ..
(*) Ali Kamel, o mais poderoso
diretor de jornalismo da história da Globo (o ansioso blogueiro trabalhou com
os outros três), deu-se de antropólogo e sociólogo com o livro “Não somos
racistas”, onde propõe que o Brasil não tem maioria negra. Por isso, aqui, é
conhecido como o Gilberto Freire com “ï”. Conta-se que, um dia, D. Madalena, em
Apipucos, admoestou o Mestre: Gilberto, essa carta está há muito tempo em cima da
tua mesa e você não abre. Não é para mim, Madalena, respondeu o Mestre,
carinhosamente. É para um Gilberto Freire com “i”.
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