sexta-feira, 6 de junho de 2014

Comemorações no Templo Dourado acabam em confronto

Comemorações no Templo Dourado acabam em confronto

por Helena Moreira, editada por Helena TecedeiroHoje7 comentários
Comemorações no Templo Dourado acabam em confronto
Fotografia © Reuters
Durante as comemorações dos 30 anos da Operação Estrela Azul no Templo Dourado, na cidade indiana de Amritsar, o local mais sagrado para os sikhs, pelo menos 12 pessoas ficaram feridas em confrontos entre dois grupos rivais do sikhismo.
As fações entraram em conflito devido a um desentendimento sobre quem deveria falar primeiro no evento comemorativo para marcar o 30.º aniversário da operação que expulsou Jarnail Singh Bhindranwale e os seus seguidores armados do Harmandir Sahib (Templo Dourado), onde estavam refugiados para fugir à polícia.
Vários canais de televisão indianos mostraram dezenas de sikhs, pertencentes aos dois grupos rivais, agitando e apontando espadas uns contra os outros.
Segundo fontes do The Independent, pelo menos 12 pessoas ficaram feridas durante o conflito, que durou quase meia hora. A polícia foi chamada ao templo, o local mais sagrado da religião Sikh, mas não foi autorizada a entrar dentro do templo.
Na operação ordenada pela primeira-ministra Indiana Indira Gandhi, decorrida entre 3 e 6 de junho de 1984, mais de cinco mil pessoas perderam a vida, 80 dos quais soldados. Desde então, os conflitos com sikhs acontecem com alguma frequência. Quatro meses após o sucedido, Indira foi assassinada por dois dos seus seguranças, sikhs.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro