quarta-feira, 15 de julho de 2015

Saiba mais sobre a Casa da Dinda, onde a PF apreendeu carros de Collor

Saiba mais sobre a Casa da Dinda, onde a PF apreendeu carros de Collor

Polícia Federal apreendeu três carros de luxo, durante Operação Politeia.
Local foi residência de Collor quando ele era presidente, de 1990 a 1992.

Laís Alegretti Do G1, em Brasília
Cerca de 25 anos depois de ficar conhecida como residência oficial do presidente da República, a Casa da Dinda virou alvo de mandado de busca e apreensão da Polícia Federal (PF).
Os policiais federais apreenderam, na terça-feira (14), três veículos de luxo na residência do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB): uma Ferrari, um Porsche e uma Lamborghini. A ação faz parte de uma das fases da Operação Lava Jato, batizada de Politeia.
A casa foi usada por Collor como residência oficial a partir de 1990, quando ele assumiu a Presidência. Collor decidiu morar lá porque o Palácio da Alvorada estava em reforma e ele não teria se adaptado à Granja do Torto, outra residência oficial da Presidência da República.
Em setembro de 1992, a Câmara dos Deputados aprovou a perda do cargo do ex-presidente, marco do processo que levou à renúncia e perda dos direitos políticos de Collor por oito anos. Depois de assinar a renúncia ao cargo de presidente da República, Collor seguiu para a Casa da Dinda.
O Setor de Mansões do Lago Norte, onde está localizada a casa, fica afastado da área central de Brasília e dos tradicionais pontos turísticos da cidade.
Mesmo assim, na tarde desta quarta-feira (15), o G1 encontrou no local a brasiliense aposentada Gizella Seidler, que levou uma amiga de Fortaleza para conhecer a Casa da Dinda, um dia depois das apreensões da Polícia Federal (veja vídeo abaixo).
Batizada em homenagem à mãe de Collor, dona Leda, a Casa da Dinda foi comprada pelo pai do ex-presidente, Arnon Afonso de Farias Mello, em 1964.
A mansão está em um terreno de 5 mil metros quadrados com heliponto, amplos jardins, cachoeiras artificiais e às margens do Lago Paranoá.
Entrada principal da Casa da Dinda, do senador Fernando Collor (Foto: Laís Alegretti/G1)Entrada da Casa da Dinda, do senador Fernando Collor, no Lago Norte, em Brasília (Foto: Laís Alegretti/G1)

Vista da área da Casa da Dinda feita durante sobrevoo de helicóptero (Foto: TV Globo)Vista da área da Casa da Dinda feita durante sobrevoo de helicóptero (Foto: TV Globo)
Carros
A Ferrari apreendida na Casa da Dinda é o modelo 458 Italia, cuja edição 2015 custa R$ 1,95 milhão. Já a Lamborguini apreendida é o modelo Aventador LP 700-4 Roadster, avaliado em R$ 3,9 milhões para o ano 2014.
A defesa de Collor usou as redes sociais para se manifestar sobre a busca e apreensão em suas residências. No Twitter e no Facebook, os advogados do senador do PTB disseram repudiar com "veemência" a ida dos policiais federais a residência dele.
O senador se disse 'humilhado' e afirmou que Lava Jato 'extrapolou' limites, em discurso no plenário do Senado
Ferrari do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) é levada apreendida por agentes da PF da Casa da Dinda, residência do senador e antiga residência oficial da época que ele foi presidente, no Lago Norte, em Brasília (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)Ferrari apreendida na casa de Collor, em Brasília. (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Lamborghini do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) é levado apreendido por agentes da PF da Casa da Dinda, residência do senador e antiga residência oficial da época que ele foi presidente, no Lago Norte, em Brasília (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)Lamborghini foi levada da Casa da Dinda para a superintendência da PF, em Brasília. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)
tópicos:

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro