sábado, 4 de junho de 2011

EUA matam importante membro da Al Qaeda no Paquistão

Por Michael Georgy e Augustine Anthony

ISLAMABAD (Reuters) - Ilyas Kashmiri, um importante membro da Al Qaeda e considerado um dos militantes mais perigosos do mundo, foi morto por um ataque a míssil realizado por um avião teleguiado norte-americano no Paquistão, informaram neste sábado uma autoridade da inteligência e a imprensa local.

A morte do militante paquistanês foi outro triunfo da inteligência norte-americana depois de forças especiais dos EUA terem matado Osama bin Laden em uma cidade próxima a Islamabad no dia 2 de maio.

'Estamos certos de que ele está morto. Agora estamos tentando recuperar os corpos,' afirmou uma autoridade da inteligência paquistanesa. 'Queremos tirar fotos dos corpos.'

Não é a primeira vez que surgem rumores sobre a morte de Kashmiri. Houve relatos de que ele havia morrido em setembro de 2009 em outro ataque realizado por avião teleguiado norte-americano.

A imprensa paquistanesa afirmou que, desta vez, Kashmiri foi morto, citando o grupo que ele comandava e que é ligado à Al Qaeda, o Harkat-ul Jihad Islami (Huji).

'Confirmamos que nosso Emir (líder) e comandante-chefe, Mohammad Ilyas Kashmiri, além de outros companheiros, foram martirizados por um ataque com avião teleguiado norte-americano no dia 3 de junho de 2011, às 11:15 p.m.,' afirmou Abu Hanzla Kashir, que se identificou como porta-voz do Huji, em comunicado passado por fax a uma emissora de televisão paquistanesa.

A autenticidade do comunicado não pôde ser verificada.

O Huji estava por trás dos ataques suicidas a bomba ao consulado norte-americano em Karachi, em março de 2006, que resultaram em quatro mortos e 48 feridos, informou o Departamento de Estado norte-americano.

O Departamento de Estado classificou Kashmiri como um 'terrorista global especialmente designado,' acrescentando-o à lista dos militantes mais importantes.

Em março do ano passado, a procuradoria-geral norte-americana citou em um comunicado um motorista de táxi de Chicago acusado de enviar dinheiro a Kashmiri. Ele afirmou que o militante paquistanês disse a ele que 'pretendia treinar membros para conduzir ataques nos Estados Unidos.'

A imprensa paquistanesa especulou que Kashmiri foi o mentor de um cerco militante a uma base naval paquistanesa no mês passado, causando grande humilhação aos militares do país.

(Reportagem de Saud Mehsud, Hafiz Wazir, Augustine Anthony e Faisal Aziz)

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro