quinta-feira, 30 de julho de 2015

STF impede depoimento de ex-advogada de delatores da Lava Jato

STF impede depoimento de ex-advogada de delatores da Lava Jato

Por Agência Brasil

Criminalista Beatriz Catta Preta defendeu nove delatores, entre eles Paulo Roberto Costa, Pedro Barusco e Júlio Camargo

Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, concedeu nesta quinta-feira (30) liminar para impedir que a advogada Beatriz Catta Preta, ex-defensora de investigados na Operação Lava Jato, seja obrigada a prestar esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. A convocação da criminalista foi aprovada em 9 de julho.
Com a decisão do ministro, Beatriz poderá ficar em silêncio durante o depoimento, que ainda não foi marcado. Ela também não poderá ser obrigada a assinar termo de compromisso para dizer a verdade e terá direito a ser acompanhada por seu advogado.
Mais cedo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com habeas corpus no STF para preservar a criminalista.  Para a entidade, a convocação é ilegal e quebra o direito de inviolabilidade do sigilo profissional. De acordo com a entidade, a advogada não pode ser obrigada a repassar informações sobre os clientes que ela defendeu e a justificar a origem do recursos que recebeu como honorários.

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro