Uma explosão em parte de um gasoduto ucraniano que abastece a Europa com gás russo foi registada nesta terça-feira na região de Poltava (nordeste), sem causar vítimas nem afetando o fluxo de gás destinado a países da União Europeia.
A explosão ocorreu no gasoduto internacional Urengoy-Pomary-Uzhgorod de acordo com informações preliminares, divulgadas esta manhã e depois confirmadas por fontes oficiais de Kiev e de Bruxelas.O trânsito de gás natural da Rússia para a União Europeia é feito por um pipeline com mais de 4 500 km desde a Sibéria, atravessando a Ucrânia. Apesar da explosão registada na parte do gasoduto que está instalada em território ucraniano, o fluxo de gás para a Europa não foi interrompido, confirmaram fontes ministeriais uranianas.
Pelas 15:00 (hora de Lisboa), a pressão na estação de compressão em Velke Kapusany (na fronteira da Eslováquia com a Ucrânia) «era normal e os volumes de gás planeados não mostravam diminuição», disse Vahram Chuguryan, porta-voz da EUSTREAM.
Autoridades da União Europeia em Bruxelas foram informadas sobre a explosão e estavam a avaliar a situação. Entretanto, a estatal ucraniana Naftogaz também confirmou que o incidente «não afeta o trânsito de gás natural para a Europa» e informou que o incêndio no local já foi controlado e que ninguém ficou ferido.
«O fluxo de gás foi transferido para um gasoduto paralelo», explicou a Naftogaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário