sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bebê palestino morre queimado em ataque de colonos israelenses

Bebê palestino morre queimado em ataque de colonos israelenses Atentado foi considerado "terrorista" por Israel

AFP - Agence France-Presse
Publicação
Fotografia do bebê Ali Dawabcheh, que morreu no incêndio. Foto: JAAFAR ASHTIYEH /AFP


Fotografia do bebê Ali Dawabcheh, que morreu no incêndio. Foto: JAAFAR ASHTIYEH /AFP


Dumai (Indonésia) (AFP) - Um bebê palestino morreu queimado e seus pais ficaram gravemente feridos quando colonos israelenses atearam fogo à sua casa na Cisjordânia ocupada, um ataque classificado de terrorista por Israel.

Esta classificação bastante incomum nestes casos e as condenações unânimes dos líderes israelenses, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, não convenceram os palestinos, que responsabilizam o governo pela morte do bebê devido às "décadas de impunidade (...) ante o terrorismo dos colonos".

O presidente palestino, Mahmud Abbas, anunciou que o Estado hebreu deverá responder por este novo "crime de guerra" perante o Tribunal Penal Internacional (TPI). "Preparamos imediatamente o dossiê que será submetido ao TPI", disse.

Centenas de palestinos começaram a protestar em Ramallah, na Cisjordânia, e em Gaza na saída das mesquitas. Milhares de pessoas marcharam pela aldeia de Duma durante o funeral do bebê Ali Dawabcheh, de um ano e meio. Uma bandeira palestina envolvia seu corpo.

Segundo responsáveis de segurança israelenses e palestinos, na madrugada desta sexta-feira colonos lançaram coquetéis molotov contra duas casas de Duma, perto de Nablus, no norte da Cisjordânia, através das janelas, que estavam abertas devido às altas temperaturas.

Antes de fugir, picharam uma estrela de David nos muros e escreveram "o preço a pagar" e "vingança", dois dias após a demolição pelas forças israelenses de duas casas em obras em um assentamento próximo a Ramallah.

O bebê foi queimado vivo. Sua mãe Eham, de 26 anos, seu pai Saad e seu irmão Ahmed, de quatro anos, ficaram feridos e foram transportados a um hospital israelense. Uma menina também sofreu lesões, segundo várias fontes, e foi internada.

A mãe, com queimaduras de terceiro grau em 90% de seu corpo, o pai, em 80% do corpo, e Ahmed, em 60%, correm risco de vida, segundo os médicos israelenses.

Deter e julgar os assassinos

Em uma situação excepcional, o presidente israelense, Reuven Rivlin, visitará durante a tarde os feridos, informou seu gabinete.

Há anos, ativistas de extrema direita israelenses ou colonos cometem agressões ou atos de vandalismo em Israel e nos territórios palestinos em nome do preço a pagar. Seus alvos são os palestinos, os árabes israelenses, os locais de culto muçulmanos e cristãos e inclusive os soldados israelenses. A maioria de suas atrocidades ficaram impunes.

"É um ato terrorista em todos os sentidos", denunciou Netanyahu. Seu ministro da Defesa utilizou o termo "terroristas judeus" para se referir aos autores.

Netanyahu ordenou "às forças de segurança o uso de todos os meios a sua disposição para deter os assassinos e levá-los à justiça", segundo um comunicado oficial.

Mas Saeb Erakat, número dois da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), estimou que "não é possível dissociar este ataque bárbaro" de um "governo que representa uma coalizão para a colonização e o apartheid".

A polícia em alerta

Yaariv Oppenheimer, dirigente da Paz Agora, uma ONG israelense contrária à colonização dos territórios palestinos, diz que este tipo de "agressões por parte dos colonos se converteram em uma verdadeira epidemia". Na rádio israelense, denunciou "a indulgência do governo com a violência antipalestina e os discursos de ódio".

As ONGs de defesa dos direitos humanos corroboram estes dados. Em maio, a organização israelense Yesh Din estimou que 85,3% das denúncias dos palestinos por ataques de colonos estavam arquivadas.

Prevendo manifestações, a polícia israelense se mobilizou em massa na cidade antiga de Jerusalém, sobretudo nos arredores da Esplanada das Mesquitas, cujo acesso está proibido aos homens com menos de 50 anos.

O Hamas prometeu "uma punição à altura deste crime", que "converte os soldados do ocupante e os colonos em alvos legítimos em qualquer lugar".

O enviado especial da ONU no Oriente Médio, Nickolay Mladenov, afirmou estar indignado com este ataque, que a Jordânia condenou como "um crime abjeto que poderia ter sido evitado se o governo israelense não tivesse (...) dado as costas à paz". A União Europeia pediu, por sua vez, "tolerância zero com a violência dos colonos".

Nenhum comentário:


Fornecido Por Cotação do Euro